Instagram
Voltar

NOTÍCAS / ESPORTES NÁUTICOS

MAIS ESPORTES NÁUTICOS

Anterior Próxima

Extreme Sailing Serie desembarca na cidade maravilhosa

25/08/2012 -

A escolha da cidade foi feita pela empresa OC Thirdpole, organizadora do evento, que já incluiu a capital carioca no calendário de provas pelos próximos três anos. Segundo os representantes da OC Thirdpole no Brasil, Gustavo Krüger e Márcio Moreira, um dos diferenciais dessa competição de barcos a vela é a proximidade com o público. “Essa é a única modalidade em que os espectadores podem acompanhar as provas do começo ao fim, pois elas acontecem próximas à costa. Nas demais provas, os barcos passam a maior parte do tempo em alto-mar e só podem ser vistos na saída e na chegada”, explica Moreira. A novidade traz vantagens para o público e também para os patrocinadores das equipes, que mantêm suas marcas a vista durante todo o percurso.

A expansão rápida da modalidade pelo mundo é resultado da alta velocidade dos catamarãs denominados Extreme 40, que foram projetados pelos campeões olímpicos Yves Loday e MitchBooth. O barco a vela de dois cascos em fibra de carbono com 40 pés de comprimento é capaz de atingir velocidades frequentemente reservadas aos barcos motorizados. Mesmo em condições médias de vento e graças ao seu multicasco totalmente direcionado à alta performance, chega a 70 km/hora. “O resultado são manobras espetaculares que garantem maior competitividade, ação e, consequentemente, maior emoção para quem assiste”, afirma John McKeena, diretor comercial da OCThirdpole.

A modalidade internacional dura em média quatro dias e cada embarcação conta com quatro velejadores, que disputam em alta velocidade até oito regatas de no máximo 20 minutos por dia. Capazes de “voar” com brisas de apenas oito nós, os catamarãs requerem grande coordenação, apurada técnica e boa potência muscular de suas tripulações para batalhar em raias curtas. Também exige muito profissionalismo das equipes de terra, que se assemelham no apuro da logística às equipes de Fórmula I.

Criada em 2007, a Extreme Sailing Series contou em seu primeiro ano com três temporadas de grande porte na Europa, passando pela Itália, Espanha, França, Reino Unido e Alemanha. Em 2010, os organizadores do evento decidiram levar a prova para o Leste e inauguraram a temporada no promissor mercado asiático. Em 2011, foi a vez dos Estados Unidos conhecerem a Extreme Sailing Series, que teve uma etapa em Boston durante as comemorações do principal feriado norte-americano, 04 de julho, Dia da Independência. Agora, todas as expectativas estão voltadas para o Rio de Janeiro que certamente deliciará com sua beleza natural tanto participantes quanto espectadores. 


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.