Instagram
Voltar

NOTÍCAS / ESPORTES NÁUTICOS

Largada Fonte: Ricardo Pedebos/Divulgação VDS
  • Caco e Clínio Fonte: Ricardo Pedebos/Divulgação VDS
  • Kako e Valéria Fonte: Ricardo Pedebos/Divulgação VDS

MAIS ESPORTES NÁUTICOS

Anterior Próxima

Dupla gaúcha surpreende no início do Sul-americano de Nacra 17

08/11/2013 -

Um começo de muita disputa e surpresa no Campeonato Sul-americano da classe Nacra 17 no Veleiros do Sul. A competição dos velozes catamarãs olímpicos teve três regatas realizadas na tarde desta quinta-feira na raia do Cristal no Guaíba, em Porto Alegre. O Brasil está na frente na classificação geral com a dupla Clínio de Freitas e Cláudia Swan, do Rio de Janeiro. Em segundo estão os gaúchos Marcos Pinto Ribeiro e Valéria Fabiano, do Veleiros do Sul e em terceiro os argentinos Esteban Blando e Eugenia Bosco.

A dupla gaúcha vice-colocada ao retornar para a terra recebeu os cumprimentos dos demais velejadores no Clube pela estreia deles na classe Nacra, que iniciou sua atividade neste ano no Brasil. Embora quase todos participantes sejam novatos nela, Marcos e Valéria receberam o barco na terça-feira e só conseguiram terminar a montagem na véspera do campeonato.

A primeira velejada foi já dentro da competição, no entanto, na primeira regata surpreenderam a todos, pois chegaram em segundo lugar, venceram a seguinte e finalizaram o dia com um quarto lugar e vice-colocados na geral.

“A gente deu sorte de ter um vento fraco, porque até então só tínhamos treinado no barco da classe Tornado. A teoria a gente sabia, aí fomos para água ajustando os trapézios, que estavam ainda tortos e então demos essa sorte. Kako largou bem e isso foi fundamental. Mas foi muito inesperado, nem a gente acreditou”, comentou a proeira Valéria. Ela também reconheceu o apoio dos membros da classe.  "A gente teve ajuda de todo mundo, foi um mutirão geral e se não fosse esse pessoal, nada teria dado certo e  nem teríamos corrido. Especialmente o Clínio e a Cacau, se não fossem eles não teríamos conseguido montar o barco, a gente dedica a nossa atuação de hoje a eles”, destacou Valéria.

O timoneiro Marcos Pinto Ribeiro foi campeão mundial em 2007, entre tantos outros títulos na classe Soling, na qual ainda compete. Agora dividirá sua habilidade a bordo de um multicasco olímpico. "Nunca tínhamos subido no Nacra, a gente não teve tempo de velejar ontem. O barco chegou terça-feira e tivemos que montar rápido, nós fomos até a meia-noite e no outro dia continuamos os ajustes, hoje seguimos na montagem e ficou pronto uma hora antes largada, nem almoçamos", contou Caco.

A dupla com maior experiência é formada por Clínio Freitas e Cláudia Swan. Eles são os atuais campeões brasileiros e únicos representantes do país no Mundial na Holanda, em julho. Eles mostraram confiança na raia e avaliaram este início do campeonato.  

“Os primeiros dias de treino em Porto Alegre foram um tormento, com vento muito forte, mas hoje o vento caiu um pouquinho, a gente tem um peso de tripulação bem baixa e isso favoreceu, conseguimos aproveitar bem o dia. Fizemos um 1º, 2º e 3º, foi excelente”, falou Clínio, medalha de bronze na Olimpíada de Seul 1988 na classe Tornado.

Ele também assinalou a atuação da dupla gaúcha. "Na primeira regata já fiquei surpreso com eles, na segunda e terceira repetiram o desempenho, estavam sempre ali junto, o tempo todo, impressionante. Isso não foi sorte. Três regatas seguidas? Eles se esforçaram bastante para ir à regata e valeu a pena, né?", disse Clínio.

A outra tripulação gaúcha composta por Samuel Albrecht e Caroline Boening não teve um bom começo no campeonato."Hoje tivemos uma condição de vento que não tínhamos velejado muito, faltou um pouco de referência, não tivemos boa velocidade, mas não há outra forma, temos que seguir trabalhando e tem mais regata por vir, afirma Samuca."

Este é o primeiro campeonato Sul-Americano da classe Nacra 17 e todas as tripulações têm como objetivo chegar aos Jogos Olímpicos do Rio 2016. A competição está ocorrendo hoje, nesta sexta-feira desde as 14 horas no Veleiros do Sul.

Classificação geral provisória

 

1º Clinio de Freitas e Claudia Swan (BRA/RJ) 6

2º Marcos Pinto Ribeiro e Valéria Fabiano (BRA/RS 7

3º Esteban Blando e Eugenia Bosco (ARG) 9

4º Pablo Defazio e Mariana Foglia (URU) 10

5º Bruno de Bernardi e Juliana Mota (BRA/SC) 15

6º João Bulhões e Tatiana Ribeiro (BRA/RJ) 17

7º Samuel Albrecht e Caroline Boening (BRA/RS) 20

8º Adriana Kostiw e Jucyan Okretic (BRA/SP) 24

9º Patricia Gatti e Rodrigo Fernandes (BRA/DF) 27

Fonte: Assessoria de Comunicação do Veleiros do Sul

Edição: Estrela Náutica 


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.