Instagram
Voltar

NOTÍCAS / COLUNAS / ENTREVISTAS

MAIS COLUNAS

Anterior Próxima

Vá atrás e nunca desista de seus sonhos

04/10/2012 -

Por Christiane Alves

O surfista Jano Belo, 30 anos, se classificou no final de agosto para a terceira fase do San Miguel Pro Zarautz 2012, evento do ASP World Championship Tour (Circuito Mundial de Surfe), organizado pela Association of Surfing Professional (Associação de Surfe Profissional), que acontece na Espanha. O Portal Estrela Náutica entrou em contato com o surfista, que foi parar no surfe inspirado por um primo cearense, único de sua família que surfava. Jano Belo contou um pouco de sua história e mandou seu recado para quem deseja, como ele, ser um campeão na prancha. 

“Galera, como toda criança, eu sonhava muito na infância, mas não imaginava que ia rodar o mundo em cima de uma prancha. Nascido em João Pessoa, Paraíba, filho de pai cearense e mãe carioca, comecei a pegar onda bem pequeno, mas em uma bodyboard da minha mãe. Aos dez anos, comecei a surfar incentivado por meu primo cearense Elói, único membro da família que surfava mesmo. No início, era só diversão. Porém, com 11 anos, participei do meu primeiro campeonato na Praia do Bessa, em João Pessoa. Ganhei em uma categoria e fiquei em 3º lugar em outra. A partir daí fiquei fissurado em surfe. Comecei a competir nos torneios amadores e os primeiros títulos no Nordeste me levaram a disputar profissionalmente. Isso aconteceu quando eu tinha 18 anos. Sete anos depois, mudei para o Rio de Janeiro em busca do meu sonho de ser campeão. E ele vem sendo construído. Em 2009, fui vice-campeão brasileiro e, no ano passado, me consagrei campeão carioca e acabei o World Championship Tour (Campeonato Mundial) em 83º lugar. Este ano quero me classificar bem para o WCT, que é chamado de divisão mundial de elite do surfe. Nele competem apenas os 45 melhores do mundo. No fim da temporada, os 27 primeiros colocados têm sua permanência garantida para a disputa do ano seguinte.

O surfe é um esporte saudável e com vários níveis de dificuldade e perigos, mas o mais importante é que ele é bom para o corpo e a mente. Ele nos disciplina, nos faz ter respeito pelo mar e pelas outras pessoas e ainda nos dá a oportunidade de conhecer outros lugares, culturas, comidas, países, línguas, etc. Tenho algumas dicas para quem gosta de surfar e, apesar de ser novato, também sonha com uma carreira no esporte: procure uma escolinha — há muitas hoje em dia — ou vá para um lugar com praia de ondas pequenas. Comece a surfar com uma prancha grande, de preferência um funboard ou longboard. Sempre peça orientação aos mais experientes, observe-os surfando, perceba onde as ondas quebram e assista a muitos filmes de surfe. E, o mais importante: se esse é o seu sonho, vá atrás e nunca, nunca mesmo, desista dele; mas também nunca, nunca mesmo, menospreze ou subestime a força do mar. Até a próxima onda.”

 


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.