Instagram
Voltar

NOTÍCAS / ESPORTES NÁUTICOS

Fonte: 2A FOTOGRAFIA
  • Fonte: 2A FOTOGRAFIA
  • Fonte: 2A FOTOGRAFIA
  • Fonte: 2A FOTOGRAFIA
  • Fonte: 2A FOTOGRAFIA
  • Fonte: 2A FOTOGRAFIA
  • Fonte: 2A FOTOGRAFIA
  • Fonte: 2A FOTOGRAFIA
  • Fonte: 2A FOTOGRAFIA

MAIS ESPORTES NÁUTICOS

Anterior Próxima

Em sua 10ª edição, Rio Va’a 2012 registra disputas acirradas na categoria V6

11/12/2012 -

A 10a edição da mais tradicional competição de Va’a da America da Sul, a Rio Va’a 2012, foi finalizada em 9 de dezembro, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro. O esporte, que tem como elemento integrador o trabalho em equipe, teve seu ponto alto na categoria V6, para canoas com seis remadores. Clubes do Rio de Janeiro, Brasília, Santos, São Paulo, Cabo Frio, Espírito Santo, e até Alemanha, mostraram que a Va’a, de origem polinésia, está muito bem representada em águas brasileiras.

“O Va'a é um esporte de conquista de espaço, de amizade. Não tem a ver com ganhar a qualquer custo”, diz Nicolas Bourlon idealizador do evento. E foi na V6, tanto masculina quanto feminina, que o bicho pegou. Entre os homens, quem chegou em primeiro foi a equipe Samu Team Brazil, que fez a prova em 2h13m05seg, deixando o anfitrião, Rio Va’a Tahoe ( 2h15m14) com o vice campeonato, seguidos pela Tribo Q Pira (2h19m03). Após a comemorada vitória, Dave Macnight, da Samu, afirmou que a vitória vem com um sabor especial, uma vez que este foi o tricampeonato da equipe.

“Esse é o terceiro ano que vencemos aqui. Temos um novo integrante na equipe, mas nossa sincronia funcionou bem. A Rio Va’a 2012 foi uma prova para consolidar o ótimo ano que tivemos. Somos mais que uma equipe, somos amigos que remam juntos”, diz Macnight. Entre as mulheres, o titulo da prova mais desejada do Brasil, a V6 Feminino Open, ficou com o Kimi Team Brazil (1h42m56). Em segundo ficou a Mana Brasil (1h43m54). Finalizando em terceiro o Clube Náutico de Cabo Frio (1h46m31). Nas categorias de base, a equipe Júnior masculina do Rio Va´a Clube foi a grande campeã na categoria V6.

Nas provas individuais, a categoria de V1 feminina na Paracanoagem V1, Tamara Oliveira consolidou seu favoritismo e levou a melhor com boa margem de diferença em relação à segunda colocada. Entre os homens, Caio Ribeiro faturou a primeira colocação. 

João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, presente no evento destacou a importância do trabalho de base dos clubes na categoria infantil, cadete e Junior e na Paracanoagem com a estréia das categorias V1 (va´a individual) e K1 (caiaque individuial) nas Paraolimpíadas Rio 2016.

O clima de confraternização entre os competidores da Para Va'a foi um show à parte. Para Nicolas Bourlon, a ideia de integração não poderia ser melhor aplicada: "O Clube não tem um “projeto de Paracanoagem”, a modalidade é parte do dia-a-dia do clube e os atletas de Parava´a podem conquistar vagas nas equipes principais do clube, tal como Caio Carvalho que remou como Fahoro (remador no banco 1) na canoa open B do Rio Va´a Clube ou Leo Ghisoni que foi leme da canoa máster.

A Rio Va´a é uma festa do esporte, sempre focado na união “Taho´e” em taitiano e na segurança das provas, destacando o apoio do Iate Clube do Rio de Janeiro pelo 10° ano consecutivo e o belo trabalho da Simone Duarte, diretora da prova e pioneira da Canoagem Oceânica no Rio de Janeiro.

A Rio Va´a 2012 foi organizada pelo Rio Va´a Clube em parceria com a Nexo Sports, o apoio da Bambutec (tendas sustentáveis), Cara na Web e a parceria institucional de Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, a Associação de Moradores da Urca, a Federação Internacional de Va´a e a Confederação Brasileira de Canoagem.

Mais informações
www.riovaa.com
www.canoagem.org.br

Álbum de fotos do evento
www.flickr.com/photos/2afotografia/sets/72157632198476067


RANKING - RIO VA'A 2012 - Rio de Janeiro, RJ 
V6 Masculina Open V6 Feminina Open
Samu Team Brazil Kimi Team Brasil
Rio Va'a Tahoe Mana Brasil
Tribo Q Pira Clube Náutico de C. Frio
V6 Masculino Master V6 Feminino Master
Ecoadventure Peruibe Cabo Frio Outrigger Rio Va’a Master
Praia Vermelha Senior Master  
Rio Va’a Master  
V6 Masculino Júnior V6 Masculino Cadete
Rio Va’a Júnior 1 Rio Va’a Júnior 2
Cabo Frio Outrigger Júnior Rio Va’a Júnior Canoa Rio
Rio Va’a Júnior 2  
V1 R Feminino Sênior V1 R Feminino Máster
Dayone Rossi Maria Paula Alves
Andrea Saboya Prado Sara dos Santos
Maria Paula Alves Lorena Kruger
V1  Feminino Sênior V1 R Feminino Sênior Máster
Luisa Salles de Souza Victoria Mary Birkbeck
  Sonia Cristina Rocha Ferrari
V1 R Senior V1 R Master
Felipe Neumann Celso Filetti
Luiz Guido Luis Fernando Guimarães
Marinho Cavaco Chinês
V1 R Sênior Master V1 R Cadete Feminino
Carlos Henrique Araujo Fernanda Silva
Clovis Racy Sabrina Almeida de Freitas
V1 R Infantil V1 R Menor
Theo Igor Rossi
Julia Rossi Lara Santa Rosa
Sofia Bourlon  
V1 R Junior Masculino V1 R Junior Feminino
Marcial Lopes Fernanda Silva
João Paulo Marcela Patrícia da Silva
Emanuel de Souza Joseane dos Santos
V1 Sênior V1 Master
Cauê Serra Nicolas Bourlon
Leonardo Silva Leonardo Santi
Massimo Novello Marcelo Andreani
V1 Junior e  Cadete -  Masculino V1  Junior Feminino
Davi Lopes Sara Almeida de Freitas
Leon Bourlon Eliete da Silva
Thomas Bourlon Luiza Sales de Souza
Surfski Feminino Sênior Surfski Sênior
Carmen Lucia da Silva José Marcos Mendes
Eliete Da Silva Robson Pereira
Cristiana Franco Luiz Wayner
Surfski Master V1 02 Paracanoagem Masculino - TA
Marcelo Patruska Luciano da Silva Meireles
Marcos Lopes Isaac Ribeiro
Milton Silva Fábio Cordeiro
V1 02 Paracanoagem Feminino – LTA / TA V1 02 Paracanoagem Masculino – LTA
Tamara Oliveira da Silva Caio Ribeiro de Carvalho
Aline Souza Lopes Leonardo Ghisoni
Luciana de Freitas Luciano da Silva Meireles




Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.