Instagram
Voltar

NOTÍCAS / ESPORTES NÁUTICOS

Fonte: Fred Hoffmann

MAIS ESPORTES NÁUTICOS

Anterior Próxima

Robert Scheidt assume terceiro lugar na etapa de Miami da Copa do Mundo

30/01/2014 -
A etapa de Miami da Copa do Mundo de Vela começou testando os nervos dos velejadores. Nos dois primeiros dias, a brisa fraca na raia de Biscayne Bay atrasou por mais de três horas o início das regatas. Com ventos que não ultrapassaram os 5 nós (inferior a 10 km/h), a classe Laser disputou três regatas extremante técnicas, duas na segunda-feira (27) e apenas uma nesta terça (28). Após um começo difícil, com um 11º e um 4º lugar, Robert Scheidt fez prevalecer a experiência de seus 11 títulos mundiais na classe e venceu a terceira prova, pulando da 12ª para a terceira posição na classificação geral, com 5 pontos perdidos. O líder é o australiano Tom Burton, com 2.

"Essas condições de vento testam muito os velejadores. Durante os períodos de retardamento das largadas, foquei em manter-me ativo, fazendo um pouco de natação e corrida", contou Robert Scheidt. "Tive uma certa dificuldade com o vento fraco na segunda-feira. Não consegui manter a regularidade, mas durante a prova de terça, foi importante confiar na minha decisão de escolher o lado direito da raia, onde a pressão do vento era maior. Foi ótimo ter vencido uma regata com o vento tão fraco."

Classe mais numerosa na competição, com 98 velejadores brigando pelo pódio em Miami, a Laser foi dividida em duas flotilhas na fase classificatória. Enquanto Scheidt venceu a terceira regata na flotilha azul, o croata Tonci Stipanovic levou a melhor no duelo com o cipriota Pavlos Kontides, vice-campeão mundial, e ficou com a vitória na flotilha amarela. Os dois estão entre os principais adversários do brasileiro. 

As próximas regatas, com início previsto às 11 horas (14 horas no Brasil), também devem contar com ventos muito fracos de acordo com a previsão para os próximos dias, além da chuva desta quarta-feira em Miami. "A tendência é de que o clima só mude a partir de quinta (30), já na fase final. Gosto de velejar em todas as condições, mas espero um pouco mais de vento para o final da semana", destacou Scheidt. No sábado (1º/2), os dez melhores velejadores seguem para a disputa da 'medal race', com pontuação dobrada.

Classificação após três regatas e um descarte

1.Tom Burton (AUS) - 2 pontos perdidos (1+1+[26])
2. Tonci Stipanovic (CRO) - 3 pp (2+[5]+1)
3. Robert Scheidt (BRA) - 5 pp ([11]+4+1) 
4. Pavlos Kontides (CYP) - 5 pp ([26]+1+4)
5. Stefano Peschiera (PER) - 5 pp (3+[46]+2)
6. Gustavo Lima (POR) - 6 pp (4+2+[18])
7. Erik Bowers (USA) - 6 pp (4+2+[34])
8. Nick Thompson (GBR) - 8 pp (2+[6]+6)
9. Giovanni Coccoluto (ITA) - 8 pp (5+[10]+3)
10. James Pulsford (USA) - 11 pp (8+3+[24])

Campanha de Robert Scheidt desde a volta à Laser

Ouro no Campeonato Italiano de Classes Olímpicas - Scarlino (ITA), setembro/12
Ouro no Campeonato Brasileiro de Laser - Porto Alegre (BRA), janeiro/13
Ouro na Semana Brasileira de Vela - Rio de Janeiro (BRA), fevereiro/13
Ouro na Laser Europa Cup - Garda (ITA), março/13
Prata na Semana Olímpica Francesa - Hyères (FRA), abril/13
Prata na Semana de Vela de Kiel - Kiel (ALE), junho/13
Ouro na Rolex Ilhabela Sailing Week, na Star, com Bruno Prada - Ilhabela (BRA), julho/13
Prata no Campeonato Europeu de Laser - Dublin (IRL), setembro/13
Ouro no Mundial de Laser - Mussanah (OMN), novembro/13 
Ouro na Star Sailors League Finals - Nassau (BAH), dezembro/13
Ouro na Copa Brasil - Niterói (BRA), janeiro/14

Maior atleta olímpico brasileiro


Laser

Onze títulos mundiais - 1991 (juvenil), 1995, 1996, 1997, 2000, 2001, 2002*, 2004 e 2005 e 2013
*Em 2002, foram realizados, separadamente, o Mundial de Vela da Isaf e o Mundial de Laser, ambos vencidos por Robert Scheidt
Três medalhas olímpicas - ouro em Atlanta/1996 e Atenas/2004, prata em Sydney/2000

Star
Três títulos mundiais - 2007, 2011 e 2012*
*Além deles, só os italianos Agostino Straulino e Nicolo Rode venceram três mundiais velejando juntos, na história da classe
Duas medalhas olímpicas - prata em Pequim/2008 e bronze em Londres/2012

Mais informações em www.robertscheidt.com.br

Twitter: @robert_scheidt
Facebook: Robert Scheidt

Redação: Estrela Náutica
Fonte: Local da Comunicação

Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.