Instagram
Voltar

NOTÍCAS / ESPORTES NÁUTICOS

MAIS ESPORTES NÁUTICOS

Anterior Próxima

Pantanal Extremo

02/12/2013 -

Um multi evento esportivo, onde modalidades esportivas diferentes, se uniram, confraternizaram e se somaram, para tornar possível um arrojado projeto de perspectivas imensuráveis não só no âmbito esportivo, como também os segmentos; turístico, econômico e social da região.

Durante os três dias de competições do  P.E., democraticamente cada modalidade e seus integrantes tiveram os seus momentos de glória e ajudaram a regar uma semente plantada com muito carinho no coração do universo mato-sul-grocensse. Acreditamos que a família do SUP race, cada vez mais unida e profissional cumpriu o seu papel.

Na madrugada do domingo, dia 24/11, um time de elite formado por tops da SUP race nacional embarcaram no Monitor Parnaíba, embarcação do 6° Distrito Naval, disponibilizada pela Marinha do Brasil para transportar os atletas, organização, equipe técnica, imprensa e convidados 30 quilômetros acima do rio Paraguai, na Baía do Tuiuiú, local estrategicamente estudado para a largada da prova inédita e mais desafiadora do calendário de competições de 2013.

Durante a subida do Rio, com direito ao deslumbrante nascer do sol corumbaense e homenagem a bandeira realizada pela nossa querida marinha, sucederam-se momentos de contemplação, ansiedade, informação e muita expectativa a cada jacaré que era avistado nas margens do rio Paraguai.

Enquanto a embarcação atracava e os atletas com ajuda dos marinheiros, colocavam em terra seus equipamentos, a chegada quase que simultânea de uma verdadeira frota de embarcações e tripulação capacitada para apoio e segurança da prova, qualquer apreensão dos atletas ao ambiente selvagem foi sendo deixada de lado.

Daí em diante, concentração máxima! Cada um focado em sua estratégia e concentrado na prova que rapidamente após o desembarque de todos os atletas, com um "buzinaço" naval foi dada a largada da competição, debaixo de um calor de quase 40 graus e 30 km de rio a serem percorridos.

Foi um longo percurso onde aos poucos se formaram pelotões. Com a liderança do atleta Luiz Carlos Guida (SP) cada vez mais conhecido como "O animal" e seguido dos também paulistas Paulo dos Reis e Mario Cavaco.

Não muito distante até boa parte da prova, os lideres foram seguidos por outra tropa de peso, formada por Alexander Araujo, Américo Pinheiro, Guilherme Batista, Gabriel Vilarinho, Rogério Mendes, Marcelo Lins, Barbara Brazil, Monica Pasco, Lena Guimarães Ribeiro, Neno Matos, Claudio Chain e Bruno Pitanga entre outros.

A prova foi longa e somente os atletas que participaram podem descrever com precisão os momentos vivenciados durante a exaustiva maratona.

Após, muita expectativa e deliberações sobre o tempo que a prova duraria, surge no horizonte das águas pantaneiras no nosso campo de visão da linha de chegada, o "Animal", que com uma performance impecável cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, após 2 horas e 17 minutos e cinquenta e três segundos de prova, conquistando assim o inédito título brasileiro de SUP race maratona.

Paulo dos Reis, de Ilhabela, finalizou em segundo e Mario Cavaco, de Santos em terceiro. Américo Pinheiro, do Rio de Janeiro, foi o quarto e Guilherme dos Reis – filho de Paulo, de apenas 15 anos – o quinto da categoria elite.

No feminino a também líder do ranking brasileiro, Babi Brazil foi a grande vencedora, seguida de Monica Pasco, de São Vicente, que regressa com tudo nas competições nacionais de SUP. Lena Guimarães, de Arraial do Cabo, em terceiro e em quarto inaugurando sua participação em provas do circuito, Laís Helena Lunardon (MS).

Conforme previsto, foi uma prova para extrema. E mais extrema e admirável ainda foi a determinação de todos os demais atletas que participaram e cada um, extrapolando os seus limites, completaram a prova se tornando verdadeiros campeões do esporte, da superação e da conquista pessoal.

O SUP brasileiro, além dos muitos novos amigos, ganhou um padrinho de peso. O prefeito da cidade de Corumbá, Paulo Duarte, que literalmente remou junto conosco em todos os momentos de nossa estada, durante a cerimônia de premiação confirmou a segunda edição do Pantanal Extremo para novembro de 2014.

Nosso muito obrigado ao querido Paulinho, estendido a sua grande equipe de Rodrigos, Walls, Sandros, Zequetos e muitos outros que ajudaram a construir e escrever essa história...

O Pantanal Extremo - Jogos de Aventura, realizado pela L.E.C e Prefeitura de Corumbá, teve o patrocínio da CAIXA, SESI, Andorinha, Equipe Engenharia Ltda. e contou com o apoio do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros Militar do MS e TV Morena.

Chancela e coordenação da Confederação Brasileira de Stand Up Paddle.

Redação: Estrela Náutica
Fonte: CBSUP


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.