Instagram
Voltar

NOTÍCAS / COLUNAS / WAKESURF

Surfando de regular no lado esquerdo da lancha Fonte: Arquivo pessoal
  • Keep surfing! Fonte: Arquivo pessoal

MAIS COLUNAS

Anterior Próxima

Surfando de Verdade

02/05/2013 -

Em meu último post, passei as dicas de como levantar na prancha. Neste, vou falar sobre como acelerar e desacelerar a prancha para se manter na onda e soltar a corda.

Dicas para quem anda na posição regular (pé esquerdo à frente)

Como eu disse no post anterior, quando já estiver de pé na marola do lado esquerdo da lancha, é importante manter o bico da prancha sempre voltado para a marola. Para isso, vire o quadril e o ombro esquerdo para a direção do barco.

Nesta posição, mantenha os joelhos flexionados. Para acelerar a prancha, coloque mais peso no pé da frente, inclinando levemente o corpo sobre a perna esquerda. Você notará que a prancha acelerará imediatamente em direção ao barco.

Importante: Fique com a prancha na marola! Lembre-se de manter o quadril e o ombro apontados para a lancha. Sempre insisto nisso, por que, no começo, a tendência é fazer exatamente o contrário e ai, perder a onda.

Para desacelerar, basta colocar mais peso na perna de trás. Fazendo isso, o bico da prancha tende a levantar um pouco e a velocidade diminui rapidamente.

Este balanço de peso no pé da frente para acelerar e peso na perna de trás para desacelerar é o grande segredo para manter-se surfando.

No início, tente fazer este movimento segurando a corda para que você vá se acostumando. Na medida em que for percebendo que já não precisa da corda para manter a prancha na onda, é hora de começar a soltar e seguir no surfe.

É normal acelerar muito em direção ao barco e assustar-se, pisando no pé de trás para desacelerar. Por isso, lembre-se de fazer movimentos bem leves para um lado e para o outro.

Costumo dizer: “quando sentir que a prancha está acelerando, já é hora de desacelerar e vice versa”.

Quando já estiver sem a corda, tente apontar o braço esquerdo para a direção do barco, pois isso também vai te deixar na posição certa de surfe.

Dicas para quem é goofy (pé direito à frente)

Se você está surfando de goofy na marola do lado direito do barco, o princípio que falei acima é basicamente o mesmo. Agora, se você está de goofy na marola do lado esquerdo, fica um pouco mais difícil.

Para manter-se na onda, o jogo do quadril será muito importante. Neste caso, o quadril direito do rider deve apontar para o centro da popa do barco o tempo todo.
Se você apontar o quadril para fora surfando de goofy, perderá a onda na hora.

Uma dica boa é manter o pé, ou melhor, o calcanhar da frente mais próximo da borda de dentro da prancha. Isso ajudará bastante.

Para acelerar e desacelerar, o princípio é o mesmo: peso na frente acelera e peso atrás desacelera.

Eu ando nas duas bases o tempo todo para treinar manobras e digo que o goofy é mais difícil mesmo. Se você é base goofy, tenha paciência.

Outra dica que vale para qualquer base é a famosa pisada "mata barata". É aquela posição em que fazemos a prancha acelerar dando pisões mais fortes intermitentes no pé da frente. Quando você ficar muito atrás na onda, essa técnica ajudará a recuperar velocidade e retornar ao ponto certo.

Na foto que coloquei nesta semana, dá para ver bem a posição certinha de surfar. Quando acertar esta posição, comece a treinar a aceleração e desaceleração conforme essas dicas e você vai começar a fazer wakesurf de verdade. Daí para frente, serão as manobras...

Keep Surfing!
Anne Prochaska


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.