Instagram
Voltar

NOTÍCAS / ESPORTES NÁUTICOS

Onda de Carlos Burle pode ter entre 32 e 35 metros Fonte: Waves

MAIS ESPORTES NÁUTICOS

Anterior Próxima

Lusitanos medem a onda

06/11/2013 -

Professor e especialista em teoria do surf em uma faculdade lusitana, o português Miguel Moreira apresentou uma medição científica da onda surfada por Carlos Burle em Nazaré, Portugal, na última segunda-feira.

Por intermédio de um programa especializado, Miguel estimou que a onda do brasileiro tem entre 32 e 35 metros de face.

Para calcular a altura da onda, o professor e sua equipe basearam-se nas filmagens registradas no local, utilizando a medida da prancha como escala para avaliar real dimensão da onda.

Em depoimento concedido ao site da revista Surf Portugal, Miguel disse que a face da onda é limitada superiormente pela crista e inferiormente pela base. A distância entre as duas corresponde à altura da onda. "Utilizamos a média da distância entre a crista e a base, medida em diferentes momentos no percurso do surfista, desde o drop até a finalização", explica o professor.

Ainda de acordo com o português, a grande dificuldade nesse tipo de análise é encontrar o ponto que define a base da onda. "Para tanto, é necessário recolher alguns pontos de referência no local. Na onda surfada por Garrett McNamara em 2011, identifiquei com uma linha vermelha a base da onda em diferentes fases do percurso. Para garantir a qualidade do resultado, foram efetuadas essas operações com um total de dez medições, calculando depois a média que teve o valor de 30,3 metros", conclui Miguel.

No Guinness World of Records, a onda de Garrett foi registrada com a altura de 24 metros (78 pés), 6,3 metros a menos do que a medida apresentada pelo professor.

Miguel Moreira é coordenador da pós-graduação em surf na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) e autor do livro "Surf: da Ciência à Prática" (Edições FMH, 2009).

Fonte: Redação Waves


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.