Instagram
Voltar

NOTÍCAS / ESPORTES NÁUTICOS

Fonte: Marco Teixeira
  • Fonte: Marco Teixeira
  • Fonte: Marco Teixeira
  • Fonte: Marco Teixeira
  • Fonte: Marco Teixeira
  • Fonte: Marco Teixeira
  • Fonte: Marco Teixeira
  • Fonte: Marco Teixeira

MAIS ESPORTES NÁUTICOS

Anterior Próxima

Final de semana de belas disputas em Búzios na 7º edição de Veleiros Clássicos

26/11/2012 -

Nos dias 24 e 25 de novembro, Búzios recebeu os velejadores da 7º edição da Regata de Veleiros Clássicos, a mais charmosa do Brasil. A disputa foi contemplada com ventos de cerca de 10 a 15 nós (18 a 20 Km/h), os velejadores tiveram que lidar com as diferenças climáticas entre o sábado de muito sol e mar azul e o domingo de tempo fechado.

O circuito das regatas clássicas, que em 2012 contou com três etapas, cumpriu seu papel de incentivar a cultura náutica nacional. Em 2013, as regras serão ajustadas para que os barcos de todas as categorias disputem entre si.

Na disputa de sábado, 24, um dos personagens que faz parte da regata e chamou atenção foi Jony Francisco, morador de Búzios, filho de pescadores e atual gerente operacional do Iate Clube da cidade, que retornou às regatas e comemorou o bom desempenho de sua batera (barco feito de forma artesanal) “Habilidosa” que finalizou a prova de sábado, na terceira colocação.

“Somos bicampeões da regata entre as bateras. Estou muito feliz em voltar a velejar depois de um ano parado por conta de problemas de saúde. Ter as bateras no evento representa mostrar aos pescadores e à população da cidade que velejar não é esporte de rico”, afirma Jony.

No domingo, 25, a chuva deixou a missão dos velejadores um pouco mais difícil. Mas os clássicos enfrentaram muito bem as condições adversas e mostraram que além de charmosos são bravos. A largada ocorreu por volta das 13h no Iate Clube com ventos de cerca de 10 nós.

Entre os favoritos, o Lady Lou de Torben Grael, que no sábado não conseguiu completar a prova, fez bonito e levou o troféu na sua categoria, classe C.
“Aqui nessa regata, temos um clima diferente, com um astral leve. Gosto muito de vir com minha família. Mas quando estamos no barco, competindo, não tem brincadeira. Esse sentimento de competição é um traço muito forte de nossa família”, afirma descontraído Torben.

A definição “clássico” refere-se a veleiros com mais de 30 anos. E entre as relíquias, o belo Cairu III, considerado um dos mais famosos do Brasil, neste domingo, venceu na classe D tendo a bordo o experiente velejador Wilson Teixeira de 84 anos.

“Velejo há 63 anos e a primeira vez que subi a bordo do Cairu III foi em 1962, quando fizemos a regata Buenos Aires Rio”, diz Wilson, fazendo questão de frisar que ainda veleja na categoria “Laser”, um barco pequeno e que exige bastante agilidade do comandante.

A 7ª Regata de Veleiros Clássicos – etapa Búzios conta com o Patrocínio da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro; Co-Patrocínio Servier; Patrocínio Institucional da Prefeitura Municipal de Búzios; Apoio da Revista Velejar e Meio Ambiente e Pousada Corsário; Produção e Organização Media Mundi e ICAB (Iate Clube Armação de Búzios); Chancela FEVERJ (Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro) e ABVO/ABVClass.

7º edição de Veleiros Clássicos
Veleiros
 
Classe A B C D E F
1º             Aragem Menino do Rio II Lady Lou Cairu III Cangaceiro   Macanudo   
2º             Thalassa Sakumé Viva Cangrejo Curimam Squalus     
Bateras
Graciosa
Habilidosa
Assanhada
Charmosa
Jeitosa
Fogosa
Dourada
Sacuritá
Atrevida
10º Pérola Negra


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.