Instagram
Voltar

NOTÍCAS / ESPORTES NÁUTICOS

Campeonato Brasileiro de Optimist Fonte: Yacht Club de Santo Amaro
  • Campeonato Brasileiro de Optimist Fonte: Yacht Club de Santo Amaro
  • Campeonato Brasileiro de Optimist Fonte: Yacht Club de Santo Amaro
  • Campeonato Brasileiro de Optimist Fonte: Yacht Club de Santo Amaro
  • Campeonato Brasileiro de Optimist Fonte: Yacht Club de Santo Amaro
  • Campeonato Brasileiro de Optimist Fonte: Yacht Club de Santo Amaro
  • Campeonato Brasileiro de Optimist Fonte: Yacht Club de Santo Amaro
  • Campeonato Brasileiro de Optimist Fonte: Yacht Club de Santo Amaro

MAIS ESPORTES NÁUTICOS

Anterior Próxima

Novo campeão brasileiro de Optimist quer defender o País nas Olimpíadas de 2020

24/01/2013 -
O paulista Pedro Correa deu show na Represa do Guarapiranga e se tornou campeão brasileiro de Optimist, categoria de introdução à vela. O garoto de 15 anos não precisou dos pontos da última regata desta quarta-feira (23) para vencer a competição no Yacht Club de Santo Amaro (YCSA), que reuniu 135 participantes de oito estados. O desempenho colocou o atleta como um dos futuros candidatos a representar o País nos Jogos Olímpicos de 2020.

"Ainda tenho alguns anos para me aprimorar na vela. É uma modalidade que exige treino e disciplina. É claro que tenho a intenção de disputar uma Olimpíada, mas não posso pular etapas", declarou Pedro Correa, que deve passar para a classe 420 no ano que vem e no futuro correr de 470, umas das classes olímpicas.

"O campeonato foi bastante técnico e consegui seguir a minha estratégia nas 12 regatas. Não podia arriscar pelo tamanho da flotilha e, principalmente, por ter apenas um descarte. Fiz a média necessária para sair vencedor. Sei que nas futuras classes a dificuldade só aumentará e esse aprendizado na base é fundamental", disse o campeão brasileiro de Optimist, que terá um ano repleto de competições internacionais na categoria. No final de março, Pedro Correa participa do Sul-Americano, em Porto Alegre (RS). Depois, o garoto de São Sebastião, que defende as cores do YCSA há três anos, espera fazer parte da delegação nacional no Mundial da Itália, no meio do ano.

O vice-campeão foi Gabriel Camargo do Veleiros do Sul, de Porto Alegre (RS). O gaúcho tem apenas 12 anos e além da medalha de prata do geral, foi o campeão entre os infantis. "É para comemorar o resultado porque estou na disputa contra os mais velhos. Consegui velejar bem o campeonato inteiro," resumiu.

No feminino, a campeã foi Olivia Belda, 16ª colocada na classificação geral. A menina de 12 anos é integrante do Clube de Campo de São Paulo e não largou em nenhum momento sua boina rosa. "É inseparável", contou. A atleta tem mais três anos de Optimist e espera conquistar o título geral do Brasileiro nos próximos anos. "Será muito difícil, mas eu posso conseguir. Basta treinar e se dedicar ainda mais à vela". A vice-campeã foi Luiza Cruz, do Iate Clube da Bahia.

As três regatas desta quarta-feira foram disputadas com ventos de 8 nós de média na Represa do Guarapiranga. A chuva, mais uma vez, voltou a dar as caras, como em todo campeonato disputado nas férias de verão.

"Os garotos saem do Optimist preparados para as classes olímpicas e pan-americanas. O evento no YCSA foi equilibrado e venceu o melhor. A dica para os novatos é sempre buscar manter uma média", adiantou Marcos Biekarck, coordenador do Brasileiro de Optimist 2013.

Os resultados finais demonstram o equilíbrio do campeonato. Entre os 10 primeiros no masculino, Rio de Janeiro tem três velejadores, São Paulo e Rio Grande do Sul, dois cada, além de Brasília, Pernambuco e Bahia com um cada. No feminino, entre as cinco primeiras, duas do Rio Grande do Sul e uma de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

Confira os resultados abaixo.

Ranking final - Após 12 regatas com 1 descarte
Masculino
Atleta Origem Pontos perdidos
Pedro Correa  YCSA/SP 39
Gabriel Camargo  VDS/RS 45
Pedro Zonta CDJ/RS 64
Lucas Faria ICB/DF 66
Tiago Monteiro CICP/PE 67
Gerald Wicks YCB/BA 70
Felipe Werwie ICRJ/RJ 82
Iagor Franco ICRJ/RJ 84
Gustavo Ribeiro ICRJ/RJ 100
10º André Fiuza CCSP/SP 101
Feminino
Atleta Origem Pontos perdidos
Olívia Belda CCSP/SP 127
Luiza Cruz YCB/BA 134
Clara Penteado YCRJ/RJ 149
Ana Paula do Canto VDS/RS 171
Camila Maia CDJ/RS 190


Redação: Estrela Náutica
Fonte:
Yacht Club de Santo Amaro




Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.