Instagram
Voltar

NOTÍCAS / COLUNAS / ENTREVISTAS

Leco Salazar Fonte: Arquivo pessoal

MAIS COLUNAS

Anterior Próxima

Leco Salazar é o número 1 do mundo

23/01/2013 -

Por Christiane Alves

O santista Alex Salazar, 24, mais conhecido como Leco, é da segunda geração de uma das famílias mais tradicionais do surf brasileiro, se destaca como grande talento do stand up paddle e sagrou-se campeão mundial de SUP em 2012. Promessa da prancha a remo, Leco sonha alto para este ano. Já em fevereiro, o surfista estará na disputa do Circuito Mundial que acontecerá no Hawaii.

Agora, com o Brasil no topo do mundo no stand up paddle, seu nome escrito na história e o belo presente dado as areias de Santos, Leco tem como meta manter-se em primeiro no ranking mundial.

Confira a conversa que teve conosco.

Estrela Náutica: Quando e como iniciou no SUP?

Leco Salazar: Iniciei uns 4 anos atrás por influência do meu pai. Ninguém surfava de SUP nessa época. Éramos os únicos que utilizava este tipo de prancha no estado de São Paulo. Meu pai ganhou de um amigo que mora em Ubatuba. Me identifiquei muito com a prancha. Passei a treinar e praticar essa nova modalidade com freqüência. A modalidade para quem não sabe foi inventada pelos antigos polinésios.

Estrela Náutica: Conte um pouco da sua jornada no esporte.

Leco: Minha jornada tem sido grande nos últimos tempos. Tenho conhecido muitos lugares diferentes graças ao stand up e ao 3º ano consecutivo do Circuito Mundial. Disputei etapas em lugares como França, Tahiti, Hawaii, Califórnia, Austrália e Caribe. Terminei o ano de 2011 como vice campeão mundial, e agora, no ano de 2012, me consagrei Campeão Mundial. Sou também o primeiro Campeão Brasileiro da modalidade. Embarco dia 2 de fevereiro para a primeira etapa do Circuito Mundial, no Havaí.

Estrela Náutica: Qual foi a sensação de ser campeão do mundo no ano passado?

Leco:  Foi uma sensação ótima, pois venho batalhando e me dedicando bastante ao esporte, sendo um dos pioneiros da modalidade. O título veio bem de presente de final de ano. Minha família ficou bastante orgulhosa com o fato de ter representando mais uma vez muito bem a família Salazar e também o nome da cidade de Santos.

Estrela Náutica: Quais as expectativas para 2013?

Leco: As expectativas para 2013 são grandes. Pretendo defender o titulo mundial participando de todas as etapas do Circuito, além de tentar ser campeão brasileiro e fazer algumas viagens para produzir fotos e filmes para os patrocinadores.

Estrela Náutica: O SUP tem tido bastante destaque, a que você atribui isso?

Leco: Acredito que não só eu contribuí, mas também meu pai, Rico de Sousa (empresário e surfista, vice-campeão mundial de longboard no circuito da Association of Surfing Professionals em1989), Vitor Marçal (primeiro brasileiro a surfar com remos), Fabio Chati (fabricante de pranchas de SUP) e Alessandro Matero (treinador e atleta de SUP e canoagem havaiana). Estes foram um dos primeiros no Brasil a ter contato com o SUP. Nós podemos comemorar e muito. Na minha opinião, as pranchas brasileiras podem ser consideradas as melhores do mundo. Um exemplo é o meu shaper, Neco Carbone, que vem evoluindo minhas pranchas a cada ano que passa.

Estrela Náutica: O SUP é uma modalidade que tem chamado atenção de muitos famosos, isso ajuda ou atrapalha os profissionais?

Leco: Acho que ajuda, pois influencia em todas as áreas. Serão mais praticantes, consequentemente, mais alunos, mais pranchas vendidas pelos fabricantes, acessórios, remos, etc. Todos ganham com isso. Fico feliz com o crescimento tão rápido do esporte.

Estrela Náutica: Que praia tem a melhor onda para o SUP?

Leco: Varias praias pelo mundo inteiro são boas para o SUP com destaque para a Sunset no Havaí e Tahiti. Aqui no Brasil, temos as prais de Santos em São Paulo, Praia da Baleia ao lado de Cambury no litoral norte de São Paulo, além do Guarujá.

Estrela Náutica: Qual dicas você daria aos iniciantes?

Leco: Aconselho a procura por uma escola para que aprenda com profissionais. Terá mais segurança e facilidade no aprendizado. Pequenos detalhes irão fazer a diferença, é um esporte fácil. No primeiro dia, é possível ficar em pé na prancha. Em Santos (SP), temos uma escola de surf chamada Surf Picuruta Salazar. Temos todo o material necessário, basta força de vontade.


Mais informações
www.picuruta.com.br / http://lecosalazar.com/

 


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.