Instagram
Voltar

NOTÍCAS / ESPORTES NÁUTICOS

Chroma - Destaque da Copa Suzuki Jimny Fonte: Aline Bassi/Balaio
  • TNT Loyal - vencedor da etapa no tempo corrigido Fonte: Aline Bassi/Balaio
  • Montecristo - vencedor da categoria RGS-A Fonte: Aline Bassi/Balaio
  • Relaxa Next Caixa - destaque no HPE Fonte: Aline Bassi/Balaio
  • Patrick Gonçalves e Beto de Jesus Fonte: Aline Bassi/Balaio
  • SER Glass - mantém-se na luta pelo título da CSJ Fonte: Aline Bassi/Balaio
  • Fram - melhor aproveitamento na classe RGS - A Fonte: Aline Bassi/Balaio

MAIS ESPORTES NÁUTICOS

Anterior Próxima

Equipes provam técnica e habilidade na Copa Suzuki Jimny

27/11/2012 -

A Copa Suzuki Jimny de Vela Oceânica iniciou sua última etapa em Ilhabela em 24 de novembro com uma prova de percurso longo e, no domingo (25), curto entre bóias. As equipes foram fortemente testadas logo no primeiro dia com a Volta a Ilhabela – Sir Peter Blake 2012. Algumas levaram mais de 12 horas para percorrer as 50 milhas náuticas (92 quilômetros). Já para o dia seguinte, precisaram estar prontas e com toda a disposição para navegar no estilo barla-sota que exige muita habilidade para realizar as manobras nas bóias.

Cuca Sodré, chefe da Comissão de Regatas da Copa, exaltou: "Os barcos têm performance e a cada vez estão mais equipados e preparados para as regatas. Mas vale destacar o esforço das tripulações. Todas muito bem treinadas e adaptadas às mais diferentes condições de prova. Neste fim de semana, muitos tiveram uma rotina de velejador de longas travessias, ou seja, dormindo tarde, acordando cedo, preparando o veleiro e consultando meteorologia a todo momento. Tudo em busca do resultado”.

A classe HPE teve a sua vez no dia 25, encarando ventos na direção sul com variação de 12 a 14 nós de velocidade (22 a 26 km/h) e disputando duas regatas, enquanto as demais participaram de apenas uma. Algumas equipes como TNT Loyal (Marcelo Massa), da classe C30 e que mediu também na ORC, e o HPE Relaxa Next Caixa (Roberto Mangabeira) conseguiram sair invictos do fim de semana.

Na classe RGS, o melhor aproveitamento na subdivisão A foi do Fram (Felipe Aidar) com um segundo e um terceiro lugares. Na B, o Nomad (Mauro Dotori) venceu a do sábado e ficou em terceiro no domingo, e na C, o YDPY (Marco Aleixo) teve 100% de aproveitamento. Na Cruiser, o destaque foi o Pirajá (José Rubens Bueno), com dois segundos lugares.

O evento, um dos mais fortes tecnicamente da América Latina, definirá os campeões no fim de semana dos dias 1º e 2 de dezembro, no Yacht Club de Ilhabela.


Volta a Ilhabela – Sir Peter Blake 2012

A noite do dia 24 não foi fácil para as equipes, o pouco vento no litoral norte paulista transformou a chegada em um momento emocionante. Os três barcos que disputavam a liderança da prova foram obrigados a procurar por alternativas para não ficar boiando. A equipe Chroma (Gustavo Crescenzo) se deu bem e completou o percurso de 50 milhas náuticas (92 quilômetros) em 9h11min05. Após 17 minutos e praticamente juntos, o TNT Loyal (Marcelo Massa) garantiu o segundo lugar sobre o Montecristo SER Glass (Julio Cechetto) por apenas 4 segundos.

Para os veleiros menores (RGS C e ORC 700), a organização fez uma regata de percurso de 15 milhas (28 quilômetros) e, para os HPE, outro percurso de 23 milhas (42 quilômetros) no Canal de São Sebastião.

Em homenagem a Sir Peter Blake, lendário navegador da Nova Zelândia falecido em 2001 e que esteve presente na primeira edição da prova, em 2000, com seu veleiro Polar Seamaster no Yacht Club de Ilhabela, a prova é uma das mais aguardadas do calendário da vela. Ela exige estratégia, técnica e persistência.


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.