Instagram
Voltar

NOTÍCAS / ESPORTES NÁUTICOS

Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade Fonte: CBCa
  • Erlon e Ronilson - representantes em Londres 2012 Fonte: CBCa
  • Caiaque Fonte: CBCa
  • Fonte: CBCa
  • Fonte: CBCa
  • Raia olímpica em Primavera do Leste - Mato Grosso Fonte: CBCa

MAIS ESPORTES NÁUTICOS

Anterior Próxima

Novo polo de desenvolvimento da canoagem é inaugurado em Primavera do Leste

18/12/2012 -

Entre os dias 13 e 16 de dezembro, mais de 350 canoístas de associações e clubes de canoagem de todo Brasil participaram do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade 2012 competindo nas modalidades Infantil, Menor, Cadete, Júnior, Sênior, Master e Paracanoagem. O evento ocorreu na recém inaugurada raia olímpica em Primavera do Leste, Mato Grosso.

Sonhando com medalhas nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), João Tomasini Schwertner, comemora a inauguração da raia olímpica em Primavera do Leste ressaltando a importância deste novo polo de desenvolvimento do esporte. “Com a raia aqui na cidade, nós temos um ótimo local para universalização da prática da canoagem no Centro-Oeste e, em um futuro breve, com grande potencial para se tornar um centro de treinamento para estrangeiros que fogem do rigoroso inverno encontrado no hemisfério norte”, explicou.

“A estrutura básica já está pronta e é tecnicamente perfeita para a canoagem. Com mais algumas implementações esse local poderá receber muitos campeões mundiais e olímpicos tornando-se uma excelente opção para esses atletas que buscam regiões mais quentes dos meses de janeiro à abril”, disse o head coach da Seleção Brasileira de Canoagem Velocidade, o húngaro Zoltán Bakó. Segundo ele, a raia olímpica de Primavera do Leste oferece ótimas condições para se tornar um training camp para atletas da Europa e América do Norte. 

O projeto da raia olímpica foi idealizado como parte do Parque Ambiental Municipal que transformou a cara da cidade e já virou um cartão postal do município, aliando lazer, esporte e qualidade de vida.

“Sempre incentivamos muito o esporte, pois sabemos da importância dele na formação de nossas crianças e jovens. Montamos uma força tarefa para que nossos esforços fossem voltados a este evento marcando o início da transformação de Primavera do Leste em um polo de canoagem. Já temos canoístas destaques como a Ana Sátila Vargas, mas queremos dar oportunidades a outros jovens atletas de mostrar seus talentos, desenvolvê-los, aprimorá-los e levar o nome da nossa cidade mundo afora” disse o prefeito Getúlio Gonçalves Vianna.

APEN sagra-se campeã geral por equipes

Foram 224 provas disputadas em três dias de competição, sendo 102 entre Finais A e B. Na disputa geral por equipes, a Associação Pirajuense de Esportes Náuticos (APEN - Estância Turística de Piraju/SP) liderou toda a competição e terminou na primeira posição com 253 pontos. Em segundo lugar ficou a Associação de Canoagem Maggi de Pindamonhangaba (ACANOMPI - Pindamonhangaba/SP) com 156 pontos, e em terceira a Associação Cachoeira de Canoagem e Ecologia (ACCE - Cachoeira do Sul/RS) com 151 pontos. Estiveram presentes em Primavera do Leste mais de 350 atletas de 39 associações e clubes de canoagem representando as cinco regiões do país.

Os resultados do evento são utilizados como critério básico para a convocação dos atletas que farão parte das equipes permanentes e seleções nacionais que representarão o Brasil nas competições internacionais de 2013.

CBCa prova sua evolução ano a ano e ganha reconhecimento

O Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade 2012 mostrou ao público que prestigiou o evento que a CBCa busca a cada ano se aperfeiçoar mais. Além das disputas esportivas em si, o evento trouxe novidades como as análises genéticas dos atletas da competição em busca da detecção e mapeamento dos talentos no esporte, classificações funcionais de novos atletas na Paracanoagem, inauguração de uma nova raia olímpica para o Brasil e o grande apoio do povo primaverense durante a competição que elogiou muito a realização do evento na cidade.

O Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade 2012 - Infantil, Menor, Cadete, Júnior, Sênior, Master e Paracanoagem tem organização da Federação de Canoagem do Mato Grosso (FcaMT) e Prefeitura Municipal de Primavera do Leste e supervisão da Confederação Brasileira de Canoagem.

Mais informações:
www.canoagem.org.br


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.