Instagram
Voltar

NOTÍCAS / ESPORTES NÁUTICOS

Krystian Kymerson primeira nota 10 em tubos Fonte: Javier Larrea
  • Krystian Kymerson (BRA) (2) Fonte: Javier Larrea
  • Ian Gouveia registrou um novo recorde de pontos Fonte: Javier Larrea
  • Carlo Zapata, único peruano a seguir no evento Fonte: Javier Larrea

MAIS ESPORTES NÁUTICOS

Anterior Próxima

Rip Curl Pro Piedras Negras: Brasileiro ganha primeira nota 10 nos tubos de Ilo

05/06/2013 -

Mais um dia de grandes ondas e muitos tubos nas esquerdas do pointbreak Piedras Negras para o ASP 3-Star Rip Curl Pro em Ilo, cidade do estado de Moquegua no litoral sul do Peru. Os brasileiros se destacaram nas condições desafiadoras do mar na terça-feira, com Krystian Kymerson tirando a primeira nota 10 em um tubaço incrível e Ian Gouveia estreando com o maior placar do campeonato. O peruano Carlo Mario Zapata também surfou um tubo muito bom que valeu nota 9 para se classificar na última bateria da terça-feira e a previsão é de ondas gigantes para os próximos dias no sul do Peru.

"Supercontente de ter conseguido este feito, pois a bateria foi difícil e com pontuações muito altas", destacou Carlo Zapata, que passou em segundo lugar na disputa vencida pelo brasileiro David do Carmo. "Tiveram muitos tubos e todos os quatro surfistas estavam brigando pela classificação com notas bem altas. Fico orgulhoso por ser o único peruano a seguir no evento e estou encantado com o potencial desta região sul do Peru. As ondas são excelentes e quero concentrar agora na próxima fase, já que este campeonato é bastante importante para mim".

A terça-feira foi encerrada com as quatro primeiras baterias da terceira fase, classificando metade dos dezesseis surfistas que vão brigar pelas vagas para os duelos homem a homem das quartas de final. A maioria é do Brasil, com David do Carmo, Marco Fernandez e Thiago Guimarães tendo que competir juntos com o argentino Lucas Santamaria e só dois se classificam. Antes, Sidney Guimarães enfrenta o peruano Carlo Zapata, o uruguaio Marco Giorgi e o norte-americano Myles Laine-Toner na abertura da rodada dos dezesseis finalistas, última de confrontos formados por quatro competidores.

A outra metade dos concorrentes ao título do ASP 3-Star de Moquegua será definida na manhã desta quarta-feira, a partir das 8 horas em Piedras Negras. Entre eles, estão os dois destaques do dia na terça-feira, o nota 10 Krystian Kymerson e Ian Gouveia, que registrou um novo recorde de 16,60 pontos nas esquerdas poderosas do litoral sul peruano. E os dois entrarão juntos no segundo confronto do dia para disputar duas vagas com outro brasileiro, Lucas Silveira, além do chileno Nicolas Guajardo.

"Estou impressionado com a qualidade das ondas daqui de Piedras Negras", disse Krystian Kymerson, que falou sobre o melhor tubo do campeonato. "Fiquei lá dentro, a onda abriu toda e eu sai no spray. Quando ouvi a nota 10, fiquei super instigado, porque fui o primeiro a conseguir o score máximo aqui neste pico, onde pela primeira vez rola uma etapa da ASP".

O nota 10, Krystian Kymerson, ganhou uma bateria só de brasileiros, como a que abriu a terça-feira com Rafael Teixeira e Lucas Silveira conseguindo as primeiras classificações do dia. Na segunda bateria, Ian Gouveia pegou tubo e manobrou forte em uma esquerda da série para receber nota 9 e vencer por 16,60 pontos, maior placar do campeonato. O sul-africano Michael February passou em segundo lugar, com o experiente Victor Ribas sendo eliminado junto com Carlos Gonçalves, único representante do Equador no Rip Curl Pro Piedras Negras.

"Fiquei amarradão em passar para a próxima fase e mais ainda por ter competido na mesma bateria do Victor Ribas", destacou Ian Gouveia, filho do grande ídolo do surfe brasileiro, Fábio Gouveia. "Ele (Ribas) é um dos grandes surfistas do Brasil e competiu durante muitos anos com meu pai no Tour da ASP. Dei muita sorte em achar aquela onda nota 9 e fazer um 7.6 na bateria também. Parece que meu surfe se adaptou bem a este tipo de onda aqui de Ilo".

SEGUNDA FASE

A quantidade de brasileiros é tão grande que a quarta-feira já começa com três contra o sul-africano Michael February, Ricardo dos Santos, Rafael Teixeira e Yan Daberkow. Na segunda bateria do dia, o fato se repete com Krystian Kymerson, Ian Gouveia e Lucas Silveira enfrentando o chileno Nicolas Guajardo na disputa por duas vagas para a fase dos dezesseis melhores do Rip Curl Pro Piedras Negras. 

Já o terceiro combate da quarta-feira será internacional, entre o norte-americano Matt Pagan, o argentino Leandro Usuña, o chileno Guillermo Satt e o brasileiro Yuri Gonçalves, todos muito bons de tubos como os de Ilo no sul do Peru. E um clássico dos esportes na América do Sul fecha a segunda fase do ASP 3-Star de Moquegua, com Santiago Muniz e Agustin Bollini defendendo a Argentina contra os brasileiros Michael Rodrigues e Yago Dora.

A chamada para as quatro últimas baterias da segunda fase foi marcada para as 8 horas da quarta-feira em Piedras Negras. Na terça-feira foram realizadas as oito baterias restantes da primeira fase e as quatro primeiras da segunda rodada, para adiantar a competição. "Hoje (terça-feira), o campeonato começou às 9h30 com a continuação da primeira fase e, após consultar os surfistas, decidimos colocar quatro baterias da segunda fase na água, porque a previsão é que o mar fique gigante nos próximos dois dias, talvez, sem condições de surfe aqui em Piedras Negras", informou Roberto Perdigão, diretor regional da ASP South America.

O Rip Curl Pro Piedras Negras, em Ilo, Moquegua, tem prazo até sábado para ser encerrado no Peru e está sendo transmitido ao vivo pela internet.

Transmissão ao vivo
www.iloperuwst.com

Mais informações
www.aspsouthamerica.com

SEGUNDA FASE - Round of 32 – 3º=17º lugar (US$ 800 e 178 pts) / 4º=25º lugar ($ 700 e 145 pts)

------------baterias que fecharam a terça-feira:
1ª: 1-Marco Giorgi (URU), 2-Marco Fernandez (BRA), 3-Landon McNamara (HAV), 4-Brent Symes (AUS)
2ª: 1-Sidney Guimarães (BRA), 2-Lucas Santamaria (ARG), 3-David Van Zyl (AFR), 4-Manoel Roncalla (PER)
3ª: 1-David do Carmo (BRA), 2-Carlo Zapata (PER), 3-Marcelo Rodriguez (ARG), 4-Wellington Carane (BRA)
4ª: 1-Thiago Guimarães (BRA), 2-Myles Laine-Toner (EUA), 3-Manuel Selman (CHL), 4-Enrique Ariitu (TAH)

------------ficaram para abrir a quarta-feira:
5ª: Ricardo dos Santos (BRA), Rafael Teixeira (BRA), Michael February (AFR), Yan Daberkow (BRA)
6ª: Nicolas Guajardo (CHL), Lucas Silveira (BRA), Ian Gouveia (BRA), Krystian Kymerson (BRA)
7ª: Leandro Usuña (ARG), Matt Pagan (EUA), Yuri Gonçalves (BRA), Guillermo Satt (CHL)
8ª: Agustin Bollini (ARG), Michael Rodrigues (BRA), Santiago Muniz (ARG), Yago Dora (BRA)

PRIMEIRA FASE - Round of 64 – 3º=33º lugar (US$ 500 e 133 pts) / 4º=49º lugar ($ 300 e 75 pts)

------------baterias que abriram a terça-feira:
10: 1-Rafael Teixeira (BRA), 2-Lucas Silveira (BRA), 3-Igor Moraes (BRA), 4-Luan Carvalho (BRA)
11: 1-Ian Gouveia (BRA), 2-Michael February (AFR), 3-Carlos Gonçalves (EQU), 4-Victor Ribas (BRA)
12: 1-Krystian Kymerson (BRA), 2-Yan Daberkow (BRA), 3-João Abreu (BRA)
13: 1-Leandro Usuña (ARG), 2-Agustin Bollini (ARG), 3-Matheus Faria (BRA), 4-Nahuel Amalfitano (ARG)
14: 1-Matt Pagan (EUA), 2-Michael Rodrigues (BRA), 3-Eala Stewart (HAV), 4-Danilo Cerda (CHL)
15: 1-Santiago Muniz (ARG), 2-Yuri Gonçalves (BRA), 3-Casey Grant (AFR), 4-Juan Arca (ARG)
16: 1-Yago Dora (BRA), 2-Guillermo Satt (CHL), 3-Dunga Neto (BRA), 4-James Fazio (EUA)

1ª bateria: 1-Landon McNamara (HAV), 2-Manuel Roncalla (PER), 3-Felipe Sepulveda (CHL), 4-Liam McNamara (HAV)

------------baterias realizadas na segunda-feira:
2ª: 1-Marco Fernandez (BRA), 2-David Van Zyl (AFR), 3-Davey Brand (AFR)
3ª: 1-Lucas Santamaria (ARG), 2-Brent Symes (AUS), 3-Cheyne Willis (HAV)
4ª: 1-Sidney Guimarães (BRA), 2-Marco Giorgi (URU), 3-Robson Santos (BRA), 4-Alexandre Chacon (BRA)
5ª: 1-David do Carmo (BRA), 2-Myles Laine-Toner (EUA), 3-Aurelio Santana (BRA), 4-Ramon Santiago (PRI)
6ª: 1-Marcelo Rodriguez (ARG), 2-Thiago Guimarães (BRA), 3-Martin Jeri (PER)
7ª: 1-Manuel Selman (CHL), 2-Wellington Carane (BRA), 3-Ygor Arakaki (BRA), 4-Diego Conti (ARG)
8ª: 1-Enrique Ariitu (TAH), 2-Carlo Zapata (PER), 3-Gustavo Ribeiro (BRA), 4-Alon Campestrini (BRA)
9ª: 1-Ricardo dos Santos (BRA), 2-Nicolas Guajardo (CHL), 3-Alcides Lopes (BRA), 4-Patrick Korny (BRA)

Redação Estrela Náutica
Fonte:
Assessoria de imprensa

 


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.