Instagram
Voltar

NOTÍCAS / ESPORTES NÁUTICOS

Modalidade regata
  • Modalidade freestyle
  • Modalidade wave
  • Modalidade freestyle

MAIS ESPORTES NÁUTICOS

Anterior Próxima

Kitesurf - Competições

16/09/2012 -

Em âmbito nacional, as competições são organizadas pela ABK – Associação Brasileira de Kitesurf. Já as internacionais são promovidas pela PKRA – Professional Kiteboard Riders Association.

A ABK organiza três modalidades de competição: freestyle, wave e regata. Cada competidor é responsável pelo seu equipamento, que deve estar em condições adequadas e dentro das normas de segurança. A competição é dividida em baterias e os melhores vão passando para as fases seguintes.

Entenda as modalidades e suas regras:

Freestyle – na primeira fase da competição, quatro atletas disputam cada bateria e os dois melhores avançam para a próxima fase. Na fase seguinte, as baterias são disputadas entre dois competidores e apenas o melhor avança. A duração de cada bateria é definida pelo diretor do evento.
Para decidir quem passa para a próxima fase, os juízes observam alguns critérios, tais como: inovação, power (deslocamento com projeção), dificuldade técnica, facilidade na execução da manobra, estilo, pouso, altura das manobras e variedade.
Na teoria, os competidores não são penalizados por suas quedas. No entanto, se vier a cair muito, o competidor pode não receber uma boa pontuação.
Para receber notas altas, as manobras devem ter um alto grau de dificuldade. Por exemplo, manobras no ar com troca de mão na barra são mais valorizadas do que na superfície da água.

Wave – com duração mínima de 5 minutos e máxima de 15, as baterias são divididas em dois tipos. Uma bateria de 5 a 8 minutos, na qual são válidas apenas as duas melhores ondas de cada atleta. E uma de 9 a 15 minutos, na qual são consideradas as três melhores.
Não basta surfar, tem que velejar na onda. Algumas dificuldades técnicas são observadas: ondas surfadas com a barra desengatada, manobras realizadas na parte crítica da onda e surfe em prancha sem alça recebem pontuação mais alta.

Regata – cada bateria pode ser disputada por até seis atletas, porém somente dois passam para a próxima etapa. É necessário chegar velejando e não de body drag (que acontece quando o atleta é arrastado pelo kite na água, ou seja, sem a prancha).


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.