Instagram
Voltar

NOTÍCAS / ESPORTES NÁUTICOS

O brasileiro Luiz Dotta Fonte: Matias Capizzano/VDS
  • O americano Ivan Shestopalov Fonte: Matias Capizzano/VDS
  • Sul-Americano de Optimist Fonte: Matias Capizzano/VDS

MAIS ESPORTES NÁUTICOS

Anterior Próxima

Sul-Americano de Optimist: Brasil e EUA dividem liderança no primeiro dia em Porto Alegre

25/03/2013 -

Apenas uma regata do Campeonato Sul-americano de Optimist pôde ser realizada neste domingo em Porto Alegre. As condições do tempo foram desfavoráveis e não permitiu o cumprimento da programação de três regatas previstas para o primeiro dia. Os 144 velejadores de 14 países foram divididos em dois grupos identificados cada um por uma fita, amarela e azul, no mastro do barco.


O Brasil teve um bom começo no campeonato com a vitória de Luis Dotta no grupo amarelo. No azul, a vitória foi do norte-americano Ivan Shestopalov. Os dois timoneiros estão empatados em pontos na classificação geral. Para o velejador brasileiro a regata foi difícil porque precisou recuperar uma posição depois de estar liderando. “Eu vinha lutando com o velejador norte-americano (Dylan Ascenicios), que andava junto a mim. Porém, no segundo contra vento ele errou numa cambada enquanto eu cruzei a linha por primeiro”, disse Luiz Dotta, 14 anos.


O norte-americano Ivan Shestopalov, 13 anos, também comentou sua participação neste dia. “A regata foi bem desafiadora, mas mantive o foco e pude aproveitar o máximo. O vento rondado foi o principal desafio, mas consegui fazer um bom trabalho. Gostei bastante de velejar no Guaíba, além de muito bonito, oferece boas condições para velejar”.

O primeiro dia do Sul-americano não foi bem em termos de condições do tempo. Os velejadores esperaram em terra por uma hora até entrar o vento. As duas baterias largaram, mas quando a regata estava em andamento a comissão de regata teve que anular porque o vento rondou cerca de 80º, indo de direção sul para leste.  Depois de um tempo foram dadas novas largadas com vento leste de 10 a 12 nós de velocidade.

Mais informações
www.optisulam2013.com.br

Redação: Estrela Náutica
Fonte:
Ane Meira/Veleiros do Sul


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.