Instagram
Voltar

NOTÍCAS / ESPORTES NÁUTICOS

David do Carmo é recebido com festa e churrasco Fonte: Robson Cristiano
  • Atleta conquista o título de forma emocionante Fonte: Basílio Ruy - Fecasurf
  • David comemora com sua mãe Fonte: Robson Cristiano

MAIS ESPORTES NÁUTICOS

Anterior Próxima

David Do Carmo é recebido com festa após conquistar o título brasileiro profissional em Laguna (SC)

03/01/2014 -

A cidade de Praia Grande (SP) está em êxtase com David do Carmo. Com uma campanha emocionante, ele conquistou o título brasileiro profissional há duas semanas, em Laguna (SC).

O carismático atleta foi recebido com festa ao voltar para casa, com direito a carreata e churrasco. "Não há dinheiro que pague essa sensação. Ver seus amigos que cresceram e viveram próximos gritando 'é campeão' pelas ruas da cidade foi algo muito gratificante e maravilhoso. Foi incrível", diz o paulista.

David estava na perna havaiana do Circuito Mundial e voltou ao Brasil sabendo que tinha uma missão muito importante. Apenas quatro surfistas estavam na briga pelo título brasileiro e o atleta era quem tinha a menor chance matemática.

"Acredito que eu estava com menos pressão entre eles. Na real eu estava sem pressão, pois não participei de várias etapas por estar competindo no WQS, mas graças a Deus eu estava no País quando tivemos as mais importantes", fala o atleta.

Tudo se encaixou perfeitamente para que o paulista de Praia Grande arrebentasse nas baterias e comemorasse o seu primeiro título nacional. O pernambucano Halley Batista vinha na liderança do ranking e perdeu logo no primeiro dia.

Halley passou a torcer para que o baiano Franklin Serpa e o paranaense Jihad Khodr não chegassem às semifinais, nem que David do Carmo vencesse a etapa.

Jihad caiu nas oitavas, enquanto Serpa - que garantiria o título ficando em quinto - perdeu nas quartas. A partir dali, apenas David do Carmo poderia estragar a festa de Halley Batista.

O paulista quase perdeu nas quartas e virou na última onda, mas cresceu de produção na semifinal e passou a triturar seus adversários. Na decisão, ele travou uma batalha incrível com o cearense Michael Rodrigues, que chegou a liderar com um placar acirrado (14.24 a 14.14 pontos).

Nos minutos finais, Messias Félix, também do Ceará, chegou a encostar na liderança, mas David - que precisava de 6.38 - arrancou 7.23 dos juízes e conseguiu o título de forma emocionante. Quem também marcou presença na final foi o ex-Top do WCT Neco Padaratz, quarto colocado na eletrizante final.

"Comecei muito nervoso na final, querendo elevar meu nível, mas acabei caindo nas duas primeiras ondas. Porém, já estava tudo escrito que eu iria vencer e que aquele dia seria meu.

"Deus mandou mais duas direitas e consegui soltar as manobras fortes de backside. Os juízes me deram boas notas, acabei vencendo o evento e me tornando campeão brasileiro da temporada", lembra o atleta.

Ele saiu da água carregado pelos amigos Flávio Nakagima, Alex Ribeiro e Bob Lucas, que carregou sua prancha campeã doada pelo Top da elite mundial Adriano de Souza uma semana antes, no Hawaii. "Eles gritavam 'é campeão, é campeão'. Fui carregado até o palanque naquela vibe... Foi animal, sensação de mérito, missão cumprida e de que tudo é possível", celebra David.

O ano foi muito desgastante, mas repleto de ótimos momentos para David, que também lutou por pontos no WQS e teve ótimos resultados em algumas provas, como o quinto lugar no Prime em Ballito, África do Sul, o vice-campeonato em Ilo, Peru, e a terceira posição em Mar del Plata, Argentina.

Segundo o atleta, o suporte do patrocinador (OZ Surfing) foi fundamental para que ele conquistasse o título brasileiro e fizesse boas apresentações no WQS. "Agradeço à empresa pela confiança no meu trabalho e por todo o suporte recebido durante este longo ano no Mundial e no Brasileiro", comenta David.

Para finalizar, o atleta não economiza agradecimentos a todas as pessoas que o apoiaram. "Meu preparador físico Nelson Junior, que me deixou em forma nesta caminhada; Riptide Surfboards, responsável pelas pranchas que utilizei em vários eventos; Adriano de Souza (Mineirinho), que me deu a prancha campeã brasileira (risos). Obrigado, Mineiro, você me ajudou muito este ano, com doações incríveis. Praia Grande te ama, leke!", exalta David.

"Também quero deixar agradecimentos a Cassio Navarro, que me ajuda desde o começo da minha carreira, e ao meu grande amigo e técnico da Praia Grande, Willian Diegues; à galera da internet que me deu todo o suporte durante o ano inteiro e esteve comigo até a última onda, também deixo um muito obrigado; minha mãe, que sem ela isso tudo não estaria acontecendo. Eu te amo, mãe! E a todas as pessoas verdadeiras que estiveram junto comigo e me trataram bem por onde passei. Muito obrigado mesmo, este título é de todos vocês", declara o atleta.

Em 2014, David do Carmo pretende continuar trabalhando forte para entrar no WCT. "O Mundial me espera, então tenho que consolidar a minha base para sair viajando pelo mundo", finaliza o campeão nacional.

Redação: Estrela Náutica
Fonte: Waves
Texto: Ader Oliveira


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.