Instagram
Voltar

NOTÍCAS / ESPORTES NÁUTICOS

SUP x Navio Fonte: ASUP-CE
  • Hélice lateral Fonte: Poder Naval
  • Hélices lateral e popa Fonte: Cruise Critic

MAIS ESPORTES NÁUTICOS

Anterior Próxima

Stand Up Paddle x Navios

14/02/2013 -

Muitos praticantes de SUP, assim como os marinheiros de primeira viagem, tem curiosidade de ver de pertinho o leme e propulsores de grandes embarcações atracadas em zonas portuárias. Saiba que esta prática pode ser muito perigosa.

O mix de curiosidade e aventura faz com que muitos se arrisquem a remar em áreas portuárias, se aproximando sem cautela de navios, desconhecendo os riscos que essa prática pode trazer.

Navios e rebocadores utilizam como meio de deslocamento uma hélice.  É ai que mora o perigo, pois essas hélices, localizadas nas laterais e na popa (parte traseira) do navio têm a função de deslocá-lo para a realização de uma manobra, como no momento de atracação. Ou seja, de uma hora para outra, uma hélice lateral pode ser acionada movimentando grande volume de água gerando um refluxo extremamente perigoso que pode sugar um esportista desavisado para o encontro de suas hélices. Há ainda o risco do lançamento de âncoras e água de lastro.

Antes do motor principal ser acionado, há uma comunicação interna entre os tripulantes da embarcação, onde é conferida se a área esta limpa ao redor da embarcação.

A dica é evitar se aproximar de embarcações que estejam atracadas ou navegando. Assim, todos colaboram com a Marinha no seu papel de garantir a segurança à navegação e a salvaguarda da vida humana no mar.

Redação: Estrela Náutica
Fonte:
Fluir e SupClub


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.