Instagram
Voltar

NOTÍCAS / ESPORTES NÁUTICOS

Bruno Prada Fonte: Fred Hoffmann
  • Jorge Zarif Fonte: Arquivo Pessoal

MAIS ESPORTES NÁUTICOS

Anterior Próxima

Bruno Prada em busca do tetracampeonato brasileiro de Finn

16/01/2013 -

A vitória na Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro, no dia 6 de janeiro, marcou a reestréia de Bruno Prada na classe Finn. Motivado por esta conquista, agora, seu treino intenso e foco estão voltados para o segundo desafio da temporada, o Campeonato Brasileiro da classe que terá início no dia 18. Com conquistas nos anos de 1993, 1997 e 1998, sua meta é o quarto título na competição.

O evento ocorrerá no Yacht Club Paulista, na represa de Guarapiranga, em São Paulo, local onde poderá enfrentar condições de clima que venham a exigir muito de seu físico. "O Brasileiro de Finn será bem difícil, pois os ventos na represa são rondados e extremamente irregulares. Além disso, os barcos flutuam menos na água doce. Juntando esses fatores, acredito que teremos um campeonato muito equilibrado", analisa Bruno Prada. "A previsão é que o evento consiga reunir 25 barcos, um recorde do campeonato, que foi realizado pela primeira vez em 1960 e está chegando à sua 53ª edição”.

Um grande adversário será o representante brasileiro da Finn nos Jogos de Londres/2012, Jorge Zarif, com quem Prada travou duelos acirrados na Semana de Vela do Rio. Brno conta com sua experiência na represa aonde começou sua carreira em 1979.

Retorno à classe Finn – Treino intenso

Na classe Finn não basta apenar ser bom velejador para ganhar, é preciso pesar mais de 80 Kg para levar o veleiro ao seu máximo com vento forte. Essa necessidade, o Bruno já havia superado e mesmo assim, em seu processo de readaptação, intensificou os treinos, fez dieta e perdeu 10 kg.

Em sua primeira competição, no Rio de Janeiro, se mostrou à vontade na antiga classe. No entanto, ainda busca maior adequação às mudanças pelas quais o barco da Finn passou nos últimos anos. "A maior diferença, da época em que eu competia na classe para agora, é a bombada na popa, que exige muito mais do preparo físico dos velejadores", explica. Por isso, investe num maior volume de exercícios aeróbicos.

Entre 1989 e 2004, período em que competiu na Finn, o atleta conquistou 45 títulos, entre eles três pré-olímpicos (1997, 1998 e 2001), além dos três brasileiros. "Também lembro com carinho da medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em 1999", diz o velejador, que tem como meta para 2013 se firmar entre os três melhores do Brasil na classe.

Nos últimos oito anos, na classe Star e ao lado de Robert Scheidt, Bruno Prada conquistou o tricampeonato mundial e duas medalhas olímpicas - prata nos Jogos de Pequim/2008 e bronze em Londres/2012. A "separação forçada" da dupla foi motivada pela saída da Star do programa olímpico. Mas nem por isso os dois se distanciaram. "Tenho contato com o Robert (que voltou à classe Laser) por e-mail e Skype. Além disso, tirando o Mundial, nos encontraremos em todas as competições do circuito mundial", conta Bruno. 

Siga Bruno Prada no facebook
facebook.com/brunoprada.sail

Redação: Estrela Náutica
Fonte: Local da Comunicação




Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.