Instagram
Voltar

NOTÍCAS / ESPORTES NÁUTICOS

Gabriel lidera o campeonato Fonte: Clube Veleiros do Sul
  • Sul-americano de Optimist Fonte: Clube Veleiros do Sul
  • Tiago Quevedo Fonte: Clube Veleiros do Sul
  • Clara Vignati é a primeira no feminino Fonte: Clube Veleiros do Sul

MAIS ESPORTES NÁUTICOS

Anterior Próxima

Sul-americano de Optimist: Gabriel Lopes (Veleiros do Sul) é o lider

27/03/2013 -

O dia foi dos velejadores gaúchos no Campeonato Sul-americano de Optimist. Tiago Quevedo venceu as duas regatas realizadas nesta terça-feira (26) em Porto Alegre, enquanto Gabriel Lopes se distanciou mais na liderança na classificação geral, seguido pelo norte-americano Ivan Shestopalov e em terceiro Chase Cooper, das Bermudas. Na categoria feminina, a argentina Clara Vignati está em primeiro lugar. O Sul-americano já teve seis regatas realizadas até agora.

Tiago Quevedo, 12 anos, chegou em primeiro nas duas regatas e passou a ocupar a sexta colocação no geral. Depois de um começo difícil, ele conseguiu se recuperar no campeonato. “Larguei no meio da flotilha nas duas regatas e velejei com certa facilidade na frente. O vento ficou mais fraco na última prova, mas não tive dificuldade,” comentou Tiago.

Já Gabriel Lopes, líder do Sul-americano, chegou em 26º na quinta regata, seu pior resultado até agora. Mas, na regata seguinte cruzou a linha de chegada em segundo lugar. Com o descarte ele manteve a sua boa média de classificações, onde acumula: 3º + 1º + 1º + 8º + (26º) + 2º. “A competição começou com vento rondando muito de direção e isso me confundiu na busca do melhor bordo, mas na segunda regata consegui acertar tudo”, contou Gabriel, 12 anos. Os dois timoneiros são do Veleiros do Sul.

No feminino, o destaque da terça-feira foi a argentina Clara Vignati que obteve um segundo lugar na primeira regata alcançando a décima colocação da súmula. "Na primeira regata me destaquei e pude ver melhor os adversários. Para os próximos dias, queria manter o desempenho para permanecer entre os dez melhores", diz a argentina que integra, hoje (27), a equipe argentina na Regata Bettanin. "Acredito que a gente chegue ao pódio porque treinamos muito e estamos bem preparados", afirma.

As regatas estavam previstas para começarem às 13 horas, mas devido à chegada de um temporal com ventos de até 42 nós, os velejadores tiveram que abandonar a raia as pressas e retornar ao clube Veleiros do Sul, sede do evento. Mais tarde, eles retornaram à raia do rio Guaíba para a primeira regata do dia que largou às 16h13min. O vento ficou de direção sul a sudeste de 12 nós de intensidade e no final da tarde caiu para 6 nós.

O Campeonato Sul-americano da classe Optimist dá uma parada com as regatas individuais nesta quarta-feira (27) para ser realizada a competição por equipes, a partir das 10 horas. A raia será montada em frente ao Veleiros do Sul. Os países sul-americanos disputarão o título do continente na Regata Bettanin enquanto os demais participantes irão correr a Copa das Nações Banrisul.

O Brasil será representado por três equipes:
Nº1 – Gabriel Lopes, Tiago Quevedo, Pedro Correa e Pedro Zonta;
Nº 2 – Lucas Faria, Iagor Franco, Gustavo Abdulklech, Clara Penteado, Luiza Cruz;
Nº 3 - Erik Hofmann, Luis Dotta, Tiago Monteiro, Rubem Neto.

Redação: Estrela Náutica
Fonte:
Clube Veleiros do Sul


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.