Instagram
Voltar

NOTÍCAS / ESPORTES NÁUTICOS

MAIS ESPORTES NÁUTICOS

Anterior Próxima

Stand Up Paddle e sua História

16/09/2012 -

Basicamente, o Stand Up Paddle é um esporte aquático de superfície, o qual surgiu do surfe onde o surfista usa um remo para se mover enquanto permanece em pé em sua prancha. Com raiz polinésia, o popular e modernizado Stand Up Paddle, também conhecido como SUP, surgiu no Havaí. Foi em Waikiki, no começo da década de 1960, que os beach boys subiram em suas longas pranchas e remaram até superar os recifes.

No começo dos anos 2000, os surfistas havaianos Dave Kalama, Brian Keaulana, Rick Thomas, Archie Kalepa e Laird Hamilton iniciaram o SUP como um modo alternativo para treinar enquanto a temporada de surfe estava fora. Ao longo dos anos, sem notarem, foram introduzindo eventos no cenário do surf, tais como: Moloka’i to O’ahu Paddleboard Race e Mãkaha’s Big Board Surfing Classic. Hoje, você pode encontrar surfistas de SUP em muitas corridas de Outrigger e Paddleboard como participantes dentro de suas próprias categorias.

Não podemos esquecer de Jimmy Lewis que criou uma das primeiras produções de pranchas modernas.

Uma diferença entre a idéia moderna do surfe e do SUP é que o mais atual não precisa de onda. No SUP, o praticante pode remar em oceano aberto, lagos, rios e portos (não recomendado por questões de segurança). Uma das vantagens é o ângulo de visão devido à posição do surfista, uma vez que neste modo, ele pode enxergar mais fundo na água e mais longe no horizonte, além de pegar mais ondas em sequência. Em rios, tem se tornado popular pela habilidade em navegar rápido através de obstáculos. Em lagos, a calma e tranqüilidade da água atrai os praticantes que procuram relaxar e se exercitar, uma vez que o esporte proporciona ótimo benefício ao corpo.

Este é um esporte de fácil aprendizagem. Dentro de um hora, você pode se sentir bem confortável e seguro para navegar.

É comum uma maior popularidade entre as mulheres devido ao baixo centro de gravidade do corpo. Geralmente, as mulheres se dão melhor do que homens neste esporte por questão de equilíbrio.


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.