Instagram
Voltar

NOTÍCAS / ESPORTES NÁUTICOS

Angela Star, de Peter Siemsen Fonte: Gonzalo Arselli
  • S40 Crioula Fonte: Gonzalo Arselli
  • Regatas equilibradas Fonte: Gonzalo Arselli
  • Largada Fonte: Gonzalo Arselli

MAIS ESPORTES NÁUTICOS

Anterior Próxima

Buzio’s Sailing Week: Angela Star, de Peter Siemsen, vence

01/04/2013 -

Terminou neste final de semana, no dia 30 de março, em Armação dos Búzios, no litoral fluminense, a Búzios Sailing Week 2013. Disputada no feriado da semana santa sob ventos de quadrante sul, de todas as intensidades (de 6 a 30 nós, aprox. 10 a 60 km/h) e muitas vezes com chuva sobre a raia, a competição, uma das mais técnicas do calendário nacional, teve quatro excelentes regatas disputadas de quinta-feira até sábado. No fim, na categoria ORC Geral, a principal do evento, sagrou-se campeão o Grand Soleil 46 "Angela Star VI"(ICRJ) da lenda Peter Dirk Siemsen. Com seu neto Francisco no timão, Peter, do alto de seus 83 anos, participou de todas as regatas e foi voz ativa na tripulação. "Velejar é minha vida e estou muito contente com o título aqui em Búzios. O barco novo mostrou que é muito bom e a tripulação, como sempre, velejou bem e com vontade de vencer", declarou o comandante que é um dos únicos velejadores do mundo a possuir o prestigiado troféu Beppe Croce da ISAF, a federação internacional de vela, por sua contribuição para o esporte.

Com uma flotilha de 17 barcos, a categoria ORC foi palco das maiores disputas. No pódio, ao lado da tripulação do "Angela Star" estavam também os velejadores do Beneteau First 40.7 "V8Nitro" (ICRJ), do comandante Paulo Treu, segundo colocado, e os gaúchos do Soto 40 "Crioula" (VDS), os terceiros. Na disputa interna dos velozes e modernos Soto 40, o "Crioula" do Veleiros do Sul, comandado por Samuel Albrecht, levou a melhor sobre o rival "Magia V/Energisa" (RYC) de ninguém menos que Torben Grael. Em terceiro ficou o "Carioca25" (ICRJ), de Roberto Martins com André Mirsky na tática. Na categoria IRC, uma nova opção de regra de medição de rating no Brasil, o pódio foi exatamente igual ao da classe Soto 40 com os três melhores sotos no topo da tabela: "Crioula", "Magia V/Energisa" e "Carioca25". "Apesar da trabalheira que é trazer o barco, para nós é sempre muito gratificante vir lá do sul e competir aqui em Búzios. Vencendo então nem se fala", disse um sorridente Samuel Albrecht.

Nas sub-categorias da ORC, a disputa também foi acirrada. Na ORC 500 o campeão foi também o "Angela Star VI", de Peter Dirk Siemsen; na ORC 600 o vencedor foi o "V8Nitro", de Paulo Treu e na ORC 650 deu o Skipper30 "Maestrale" (ICRJ), do comandante Adalberto Casaes. Na categoria RGS, os aspirantes do Grêmio de Vela da Escola Naval se destacaram com o primeiro e o terceiro lugar em Búzios. O "Brekelé" (GVEN), comandado pelo aspirante Cobellas foi o primeiro. O barco de Niterói "Xekmat" (CNC), de Roberto Bailly, foi o segundo e o "Quiricomba" (GVEN), sob o comando do aspirante Arytan, foi o terceiro.

Para Alain Joullié, comodoro do Iate Clube Armação de Búzios, o evento mostrou sua força. "Apesar de não termos tido nenhum tipo de ajuda neste ano, nem da prefeitura ou de patrocinadores, novamente realizamos um campeonato de alto nível e, apesar de alguns dias nublados, só a sexta-feira santa com muito sol e as águas transparentes de Búzios já fez a alegria daqueles que estiveram aqui conosco nestes dias, competindo ou acompanhando o evento. No ano que vem espero ver todos novamente e ainda mais barcos e velejadores nesta que é considerada uma das melhores raias para se velejar no planeta", declarou o comodoro e anfitrião. A Búzios Sailing Week 2013 foi organizada pelo Iate Clube Armação de Búzios - ICAB com o apoio da FEVERJ - Federação de Vela do Rio de Janeiro e da ABVO - Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.

Redação: Estrela Náutica
Fonte:
Murillo Novaes/Velassessoria

 


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.