Instagram
Voltar

NOTÍCAS / ESPORTES NÁUTICOS

The Wave, Muscat e Alinghi durante a disputa Fonte: Extreme Sailing Series

MAIS ESPORTES NÁUTICOS

Anterior Próxima

Extreme Sailing Series: The Wave, Muscat conquista Qingdao

08/05/2013 -

Com apenas dois pontos de vantagem, a equipe The Wave, Muscat, liderada pelo campeão olímpico Leigh McMillan, superou a tripulação suíça Alinghi, com o americano Morgan Larson, na 3º etapa da Extreme Sailing Series. Mas, Alinghi mantém a liderança na classificação geral do circuito depois de ter vencido a última regata com pontuação dobrada. Já a equipe SAP Extreme Sailing Team garantiu o 3º lugar no pódio em Qingdao, China. O próximo evento será em Istambul, Turquia, entre 20 e 23 de junho.

A cidade de Qingdao guardou o seu melhor para o último dia de regatas da 3º etapa da Extreme Sailing Series. As nove últimas regatas disputadas em 5 de maio – com ventos mais estáveis na baía de Fushan – e a última prova valendo pontos dobrados, foram um verdadeiro show de duelos entre as equipes Alinghi e The Wave, Muscat.

Mas, apesar de a equipe suíça Alinghi ter vencido a derradeira prova – depois de uma performance impecável durante toda a semana de competição – foi a equipe The Wave, Muscat que somou pontos suficientes para vencer a 3º etapa.

"Foi um grande alívio vencer o evento em Qingdao. Conseguir superar o Alinghi mesmo sob ventos fracos foi uma grande conquista para nós. Foi um duelo difícil, pois a equipe de Larson é muito boa. Este ano, o circuito será realmente emocionante", declarou Leigh McMillan, vencedor em 2012.

Morgan Larson, o novo timoneiro americano do Alinghi, disse sentir-se frustado com o resultado final, pois tinha a equipe rival sob controle até que o Red Bull Sailing Team e o SAP Extreme Sailing Team entraram na luta também.

"Conseguimos içar o spinnaker a tempo de passar à frente do Red Bull e do SAP e isto teria sido suficiente para garantirmos os pontos necessários para vencer o evento em Qingdao, mas o The Wave, Muscat nos ultrapassou poucos metros antes da linha de chegada", explicou Larson que entretanto lidera o circuito depois de ter registado o 3º e 1º lugar nas etapas 1 e 2.

A equipa do SAP Extreme Sailing Team venceu três regatas, conseguindo ultrapassar a vantagem que o CAG Pindar tinha no início do dia. Na regata final, os co-skippers Jes Gram-Hansen e Rasmus Kostner realizaram uma largada perfeita e nunca mais olharam para trás, vencendo a prova com tranquilidade. "Penso que hoje comprovamos que podemos estar ao mesmo nível dos líderes The Wave, Muscat e Alinghi. Estamos melhorando a cada evento", disse Jes que assegura pela segunda vez um lugar no pódio nesta temporada, tendo ficado em 3º lugar em Singapura.

O time local convidado ficou em oitavo, mas contou com o apoio da torcida. “Foi ótimo estar com o time local, o suporte tem sido fenomenal e eles [o público] estão seguindo esses jovens velejadores chineses com muito interesse. É muito satisfatório ensinar jovens de 20 anos que nunca correram em catamarãs antes a participar dessa competição de alto nível, é ótimo”, disse o skipper Mitch Booth, que comandou a equipe.

Extreme Sailing Series - Classificação da etapa Qingdao
Equipe País Tripulação Pontos
The Wave, Muscat OMA Leigh McMillan, Ed Smyth, Pete Greenhalgh, Musab Al Hadi, Will Howden 202
Alinghi  SUI Morgan Larson, Stuart Pollard, Pierre Yves Jorand, Nils Frei, Yves Detrey 200
SAP Extreme Sailing Team  DEN Jes Gram-Hansen, Rasmus Kostner, Pete Cumming, Mikkel Røssberg, Nicolai Sehested  191
GAC Pindar  NZL Will Tiller, Shaun Mason, Stewart Dodson, Harry Thurston, Matt Steven 181
Red Bull Sailing Team AUT Roman Hagara, Hans Peter Steinacher, Matthew Adams, Simon Cook, Graeme Spence 168
Team Korea KOR Peter Burling, Matt Vincent, Mark Bulkeley, Tom Johnson, Sungwok Kim 163
Realteam SUI Jerome Clerc, Bryan Mettraux, Arnaud Psarofaghis, Cédric Schmidt, Thiery Wassem 154
China Team CHN Mitch Booth, Wen Zijin, Yingkit Cheng, Liu Xue, Zhang Yiran 145
Classificação geral
Equipe País Pontos
Alinghi SUI 27
The Wave, Muscat OMA 26
Red Bull Sailing Team AUT 24
SAP Extreme Sailing Team DEN 20
Team Korea KOR 16
GAC Pindar NZL 16
Realteam SUI 14
Team X Invitational 13

Redação Estrela Náutica
Fonte:
Nysse Arruda


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.