Instagram
Voltar

NOTÍCAS / ESPORTES NÁUTICOS

Mitchell (AUS) e Casper (DEN) Fonte: Michael Tweddle/ ISA
  • Nicole Pacelli e Barbara Brazil Fonte: Michael Tweddle/ ISA
  • Team Brasil Fonte: Michael Tweddle/ ISA
  • Team Australia Fonte: Michael Tweddle/ ISA

MAIS ESPORTES NÁUTICOS

Anterior Próxima

Mundial de SUP da ISA: Brasil conquista medalhas e Austrália vence o campeonato

04/03/2013 -

Barbara Brazil e Nicole Pacelli foram as grandes medalhistas do time brasileiro durante o  ISA World SUP and Paddleboard Championship, encerrado no sábado – 2 de março – em Miraflores, Lima, Peru. O time brasileiro ainda conquistou uma inédita medalha de cobre pela quarta colocação na disputa por equipe, finalizando sua participação na quinta colocação do ranking geral das nações, atrás de Austrália (1º), África do Sul (2º), México (3º) e Peru (4º).

O último dia de disputas começou da melhor maneira possível para a equipe brasileira com a vitória de Nicole Pacelli na SUP wave. A brasileira surfou muito na final vencendo a australiana Shakira Westdorp (2ª), a espanhola Iballa Ruano (3ª) e a francesa Caroline Angibaud (4ª). Com a vitória, Nicole, de quebra, conseguiu brecar a Austrália, que até então havia conquistado todas as medalhas de ouro do campeonato. Mas o dia guardava mais medalhas para o Brasil.


As diputas seguiram com o clima agradável e ótimas condições de surfe. Após o show das meninas, foi a vez dos homens mostrarem suas habilidades do surfe de SUP. Medalha de ouro para o norte-americano Sean Poynter (EUA), muito aplaudido e carregado ao pódio inclusive por atletas de outros países. A vitória coroou seu esforço heróico. Por conta de falta de patrocínio para a equipe, Sean e seu compatriota, Colin McPhilips, foram os únicos atletas da delegação dos Estados Unidos a participar dos jogos. Tamil Martino (PER) foi o segundo colocado seguido por Antoine Delpero (FRA), em terceiro, e Beau Nixon (AUS), em quarto.

Após as disputas de surfe, foi a vez das mulheres mostrarem sua força nos remos nas baterias finais da race técnica. Na água, uma baiana arretada brigando de igual para igual com as grandes feras do esporte. Mesmo machucada após ter sido atingida pela prancha de uma atleta da Espanha (atitude considerada desleal por muitos espectadores), Barbara Brazil, a Babi, mostrou que não por acaso é bi-campeã brasileira de SUP race e remou com muita garra conquistando a medalha de bronze pela terceira colocação na prova e mais um pódio para o Brasil. Jordan Mercer, da Austrália, foi a grande vencedora da race técnica.

No masculino da race técnica, uma vitória emocionante e um show de fair play entre Jamie Mitchell (AUS) e Casper Steinfath (DEN). Ambos estavam na briga pela primeira colocação e conseguiram surfar a mesma onda a poucos metros da linha de chegada. Em uma atitude que representa a pura essência de jogos olímpicos, os adversários se cumprimentaram dando as mãos enquanto estavam na onda. Mas na hora da corrida, foi o dinamarquês quem levou a melhor. Casper conquistou a inédita medalha para seu país e se consagrou como a grande revelação dos jogos.

Para concluir o ISA World SUP and Paddleboard Championship, os países finalistas da prova de revezamento entraram na água em busca das últimas medalhas em disputa.  Depois de um desempenho dominante em praticamente todas as provas, os australianos concluíram sua participação arrasadora ganhando a última medalha de ouro em disputa, deixando a equipe da África do Sul com a medalha de prata, a França com a medalha de bronze e Brasil, marcando mais uma vez sua presença no pódio, ficou com a quarta colocação conquistando a medalha de cobre e a quinta colocação no ranking final por países.

Ranking - ISA World SUP and Paddleboard Championship 2013
PaísPontosPrêmio
Austrália24.140Medalha de ouro e troféu Club Waikiki-Peru
Africa do Sul17.005Medalha de prata
México15.119Medalha de bronze
Peru14.118Medalha de cobre
Brasil13.771
França13.682
Argentina12.833
Venezuela12.287
Reino Unido10.709
Canada7.898
Espanha7.108
Dinamarca5.755
Porto Rico5.446
EUA5.196
Chile4.919
Japão4.537
Nova Zelândia3.560
Irlanda3.240
Suécia2.860
Alemanha2.696
Tahiti1.850
El Salvador600
Panama600
Medalhas conquistadas pelo Brasil
Nicole Pacelli
Ouro no SUP wave feminino
Barbara Brazil
Bronze na race técnica feminina
Equipe Brasileira
Cobre na disputa mista por equipes


Redação: Estrela Náutica
Fonte:
 SupClub


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.