Instagram
Voltar

NOTÍCAS / ESPORTES NÁUTICOS

Duelo de Star na edição passada Fonte: Marcos Mendez/YCI

MAIS ESPORTES NÁUTICOS

Anterior Próxima

Sul-americano de Star eleva nível técnico da 41ª Ilhabela Sailing Week

13/05/2014 -
 Considerada a mais nobre entre os monotipos, a Star dará ‘um toque de classe’ na 41ª Ilhabela Sailing Week entre os dias 19 e 26 de julho, logo depois da Copa do Mundo. A classe que mais rendeu medalhas à vela brasileira em Jogos Olímpicos (seis) terá o Campeonato Sul-americano incluído entre as regatas disputadas na Capital da Vela, com sede no Yacht Club de Ilhabela. 

Em 2013, a classe Star foi convidada pela primeira vez em homenagem aos 40 anos da principal competição de oceano da América Latina. Os tricampeões mundiais Robert Scheidt e Bruno Prada venceram, seguidos por Marcelo Fuchs e Ronald Seifert, com Lars Grael e Samuel Gonçalves em terceiro lugar. Reinaldo Conrad, primeiro velejador brasileiro a conquistar medalha olímpica, nos Jogos de México, em 1968, também foi para a raia, reforçando o brilho das regatas de Star. 

"A presença da classe Star é super importante para a Ilhabela Sailing Week, ainda mais com a disputa do Sul-americano, campeonato avalizado pela ISAF (Federação Internacional de Vela). Reforça a tradição internacional do evento", afirma o diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela, Carlos Eduardo Souza e Silva, lembrando que a ORC também finalizará em Ilhabela o Sul-americano da classe, aberto em janeiro em Punta del (URU). Ambos os campeonatos devem atrair tripulações argentinas, chilenas e uruguaias. 

Entre os brasileiros, são esperados os medalhistas de Ilhabela em 2013. Uma das atrações é a dupla Lars e Samuel, primeiros brasileiros a vencer a tradicional Bacardi Cup de Star, neste ano em Miami. "A Star é muito técnica e exige muita concentração a bordo, por isso os campeonatos da classe costumam reunir ótimos velejadores na raia, o que eleva ainda mais o nível da disputa", analisa Lars, que terá a oportunidade de buscar o tetracampeonato sul-americano, após os títulos em 2005, 2008 e 2011. 

"A Star no Brasil é muito forte por si só, mas a realização de um evento continental mostra que está consolidada a parceria entre a Ilhabela Sailing Week e a classe. Eu adoro velejar de Star e gosto muito de Ilhabela. Será ótimo participar mais uma vez da competição", considera Lars , campeão em 1995 com o veleiro oceânico H3+. Antes de Ilhabela, a dupla correrá o Hemisfério Ocidental da classe nos Estados Unidos e o Mundial no Lago de Garda, na Itália. 

A experiência de Lars inclui duas medalhas olímpicas e serve como um espelho ao proeiro Samuel Gonçalves, que começa a trilhar o mesmo rumo vitorioso. O jovem velejador é ex-aluno do Projeto Grael, organização criada por Lars e seus irmãos com o objetivo de oferecer educação às crianças, adotando a vela como um instrumento de aprendizado e socialização. O currículo internacional de Samuel estende-se às regatas oceânicas, como o título da Cape Town-Rio, em 2010. 

Inscrições começam nesta quinta-feira (15)
 - Estão convidadas as seguintes classes: ORC, IRC, S40, Star, HPE25, C30, BRA-RGS A, B, C Cruiser e Veleiros Clássicos. As inscrições são feitas pelo site oficial: www.ilhabelasw.com.br. A 41ª Ilhabela Sailing Week tem a organização do Yacht Club de Ilhabela e os patrocínios de Mitsubishi e Banco do Brasil, além de outros apoiadores.

Site e fan page estão no ar
-
 A 41a. edição da Ilhabela Sailing Week já tem site e fan page no ar. Para conferir as novidades acesse:
site oficial : ilhabelasw.com.br 
Fanpage no Facebook: faceboook.com/ilhabelasw

Fonte: ZDL Comunicação 

Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.