Instagram
Voltar

NOTÍCAS / COLUNAS / ENTREVISTAS

  • Masterboat Wake Star 21.5 usada nas aulas de Bruno

MAIS COLUNAS

Anterior Próxima

Todo mundo na onda

25/09/2012 -

Por Flávio Neto

O wakeboard vem conquistando o seu espaço entre os esportes de prancha. E a maioria das pessoas busca as escolas especializadas pois há a vantagem de ter o barco ou o jet ski à disposição para treinamento. Algumas oferecem todo o equipamento necessário, amenizando ainda mais os custos para o aluno. É o que vem constata o esportista Bruno Klein em sua escola, a Atlantimar Wakesport. L
ocalizada na Represa do Guarapiranga, na zona sul de São Paulo, a escola tem aulas com duração mínima de uma hora. O tempo ideal para que o aluno possa praticar com segurança e desenvolver bem o esporte, segundo Klein, é de 3 a 5 horas/aula, o que anima os interessados. Presente na 3ª Etapa do Paulista de Wakeboard 2012, que ocorreu em Itupeva - SP, no parke Wet'n Wild, domingo 23 de setembro, Bruno deu a seguinte entrevista ao Estrela Náutica:



Estrela Náutica - O que é wakeboard e como é praticado?
Bruno Klein - Wake.é um esporte relativamente novo, tem cerca  20 anos. É um misto de skate, surf e snowboard, e um dos esportes náuticos que mais cresce em número de praticantes. Há duas maneiras de praticar o esporte: a primeira é ser puxado por uma embarcação apropriada que produz marolas para a prática de manobras. Um ponto positivo da prática de wakeboard com a embarcação, é que a pessoa não precisa ter embarcação própria, pois há cerca de dez anos apareceram escolas que disponibilizam tudo. Outra forma é no cable (cabo), que é mais prático e possibilita a realização de muitas manobras nos kickers (rampas para salto), a-frames, flat bares e sliders.

Estrela Náutica - Há quanto tempo pratica?
Klein - Pratico desde os 13, estou no esporte há 17 anos. Por vir de uma família que é praticante e atuante no ramo náutico há muitos anos, me interessei e me envolvi com o esporte desde muito novo, tendo a influência de meu avô e posteriormente de meu tio. 

Estrela Náutica - Todo mundo pode praticar? Onde?
Klein - O wakeboard não possui limitação quanto à idade. O ideal é praticar em represas, rios, lagos, ou seja, onde não há interferência de ondas nem agitado fluxo de embarcações. Isso não significa que não pode ser praticado no mar, pois há canais com esses atributos, o que facilita e proporciona condições favoráveis à prática do esporte.

Estrela Náutica - Quais equipamentos são utilizados?
Klein - Prancha de wake, colete salva-vidas, cabo apropriado com regulagem de tamanho. É importante ter consciência de utilizar bem os equipamentos e estar atento às regras mínimas de segurança que são: usar sempre o colete salva-vidas; estar acompanhado de um instrutor qualificado; e ter uma pessoa habilitada para comandar a embarcação; ela deve ser obrigatoriamente habilitada e qualificada, ou seja, ter experiência na prática de puxar a prancha, para que saiba manter uma distância segura das demais embarcações e da margem. 

Estrela Náutica - Qual a sensação de praticar wakeboard?
Klein - É um esporte que combina com o verão, proporcionando uma sensação de liberdade e bem-estar, pois você desliza sobre a água, realiza saltos e vários tipos de manobras. Você trabalha o corpo todo. É um esporte que pode ser muito radical, o que libera muita adrenalina. Quem gosta de fugir da rotina de esportes indoor se encontra no wakeboard, pois a modalidade é perfeita para o contato com a natureza.

Estrela Náutica - Você vive do esporte?
Klein – Sim, porém hoje, além de atuar como instrutor, sou representante das marcas Master Boat e Malibu, que tem embarcações próprias para a prática dos esportes náuticos. Em eventos como o deste domingo, tenho a oportunidade de promover o esporte e me atualizar, para proporcionar aos meus alunos novas técnicas, dicas e o que há de melhor no ramo. 

Estrela Náutica - Qual sua rotina de treinos?
Klein - Treino de 2 a 3 vezes por semana, porém é um treino diferente, pois me divirto, ou seja, não é algo que faço por obrigação. Faço para curtir o esporte, ter as sensações que só ele pode proporcionar. Não procuro chamar de treino por esse motivo. Faço com prazer e acabo me aprimorando cada vez mais, desta forma o treino acaba sendo uma consequência da minha diversão. 

Estrela Náutica - É preciso um preparo físico específico para o esporte?
Klein - Em geral, não. Óbvio que para a execução de manobras como salto, giros, entre outras, aquele que tem um condicionamento físico melhor executa os movimentos com mais facilidade. O equilíbrio é um fator que facilita muito para a prática de wakeboard. O peso não é um fator impeditivo para a prática do esporte. Eu recomendo sempre aos meus alunos que usem os equipamentos de acordo com o peso e a altura deles, pois isso influencia no tamanho da prancha. O colete salva-vidas não pode passar batido, pois é um item de segurança essencial e deve também ser utilizado de acordo com cada biótipo. 

Estrela Náutica - Já houve alguma situação de risco nos cursos?
Klein - Não, pois como sou instrutor e estou diariamente em contato com o esporte, me adequei às normas de segurança ao conduzir a embarcação, pois para quem está sendo puxado os riscos são menores, desde que faça sempre uso dos itens de segurança. O esporte pode ser praticado por pessoas de todas as idades, já vi crianças de quatro anos dando bons exemplos de como o esporte é seguro quando seguimos as orientações recomendadas. Quanto aos mais velhos, se estiverem acostumados a uma rotina de treinos, não vejo problemas em se aventurar. Ninguém deve entrar na água e sair fazendo manobras, mas com o acompanhamento certo a diversão é garantida. Corpo e mente irão agradecer. 

Estrela Náutica - Quais sãos os riscos que o esporte apresenta?
Klein - Existe risco de lesão na execução de manobras; na queda, o impacto pode ser bastante forte. As formas de minimizar esses riscos são, de novo, usar colete salva-vidas, manter distância segura de outras embarcações e das margens do local, ter kit de salvatagem na embarcação (kit com coletes salva-vidas). Para os iniciantes ou praticantes eventuais, os riscos são mínimos, tendo em vista que não executam giros, saltos etc. Wakeboard é fácil e prazeroso.

 

Mais informações: www.atlantimar.com.br/
Email  wakebruno@hotmail.com
Tels.: 11 7739-4327 e 11 5669-4110

 

 


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.