Instagram
Voltar

NOTÍCAS / ESPORTES NÁUTICOS

Fonte: Ricardo Pedebos/VDS/Divulgação
  • Fonte: Ricardo Pedebos/VDS/Divulgação

MAIS ESPORTES NÁUTICOS

Anterior Próxima

Regata 80 anos comemorou momento histórico da vela gaúcha

07/04/2014 -

A Regata 80 anos da Vela Gaúcha aliou competição e comemoração histórica neste domingo de sol e calor em Porto Alegre. O evento marcou a disputa da primeira regata oficial realizada em 8 de abril de 1934 no rio Guaíba. Na época ela teve o apoio da Óptica Foernges que depois de oito décadas foi novamente a patrocinadora.

A largada do Velejaço comemorativo ocorreu às 15h20min, mais de uma hora de atraso, na baía do Cristal com a participação de 31 barcos da classe Oceano e Cruzeiro. O vento fraco de oeste fez os barcos navegarem lentos pelo canal do Cristal com as velas balões coloridas e meio armadas. A Comissão de Regatas se preparava para encurtar a regata quando surgiu um vento sul de cerca de 8 nós de intensidade que deu outro ânimo aos competidores. Com isso os barcos seguiram na competição até o farol da Piava, onde foi montada a linha de chegada.

O veleiro da classe J/24 Bravíssimo, de Renato Plass, foi o fita azul ao cruzar a linha às 17h22min50s. Contente pela vitória, o comandante Plass comentou sobre a competição. “A regata precisou de técnica e também de um pouco de sorte. Valeu muito estar no lugar certo no momento da entrada do vento. O começo foi difícil, mas de maneira geral velejamos muito bem, sempre entre os cinco primeiros”, disse o fita azul.

No final houve a premiação para os vencedores em cada classe. Os comandantes receberam uma réplica da taça da regata de 1934 que hoje pertence ao acervo do Veleiros do Sul. O comodoro Cícero Hartmann destacou que o evento era “um momento festivo para todas as agremiações da vela no estado, de grande significado e boas recordações para os velejadores gaúchos”. E também destacou o patrocínio da Óptica Foernges que esteve no momento inaugural da vela e hoje ainda mantém sua solidez empresarial e vínculo com o Clube.

Os 80 anos da Vela gaúcha

Realizada em 8 de abril de 1934 no Guaíba, a primeira competição de Vela oficial do Rio Grande do Sul que se tem registro no Estado foi denominada "Campeonato Veleiros Gaúchos". Ela ocorreu próximo à Praia de Belas. O vencedor foi o barco Bavária, de Leopoldo Geyer. O troféu recebido por Geyer, patrono da vela gaúcha, foi confeccionado pelos 'Irmãos Foernges' e hoje está na Sala do Conselho Deliberativo do Veleiros do Sul. A partir desta regata, a vela gaúcha ganharia impulso com a fundação no mesmo ano do Rio Grande Yacht Club (em Rio Grande, junho de 1934) e do Veleiros do Sul (em Porto Alegre). Oitenta anos depois, a mesma família Foernges, que ofereceu o troféu na regata pioneira, será patrocinadora da Regata dos 80 anos da Vela Gaúcha com a Óptica Foernges.

Os vencedores da Regata 80 anos


Classes

Cruzeiro 20’ - Águia Real, Rolf Peter Nehm (CDJ)

Cruzeiro 23’ – Chinook, Daniel Weindorfer (VDS)

Cruzeiro 26’ – Glasgow, Artur Carpes (VDS)

Cruzeiro 30' - Escapada, Fábio Santarosa (CDJ)

Cruzeiro 35’ - Pazzo Per Te, de Josiene Paim  (CDJ)

Cruzeiro 40’ – Macanudo, Person Thiesen (VDS)

Delta 36 –Tramonto, Otto Luis Minelli (VDS)

Força Livre – Madrugada, Niels Rump (VDS)

J/24 – Bravíssimo, Renato Plass (VDS)

Multicasco – Charlie Bravo, Paulo Henning (VDS) 

Fonte: Assessoria de Comunicação Veleiros do Sul


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.