Instagram
Voltar

NOTÍCAS / COLUNAS / ENTREVISTAS

José Carlos Beu, Carlinhos Fonte: Arquivo Pessoal
  • A joia rara de Carlinhos: Number #1, Fonte: Arquivo Pessoal
  • Fonte: Arquivo Pessoal
  • Fonte: Arquivo Pessoal
  • Esquimar Fase III Fonte: Arquivo Pessoal
  • Esquimar Fase IV Fonte: Arquivo Pessoal

MAIS COLUNAS

Anterior Próxima

José Carlos Beu, o Carlinhos

05/11/2013 -

José Carlos Beu, conhecido como Carlinhos, é um dos nomes mais importantes do segmento náutico brasileiro, principalmente quando se fala em esportes náuticos. Amante de atividades náuticas desde muito jovem, Carlinhos seguiu sua vocação e trabalhou em alguns estaleiros, na produção de embarcações até montar seu próprio estaleiro, em 1969. O grande esportista, esquiador de slalom veterano e incentivador de atividades náuticas teve um bate papo conosco. Confira:

Estrela Náutica: Como foi seu primeiro contato com a náutica?

José Carlos Beu “Carlinhos”: Quando criança via os barcos entrarem e saírem do estaleiro "Max", que ficava em frente à minha casa e isso me chamou a atenção e me despertou interesse.

Estrela Náutica: Como surgiu a ideia de produzir uma embarcação voltada para a prática de esportes náuticos, um nicho tão específico?

“Carlinhos”: No final da década de 60 havia uma enorme procura por estaleiros para produzir barcos sob encomenda, e após ter trabalhado em outros estaleiros e ter adquirido uma boa experiência, em 1968 comecei a produzir embarcações.

Estrela Náutica: Qual foi o primeiro modelo que produziu?

“Carlinhos”: Inicialmente produzi barcos de corrida, como Catamarãs e Três Pontos, depois Ski Boats de madeira com motores V-8 de centro.

Estrela Náutica: Como foi a evolução da Esquimar?

“Carlinhos”: De 1969 até 1976 fabricava somente barcos em madeira, de 18 a 20 pés. Na época foram produzidos aproximadamente 150 unidades.

A partir de 1976 passei a fabricar em fiberglass modelos de 18 e 20 pés e em série, depois adaptada para Fase I. Desse modelo, foram produzidas aproximadamente 650 unidades.

Em 1993 lancei o modelo Fase II e produzi aproximadamente 160 unidades.

No ano de 2003 criei o barco com motor atrás, o chamado V-Drive, modelo Fase III com 21 pés. Foram produzidas aproximadamente 115 unidades do modelo.

O último modelo lançado e atualmente produzido é o Fase IV, também com 21 pés, porém com motorização central. Deste último modelo, foram produzidas até agora aproximadamente 75 unidades.

Estrela Náutica: Além da excelente qualidade de suas embarcações, a que atribui o sucesso da Esquimar?

“Carlinhos”: Sempre prezamos pela qualidade, garantia e assistência técnica. Também investimos em treinamento de mecânicos para atendimento aos clientes em outras cidades e estados.


Estrela Náutica: Quais atletas já utilizaram ou ainda utilizam suas embarcações?

"Carlinhos”: Sou pioneiro, portanto a maioria dos esquiadores e wakeboarders tiveram ou têm modelos da Esquimar. Entre tantos, posso citar os atletas de esqui, Paulo Weigand, Rafael Negrão, Marcos Figueiredo, Nicolas Fuldauer, e no wakeboard, atletas como Marcelo Giardi, o“Marreco”, Mário Manzoli, o “Marito”, Rafael Kawogawa e Deco Rondi.


Estrela Náutica:
Ainda fabrica os primeiros modelos, em madeira?

“Carlinhos”: Atualmente os modelos antigos ou de madeira estão fora de linha e não são produzidos, porém fornecemos peças, ferragens, motores, hélice para todos os modelos a pronta entrega.

Estrela Náutica:
A dedicação na fabricação das embarcações lhe afastou das atividades náuticas?

“Carlinhos”: De forma alguma! Aos finais de semana e feriados vou à Represa do Guarapiranga, em São Paulo esquiar com os amigos. Utilizo até hoje minha “filha” número 1, a Esquimar Number #1, a primeira fabricada, um artigo raro.

Estrela Náutica: Quem quiser praticar esportes náuticos terá que dispor de quanto para comprar uma Esquimar?

“Carlinhos”: Uma lancha Esquimar usada é um ótimo investimento para esportes náuticos e lazer, e hoje, a partir de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) encontra-se muito boas no mercado.

Estrela Náutica: Qual a recomendação para os iniciantes?

“Carlinhos”: Recomendo bastante treino, convidar os amigos para curtirem junto a prática do esporte náutico, seja ele esqui, slalom, wakeboard, wakesurf, wakeskate, barefoot ou um simples passeio de barco.
Os esportes náuticos são ótimos para saúde e boa forma física, além de ser divertido e permitir o contato direto com a natureza.

Novidade Esquimar:

O estaleiro Esquimar será dealer da Nautique do Brasil. "A assistência técnica das embarcações Nautique comercializdas no Brasil será prestada pela Esquimar", afirma Carlinhos. "Além disso, estamos indo para Orlando na Flórida, fazer um curso de capacitação na fábrica da Nautique. Estamos muito felizes com a novidade e ansiosos pela chegada das embarcações em nosso país", completa. 


Maiores informações sobre a Esquimar:
Site: http://esquimar.com.br/
Telefone: (11) 5611-4990 - Fax: (11) 5612-4128
E-mail: carlinhos@esquimar.com.br / vendas@esquimar.com.br


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.