Instagram
Voltar

NOTÍCAS / COLUNAS / ENTREVISTAS

MAIS COLUNAS

Anterior Próxima

Marinheiros de primeira viagem, atenção!

30/08/2012 -

Por Rita Moraes

Aos 66 anos, o economista carioca Geraldo Ormerod é o que se pode chamar de expert em navegação. É um mestre em conhecimento e experiência. Diretor de ensino da Brazilian Crew Treinamentos e Capacitação Naval e instrutor do EPM – Ensino Profissional da Marinha, esse capitão amador já navegou por toda a costa brasileira, Caribe e Flórida com o, como ele mesmo diz, valente veleiro Vadyo. O barco, que zarpou de Santa Catarina, sucumbiu depois de três anos no mar — e às vésperas de chegar ao Cabo Canaveral — ao colidir com um contêiner que boiava a esmo. Essa experiência rica de aventura e quase morte, vivida pelo capitão e sua esposa Valéria, serve de pano de fundo para muitas das palestras motivacionais que o casal dá em empresas e instituições de ensino. Sua mais recente platéia foi a tripulação do Splendour of The Seas, da Royal Caribbean. Com seu entusiasmo, esse grande marujo dividiu com o Estrela Náutica um pouco de sua sapiência de bordo:

Estrela Náutica  Quais as instruções indispensáveis a um “marinheiro de primeira viagem”?
Geraldo Ormerod – Inicialmente, ele deve conhecer a fundo sua embarcação: seu comportamento no mar, lotação, salvatagem necessária, sistema de bomba de porão e, sobretudo, começar por pequenos passeios. Aos poucos, com a prática, se aventurar em locais mais longos, mas sempre dentro do limite de sua habilitação e da capacidade da embarcação, respeitando as características do mar onde pretende navegar.

Estrela Náutica  Que tipo de embarcação é mais apropriada para um iniciante? Como escolher a embarcação?
Ormerod – Depende do que a pessoa pretende fazer no mar, se deseja uma embarcação a motor ou a vela, onde deseja navegar e até onde pretende ir. Primeiro é preciso saber como pretende utilizar a embarcação e em que local para depois decidir o tipo de barco, motor ou vela.


Estrela Náutica 
 E quais devem ser os primeiros passos, ou devemos dizer as primeiras milhas marítimas?
Ormerod – Como disse, conhecer a embarcação e iniciar com pequenos passeios próximos da marina. Depois, estudar as particularidades do mar, conhecer bem a carta náutica da região, saber usar corretamente o GPS. Um bom conselho é contratar uma pessoa experiente para sair em um final de semana e buscar adquirir os primeiros conhecimentos com essa pessoa.

Estrela Náutica 
 Quando se pensa em um navegador imagina-se uma pessoa aventureira, que foge ao convencional e à rotina, mas sabemos que para ser um bom navegador é preciso ser disciplinado, por exemplo. Quais qualidades para um bom marujo?
Ormerod  Disciplina e organização; ser estudioso e conhecedor de tudo que envolve o mar e, sobretudo, saber respeitar o mar. O mar não perdoa  a preguiça nem a falta de atenção.

Estrela Náutica 
 Pensando sempre nos iniciantes, quais os maiores perigos e cuidados que se deve ter no mar?
Ormerod  O maior perigo é o excesso de confiança, achar que já sabe tudo.  Quando dou aulas de meteorologia, costumo dizer que o maior perigo não está na tempestade e, sim, nos dias de calma, nos quais o navegador desavisado fica desatento, ai é que podem acontecer os maiores problemas. O caminho é saber dominar o eventual pânico e ter confiança em si próprio, o que acontece desde que se esteja preparado para isto. Em meu acidente com o Vadyo tive muito medo, mas não deixei o pânico dominar meus pensamentos e fiz tudo como devia fazer. Por isso, sobrevivi para contar a história.

Estrela Náutica
  O senhor, que navegou toda a Costa Brasileira, poderia indicar os melhores locais para se navegar no Brasil?
Ormerod  O Brasil tem locais excelentes: a Baía da Guanabara (RJ) e a Baía de Todos os Santos (BA) são locais abrigados, e são ótimos. Angra dos Reis/lha Grande é muito agradável. Se desejar mar aberto, Noronha é um paraíso, Abrolhos... Chega a ser injusto eu citar tão poucos locais. O Brasil é maravilhoso. 

Mais informações: www.pointnautico.com.br


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.