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Kitesurf - Manobras

16/09/2012 -

Feito uma mistura de surfe, wakeboard e windsurfe, as manobras utilizadas no kitesurf criam novos conceitos e nomes. No entanto, o princípio é o mesmo. O kite apresenta três tipos de manobras: transição, salto e onda. Para cada uma das três, existem termos e pontuações diferentes.

Com uma manobra de transição, o praticante de kitesurf muda a direção que estava seguindo. Já as manobras de saltos são feitas no ar e podem durar quase 10 segundos, sendo com certeza as mais bonitas. Por último, as manobras de ondas são adaptadas do surfe. O grau de dificuldade é alto, pois em caso de queda há o risco do esportista se enrolar nas linhas do kite.

Fique por dentro de algumas manobras:
Jibe - mudança de direção da prancha, na qual se troca as posições dos pés;
Kite Loop - dar uma volta completa com o kite no ar, durante um salto ou durante o velejo, desenhando a letra O no ar;
Looping - dar uma volta vertical completa com o próprio corpo durante um salto;
No Whip - manobra feita usando apenas a velocidade da prancha e a superfície da água ou marolas para saltar. Normalmente, é praticada com o kite a 45 graus;
Pop - manobra realizada para que a decolagem dos saltos seja mais potente. É um impulso que se dá usando a força das pernas com a cravada da prancha bem na rabeta, em sincronia com o comando do kite. É muito usada em manobras No Whip (sem comandar o kite);
Switch - troca de base, ou seja, giro da prancha trocando a frente pela traseira, sem alterar a direção do velejo. Normalmente, é feita antes ou depois de uma transição.

Agora, conheça as principais manobras de cada uma das categorias:

Transição
Switch TackTail Slide - o atleta pressiona o pé de trás para derrapar e trocar a direção;
Switch Stance & Carving - mudança de base seguida de cavada para mudar a direção;
Carving & Switch Stance - cavada seguida de mudança de base para mudar a direção;
Leading Edge Down Turn - o atleta muda de direção com a pipa voando por baixo;
Jump & Switch Tack - o atleta dá um pequeno salto para mudar de direção;
No Hand Tack - mudança de direção sem usar as mãos;
Back Loop Tack - mudança de direção através de giro vertical para trás;
One Hand Back Loop Tack - mudança de direção através de giro vertical com apenas uma mão na barra;
Double Back Loop Tack - mudança de direção com um giro duplo vertical;
Forward Looping Leading Edge Down - giro frontal com a pipa passando por baixo;
Aero 360º Upwind Tack - o atleta mantém o corpo ereto e dá um giro horizontal de 360º, mudando de direção;
360º With Back Pass Bar - o atleta dá um giro horizontal de 360º e a barra passa pelas costas.

Salto
Simple - salto simples sem troca de direção;
Bottom Up - o atleta salta e leva o fundo da prancha para cima e para a frente;
Grab Back Hand - o atleta salta e mantém a mão de trás na prancha;
Grab Forward Hand - o atleta salta e mantém a mão da frente na prancha;
360º - o atleta salta e dá um giro de 360º;
Back Loop - o atleta salta e dá um giro vertical para trás;
Forward Looping - o atleta salta e dá um giro vertical para frente;
Riley - o atleta salta e joga as pernas para trás para que o corpo fique na horizontal;
360º With Grab - o atleta dá um giro horizontal segurando a prancha;
No Hand 360º -  o atleta dá um giro horizontal sem usar as mãos;
Double 360º - o atleta dá dois giros horizontais seguidos;
Double Back Loop - o atleta dá dois giros verticais para trás;
Dead Man - o atleta dá um salto vertical com a cabeça para baixo;
Double Front Loop - dois giros verticais para a frente;
Table Top - o atleta levanta o fundo da prancha por um dos lados;
Kick Front Loop - o atleta dá um giro vertical para a frente chutando as duas pernas para cima;
Kick Back Loop - o atleta dá um giro vertical para trás chutando as duas pernas para cima;
Double Table Top - o atleta levanta o fundo da prancha pelos dois lados, um após o outro;
Same Tack 180º Twist Jump - o atleta inverte a base no ar e pousa com a base anterior;
Riley with Front Kick - o atleta salta com as pernas para trás deixando o corpo na horizontal e depois dá um chute frontal.

Onda
Straightforward - cortar a onda;
Lip Tap - dar uma batida no lip da onda;
Floater - surfar atrás do lip da onda e depois voltar para ela;
Tube - entubar;
Sequence of Manoeuvres - fazer uma sequência de várias manobras;
Back Loop - dar uma batida no lip da onda e depois dar um giro vertical para trás;
Aeros - dar um salto que começa e termina na mesma onda;
360º - dar um giro horizontal que começa e termina na mesma onda;
360º With Grab - dar um giro horizontal segurando a prancha.


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