Instagram
Voltar

NOTÍCAS / ESPORTES NÁUTICOS

Duelo Brasil x Espanha Fonte: Fred Hoffmann/ZDL de Comunicação

MAIS ESPORTES NÁUTICOS

Anterior Próxima

Estrangeiros escolhem Semana Brasileira de Vela para testar raia olímpica de 2013

25/02/2013 -

A Baía de Guanabara já é o centro das atenções dos velejadores de todo mundo. Várias delegações desembarcaram no Rio de Janeiro na Semana Brasileira de Vela para conhecer a raia da Olimpíada e testar as instalações. Um exemplo disso foi a participação de 15 atletas estrangeiros na competição, evento que definiu a seleção nacional para a temporada. Além disso, treinadores e chefes de equipe estrangeiros buscam informações precisas sobre o regime de ventos da Cidade Maravilhosa. Entre os dias 18 e 22 de fevereiro, os 'gringos' rivalizaram com os brasileiros nas regatas. Na água, nomes como os medalhistas olímpicos de RS:X Marina Alabau (Espanha) e Nick Dempsey (Reino Unido) se prepararam na capital fluminense para os campeonatos do ano. 

O maior medalhista olímpico do País, Robert Scheidt, afirmou que a vinda dos estrangeiros para o Rio de Janeiro é normal na modalidade, que depende da natureza. "A vela é um esporte onde é imprescindível competir no local onde serão as competições olímpicas. No último ciclo olímpico, ainda na Star, eu e Bruno Prada testamos inúmeras vezes a raia de Weymouth, na Inglaterra. Os atletas de fora precisam dessas informações para ter um desempenho favorável".

A delegação holandesa, por exemplo, levou equipamentos de alta precisão ao Pão de Açúcar, cartão postal do Rio de Janeiro, para registrar todas as informações de vento e corrente da Baía de Guanabara. "É o melhor lugar para se fazer essas análises", lembrou Robert Scheidt. 

"Estou ansioso para participar de mais uma olimpíada, agora no Rio de Janeiro. Treinei anos atrás no Brasil e tenho informações sobre a raia. Adoro vir pra cá", revelou Nick Dempesy, que se preparou no Rio de Janeiro para o Mundial de RS:X de Búzios, em março.

Outro atleta que aprovou a raia carioca foi o cipriota Andreas Cariolou. "Faz parte da modalidade treinar no país-sede de uma competição importante. Gosto muito do clima local e espero vir ao Brasil em agosto para simular as reais condições climáticas".

A Semana Brasileira de Vela no Rio de Janeiro definiu também os atletas que serão os 'titulares' da seleção nacional da modalidade, que já rendeu 17 medalhas olímpicas ao País. O destaque foi Robert Scheidt, que faturou o título na Laser de maneira quase perfeita. O atleta mostrou estar motivado para tentar sua sexta medalha olímpica em 2016. Na Laser Radial, uma novidade: Fernanda Decnop tirou a hegemonia de Adriana Kostiw na classe. 

Na 470, as líderes do ranking mundial venceram a quarta competição no ano. Fernanda Oliveira e Ana Barbachan querem competir mais uma olimpíada em casa. No masculino, os melhores do evento foram Fábio Pillar e Samuel Albrecht. Na Finn, Jorge Zarif venceu o duelo contra Bruno Prada. "Estamos treinando e competindo juntos. Nosso trabalho com o espanhol Rafa Trujillo vai nos ajudar a evoluir na categoria. Tenho o objetivo de ir muito bem no Mundial da Estônia. Cada vez mais consigo ganhar experiência com o barco e me sinto motivado a treinar visando uma medalha em 2016", disse Jorginho.

Na 49er, os melhores do País na atualidade são André Fonseca e Francisco Andrade. As líderes do ranking mundial de 49er FX, Martine Grael e Kahena Kunze, mostraram talento no Rio de Janeiro. "Ficamos bem contentes com este resultado. Treinamos muito durante os últimos meses e, com a vaga na equipe olímpica, teremos apoio neste próximo ano", comemorou Martine.

Na RS:X deu a lógica: Ricardo Bimba Winicki e Patricia Freitas.

Equipe Brasileira de Vela 2013

Laser - Robert Scheidt
Laser Radial - Fernanda Decnop
470 Masculino - Fábio Pillar/Samuel Albrecht
470 Feminino - Fernanda Oliveira/Ana Barbachan
Finn - Jorge Zarif 
49er - André Fonseca/Francisco Andrade
49er FX - Martine Grael/Kahena Kunze
RS:X Masculino - Ricardo Bimba Winicki 
RS:X Feminino - Patricia Freitas

Redação: Estrela Náutica
Fonte:
Flávio Perez/ZDL de Comunicação


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.