Instagram
Voltar

NOTÍCAS / ESPORTES NÁUTICOS

MAIS ESPORTES NÁUTICOS

Anterior Próxima

Cuidados e pré-requisitos para iniciantes no kitesurf

02/11/2012 -

Instigante e lindo de se ver, o kitesurf demanda técnica e experiência para a sua prática. É um esporte que oferece riscos altos para aqueles que não seguem as normas de segurança. Portanto, você que está pensando em se iniciar no esporte procure um instrutor qualificado, se inscreva no curso e faça-o com seriedade.

Um dos requisitos primordiais é saber nadar bem, seja no mar, na represa ou na lagoa. Tenha um bom condicionamento físico e tranquilidade mental. Esteja focado, seja paciente e respeite os seus limites. Pular etapas do aprendizado pode trazer consequências, como lesões, frustração e até mesmo desistência do esporte.

Não se preocupe com a aquisição de equipamentos nesta etapa. O instrutor deve fornecer tudo o que for necessário para o seu aprendizado e segurança. Deve ter a sua disposição diferentes tamanhos e modelos de kites e pranchas para que estes sejam adequados as suas características físicas e nível técnico.

Independentemente de seu nível, o estudo e a previsão das condições climáticas é fundamental. Para facilitar a decolagem, ventos entre 10 e 15 nós serão bem apropriados. A escolha do kite deve ser feita de acordo com a intensidade de vento, peso e força do aluno.

Em média, os cursos têm duração de 10 horas de aula, distribuídas ao longo de vários dias. Alguns possuem maior facilidade em aprender que outros e sairão velejando tranquilamente ao término do curso, outros precisarão de aulas complementares. Contudo, o importante é possuir noção total de segurança e saber o que fazer em situações de emergência.

Tendo concluído o curso, é normal a curiosidade em experimentar kites de diferentes tipos. Procure por cursos complementares. Por exemplo, o kite utilizado nas aulas é de linhas curtas e baixa razão de aspecto (AR), ou seja, mais estreitos. Kites de maior AR (mais alongados) requerem técnica de vôo aprimorada, principalmente, em redecolagem. Logo, você precisará se adaptar às novas e particulares características.

Recomenda-se para o iniciante que seu primeiro kite seja de no máximo 12 metros quadrados.



Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.