Instagram
Voltar

NOTÍCAS / ESPORTES NÁUTICOS

A largada com 10 tripulações Fonte: Ricardo Pedebós/VDS
  • Equilibrium, do comandante Nelson Ilha Fonte: Ricardo Pedebós/VDS

MAIS ESPORTES NÁUTICOS

Anterior Próxima

Brasileiro da classe Soling: Equilibrium, de Nelson Ilha, é o campeão

15/03/2013 -

O barco Equilibrium, que teve a bordo Nelson Ilha, Paulo Lemos Ribeiro e Felipe Ilha, conquistou o título do Campeonato Brasileiro da classe Soling no último domingo (10 de março), no Veleiros do Sul, em Porto Alegre. Na vice-colocação ficou o Bossa Nova, com George Nehm, Marcos Pinto Ribeiro e Lúcio Pinto Ribeiro. E em terceiro, o Cachaça, com André Gick, Caio Vergo e Henrique Delorenzi. Todos eles do clube Veleiros do Sul.


Desde o começo do campeonato, o comandante Nelson Ilha, 55 anos, liderou a classificação geral e, no domingo, confirmou sua boa atuação ao vencer a quinta regata e garantir antecipadamente a vitória no Brasileiro. Nem precisou correr a última regata. “Este foi o meu primeiro título brasileiro na classe Soling. No ano passado, terminei em segundo lugar ao perder a liderança no último dia. Minha tripulação é bem entrosada, já corremos juntos os mundiais da classe de 2011 e 2012, eles sabem velejar tanto no vento fraco como no forte e acertam bem as regulagens do barco em todas as condições”, comentou Nelson Ilha, que também preside a Associação Brasileira da classe Soling.

Os vice-campeões do Bossa Nova não começaram bem no Brasileiro, mas melhoraram bastante neste fim de semana ao obterem três vitórias e um segundo lugar. Já a tripulação do Cachaça, que vinha em segundo na classificação geral, teve uma manobra de jibe infeliz na perna de popa na quinta regata e não cruzou a linha de chegada, terminando em terceiro.

O Brasileiro de Soling foi realizado em duas etapas, dias 2 e 3, 9 e 10, e teve seis regatas disputadas na raia de Ipanema, no Guaíba. O vento que foi fraco na maior parte da competição, só soprou com força mesmo neste domingo. A intensidade chegou aos 30 nós nas rajadas de direção oeste – noroeste no início da tarde e, depois, foi perdendo velocidade até chegar aos 10 nós. Participaram do evento 10 tripulações.

Confira os resultados abaixo.

Campeonato Brasileiro da classe Soling - Classificação Final:
Veleiro Tripulação Pontos Perdidos
1º  Equilibrium Nelson Horn Ilha com Paulo Lemos Ribeiro e Felipe Ilha  8.0
2º  Bossa Nova George Nehm com Marcos Pinto Ribeiro e Lucio Pinto Ribeiro 14.0 
3º  Cachaça André Gick com Caio Vergo e Henrique Delorenzi 15.0
4º  Coringa Guilherme Roth com Carlos Alberto Trein e Roger Lamb 17.0
5º  Dont Let Me Down Cicero Hartmann com Flávio Quevedo e André Renard 17.0
6º  El Demolidor Kadu Bergenthal com Frederico Sidou e Vilnei Goldmeier  23.0
7º  Fúria  Henrique Horn Ilha com Eduardo Devilla e Gustavo Ilha 42.0 
Ideia Fixa Andre Wahrlich com (Eduardo Rocha) Fábio Pillar e Rafael Paglioli 42.0 
9º  Vento e Alma José Horácio Ortega com Eduardo Cavalli e Matheus Lamb 43.0
10º   Marcus Silva com Regis Silva e Eduard Wilson 44.0 

Redação: Estrela Náutica
Fonte:
Ane Meira/Veleiros do Sul


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.