Instagram
Voltar

NOTÍCAS / ESPORTES NÁUTICOS

Jimny Take Ashauer lidera na HPE Fonte: Aline Bassi/Balaio

MAIS ESPORTES NÁUTICOS

Anterior Próxima

Copa Suzuki Jimny: teste final para o Brasileiro de HPE

16/04/2013 -

A tradicional Copa Suzuki Jimny, referência na vela oceânica nacional, reúne os principais nomes da modalidade no Yacht Club de Ilhabela (YCI). O evento conta com 45 barcos das classes ORC, C30, HPE, RGS (A,B,C e Cruiser). Neste domingo (14), os veleiros disputaram uma regata no formato barla-sota (entre boias) no Canal de São Sebastião, com vento Sul, com intensidade entre 6 e 14 nós. Destaque para a flotilha de HPE com 16 equipes na disputa pelo título da temporada. A liderança no acumulado geral é do Jimny Take Ashauer (Cássio Ashauer), seguido por Relaxa Next/Caixa (Maurício Santa Cruz).

A categoria HPE é a one-design com maior número de barcos em todo País. Por isso, as regatas em Ilhabela são encaradas como uma das mais importantes do calendário da classe. Nas vésperas do Campeonato Brasileiro de HPE, marcado para maio, também no Yacht Club de Ilhabela, os times escolhem a Copa Suzuki Jimny para ganhar entrosamento e testar equipamentos. Não é errado dizer que todos estão de olho nos adversários.

"O Campeonato Brasileiro de HPE, assim como a Copa Suzuki Jimny, é muito forte tecnicamente. As equipes estão treinando muito em Ilhabela para se adaptar às condições da raia. Por isso, quem conhece bem esse local é requisitado para integrar os times. Somado aos nativos estão os profissionais, velejadores mundialmente conhecidos e campeões por onde passam", indicou o atleta Juninho de Jesus, que faz parte da tripulação Bixiga (Pino di Segni), quinto colocado após o final de semana, em Ilhabela.

"Estamos prontos para brigar por todos os títulos da temporada. A classe HPE está cada vez mais forte e com mais atletas de ponta na raia. Esse crescimento deixa a cada ano as regatas mais parelhas. O Brasileiro é o nosso maior objetivo nesta temporada e vamos treinar muito para chegar bem em maio", explicou Marcelo Bellotti, comandante do SER Glass Eternity, que está em sétimo lugar na sua classe.

O bicampeão pan-americano Maurício Santa Cruz e sua equipe provaram em 2012 que um pequeno vacilo ou ausência em uma das etapas pode acabar com as chances de título. O Relaxa/Next Caixa não correu as primeiras regatas do ano e não conseguiu ser campeão, mesmo tendo o melhor desempenho na reta final. 

"A Copa Suzuki Jimny é igual ao Campeonato Brasileiro de futebol. Como é por pontos corridos, precisamos somar menos pontos no início e abrir vantagem no final. Não temos que pensar como mata-mata. São quatro etapas e mais de 30 regatas no ano. Por isso, toda prova é uma decisão", reforçou Maurício Santa Cruz, comandante do Relaxa/Next Caixa, vencedor da regata de abertura, no sábado, e que está em segundo lugar na Copa Suzuki Jimny.

O HPE consegue reunir atletas amadores com profissionais. Os times investem em velejadores conhecidos para melhorar os resultados, mas o que estão começando podem brigar de igual para igual com os mais experientes. Medalhistas olímpicos, pan-americanos e mundiais como Maurício Santa Cruz, Bruno Prada, Henrique Haddad e Alexandre Paradeda são recrutados para a temporada.

"A interação entre os mais experientes e os mais novos ajuda na evolução da modalidade. É uma motivação a mais na raia. A cada ano que passa, as regatas são mais equilibradas e definidas no final. Por isso, as equipes treinam cada vez mais e investem nas tripulações", ressaltou Alexandre Paradeda, campeão pan-americano de Snipe e atual vice-campeão brasileiro de HPE com o Fit to Fly (Eduardo Mangabeira). O Fit to Fly está em sexto lugar após as duas regatas.

HPE - Resultados após duas regatas
Embarcação Comando Somatória Pontos perdidos
 Jimny Take Ashauer Casio Ashauer 2+4 6
2º  Relaxa Next/Caixa Marcelo Santa Cruz 1+7 8
Ginga Breno Chvaicer 3+5 8

Redação: Estrela Náutica
Fonte:
Flávio Perez/ZDL de Comunicação

 


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.