Instagram
Voltar

NOTÍCAS / ESPORTES NÁUTICOS

Sul Brasileiro da Classe Optimist - Paulista Pedro Fonte: Sidney Bloch/ZDL
  • João Emilio Vasconcelos disputará Norte-americano Fonte: Clube dos Jangadeiros
  • Gabriel Lopes garantiu vaga no Mundial Fonte: Ricardo Pedebós/VDS
  • Pedro Zonta garantiu vaga no Mundial Fonte: Luis Ventura
  • 35º Sul Brasileiro da Classe Optimist - Flotilha Fonte: Ricardo Pedebós/VDS
  • Geison Mendes e os integrantes da Flotilha Minuano Fonte: Ricardo Pedebós/VDS

MAIS ESPORTES NÁUTICOS

Anterior Próxima

Sul Brasileiro da Classe Optimist: velejador paulista Pedro Corrêa vence a 35º edição

06/05/2013 -

Terminou neste sábado, dia 4 de maio, o 35º Campeonato Sul Brasileiro da Classe Optimist. A competição foi realizada pelo clube dos Jangadeiros e reuniu 104 velejadores, que representaram clubes do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro, da Bahia, de Pernambuco e do Distrito Federal. Ao todo, oito regatas foram disputadas na Raia da Tristeza, em Porto Alegre, entre os dias 30 de abril e 4 de maio. O evento era parte da seletiva para os campeonatos Mundial, Europeu e Norte Americano.

Campeão brasileiro em janeiro, o paulista Pedro Corrêa não deu chances para os outros competidores e venceu também o Sul Brasileiro. O velejador do Yacht Club Santo Amaro liderou a competição desde o primeiro dia de provas, conquistando o título com uma vantagem de 19 pontos sobre o brasiliense Lucas Faria, segundo colocado. O gaúcho Gabriel Lopes, do Veleiros do Sul , completou o pódio, na terceira colocação, e levou o troféu rotativo, prêmio exclusivo para os velejadores dos três estados do sul do Brasil. Outros destaques do Rio Grande do Sul na competição foram Tiago Quevedo (Veleiros do Sul), em 5º lugar; João Emílio Vasconcellos (Jangadeiros), em 6º; Guilherme Plentz (Jangadeiros), em 8º; e Pedro Zonta (Jangadeiros), em 9º. 

No feminino, o grande destaque foi a carioca Clara Penteado, primeira colocada entre as meninas e sétima no geral. O excelente resultado garantiu a velejadora do Iate Clube do Rio de Janeiro no Campeonato Europeu. O vice-campeonato ficou com a baiana Luiza Cruz, do Iate Clube da Bahia, com a paulista Olivia Belda, do Clube de Campo São Paulo, na terceira colocação.

Classificação para eventos internacionais

Gabriel Lopes conquistou a vaga para o Mundial da classe após finalizar o Sul-brasileiro de Optimist 2013 em terceiro lugar, como o melhor gaúcho na competição. Tiago Quevedo, que venceu uma regata no sábado, ficou em quinto lugar e alcançou a classificação para o Europeu. Erik Hoffmann (27º) e Ana Paula Lutz do Canto (36º) obtiveram vaga para o Norte-americano de Optimist. Neste ano, a seletiva foi a soma dos resultados obtidos no Brasileiro e no Sul-brasileiro da classe. Ainda, representando o Veleiros do Sul entre os veteranos, Nicolas Muller ficou em 60º. Já nos Estreantes, Gabriel Rimoli foi o 11º e Eduardo Kloeckner ficou em 19º.

Além de Gabriel Lopes, representarão o país no Mundial de Optimist Pedro Correa (YCSA), Lucas Faria (ICB-DF), Pedro Zonta (CDJ) e Gustavo Abdulklech (ICRJ).

Conforme o treinador da Flotilha Minuano Geison Mendes, ao conquistarem a classificação para os eventos internacionais da classe, a equipe alcançou seus objetivos. "A gente vem se preparando desde o Brasileiro para a conquista dessas vagas. Havia uma esperança do Quevedo também obter a classificação para o Mundial, sabíamos que era difícil, mas com o sexto lugar ele conquistou a vaga para o Europeu. O Erik e a Ana Paula tinham a vaga para o norte-americano como objetivo principal, o que foi alcançado. O Nicolas, apesar de não ter feito um bom campeonato, evoluiu bem, e nos estreantes, o Gabriel Rimoli venceu uma regata, o que fez valer o treino intensivo que ele realizou para este campeonato. Nos estreantes, o Eduardo, em seu primeiro e último campeonato (já está muito grande para o Optimist), ficou feliz com a sua evolução técnica e motivado para estrear no Laser", avalia.

O Europeu ocorrerá entre 29 de junho e 07 de julho na Hungria, o Norte-americano de 03 a 11 de julho nas Bermudas (terá Cássio Lutz do Canto como team leader da equipe brasileira) e o Mundial ocorre entre 15 e 26 de julho em Riva del Garda na Itália.

Campeões do 35º Campeonato Sul Brasileiro da Classe Optimist
Masculino Atleta Clube Estado
Geral Pedro Corrêa Yacht Club Santo Amaro SP
Juvenil Pedro Corrêa Yacht Club Santo Amaro SP
Infantil  Gabriel Lopes Veleiros do Sul RS
Mirim Luis Otavio Correia  Clube Naval Charitas RJ
Feminino Atleta Clube Estado
Geral Clara Penteado Iate Clube do Rio de Janeiro RJ
Juvenil Clara Penteado Iate Clube do Rio de Janeiro RJ
Infantil  Marina Hutzler Cabanga Iate Clube de Pernambuco PE
Mirim Bruna de Croce Patrício Iate Clube de Brasília DF

Redação Estrela Náutica
Fonte:
Clube dos Jangadeiros e Clube Veleiros do Sul


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.