Instagram
Voltar

NOTÍCAS / ESPORTES NÁUTICOS

Fonte: Lloyd Images
  • SAP Extreme Sailing Team Fonte: Lloyd Images
  • Oman Air Fonte: Lloyd Images
  • EXTREME SAILING SERIES 2012 - Rio de Janeiro Fonte: Lloyd Images
  • Team Brasil Fonte: Lloyd Images
  • Skipper campeão Leigh McMillan Fonte: Lloyd Images
  • The Wave, Muscat - equipe campeã Fonte: Lloyd Images

MAIS ESPORTES NÁUTICOS

Anterior Próxima

Última etapa do Extreme Sailing Series 2012 foi a mais disputada na historia do evento

10/12/2012 -
Pela primeira vez na América do Sul, o Rio de Janeiro teve o prazer de receber a última etapa e a mais disputada da história do Extreme Sailing Series. Entre os dias 6 e 9 de dezembro, as equipes deram tudo de si. Até os últimos segundos da regata final, as equipes The Wave (Omã) e Groupe Edmond de Rothschild (França) disputaram ponto a ponto o título da etapa carioca. Por uma diferença de 0,2 pontos, os omanianos levaram o troféu.

A equipe de Leigh McMillan, favorita ao título, já vinha com três vitórias nesta temporada e comprovou mais uma vez a sua competência. “A competição foi extraordinária. Estamos na lua com a conquista do título e absolutamente animados com o Rio de Janeiro. O time realizou um grande esforço e uma temporada fantástica. Gostaria de agradecer a todos os meus companheiros”, disse o skipper campeão Leigh McMillan.


Valendo o dobro de pontos, na última regata, quatro equipes tinham chance de conquistar o título de vice-campeão. Fazendo sua primeira participação no Extreme Sailing Series em 2012, Oman Air, comandada por Morgan Larson, tinha vencido as etapas de Muscat e Cardiff, conquistado a quinta colocação na última etapa e, no Rio, terminou em terceiro lugar. Tendo desenhado esse cenário, abraçou o segundo lugar no pódio do campeonato com todo o orgulho.

Groupe Edmond de Rothschild, comandada por Pierre Pennec, cruzou a linha de chegada em segundo, o que lhe proporcionou o terceiro lugar na temporada.

Outra favorita era a Red Bull Sailing Team. Em seus últimos 100 metros de corrida, não navegou bem e terminou em quarto lugar na etapa e temporada.

A cidade do Rio de Janeiro completou o Extreme Sailing Series 2012. Nesta temporada, o evento passou por Muscat, em Omã; Qingdao, na China; Istambul, Turquia; Porto, Portugal; Cardiff, no País de Gales; e Nice, na Côte d'Azur. O Rio receberá novamente o evento nas próximas três temporadas.

Em 2013, a sétima temporada começa no dia 5 de março, em Muscat, Omã.

Team Brasil

Convidado para representar o país sede e com menos de uma semana para se prepararem e adaptarem ao catamarã Extreme 40, a equipe e seu skipper, Torben Grael, mostraram grande evolução. Em seu melhor dia na competição, terminaram três das oito regatas na quinta colocação. Ao término dos quatro dias, ficaram com o nono lugar. “Foi uma ótima experiência participar desta competição. Os catamarãs são incríveis, velozes e táticos, apesar de diferentes dos barcos que estou acostumado a velejar. Acredito que pelo pouco treinamento que tivemos, o resultado foi acima da expectativa”, disse Torben, que afirmou o desejo de participar de outras competições com o Extreme 40.

EXTREME SAILING SERIES 2012 - 8ª etapa Rio de Janeiro, Brasil 
Classificações geral após 4 dias
 
  Equipe País Tripulantes  Pontos
The Wave, Muscat  OMA Leigh McMillan, Ed Smyth, Pete Greenhalgh, Hannah Mills, Hashim Al Rashdi  192,2
Groupe Edmond de Rothschild FRA Pierre PENNEC, Arnaud Psarofaghis, Hervé Cunningham, Romain Petit, Bernard Labro  192
Oman Air OMA  Morgan Larson, Will Howden, Charlie Ogletree, Andy Maloney, Nasser Al Mashari  181
Red Bull Sailing Team AUT Roman Hagara e Hans Peter Steinacher, Matthew Adams, Pierre Le Clainche, Graeme Spence  179
SAP Extreme Sailing Team  DEN Jes Gram-Hansen, Rasmus Kostner, Pete Cumming, Mikkel Rossberg, Jonas Hviid  166
Alinghi  SUI Pierre-Yves Jorand, Jean-Christophe Mourniac, Bruno Barbarin, Nils Frei, Yves DeTrey 152
GAC Pindar  GBR Andrew Walsh, Anna Tunnicliffe, Mark Bulkeley, Adam Piggot, Richard Pavão  129,6
Zoulou  FRA Erik Maris, Philip Mourniac, Jean-Sébastien Ponce, Patrick Aucour, Bruno Jeanjean 119
Team Brasil  BRA Torben Grael, Alex Welter, Diogo Cayolla Andre Mirsky, Marco Grael  92
 
Classificação geral da EXTREME SAILING SERIES 2012
 
Equipe Pontos
The Wave, Muscat 76,5
Oman Air  65
Groupe Edmond de Rothschild  64,5
Red Bull Sailing Team  59
GAC Pindar 45,5
SAP Extreme Sailing Team  42
Alinghi  35,5
 Zoulou 28

Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.