Instagram
Voltar

NOTÍCAS / ESPORTES NÁUTICOS

Guillermo Satt bate recordes
  • Guillermo Satt (CHL) faz as honras da casa
  • Yan Daberkow fez dobradinha com Robson Santos
  • Gabriel Villaran (PER) surfou tubos incríveis
  • Eala Stewart (HAV) é uma das jovens promessas
  • Anthony Walsh (AUS) defende o título

MAIS ESPORTES NÁUTICOS

Anterior Próxima

Maui and Sons Arica Pro: Guillermo Satt tira a primeira nota 10 em El Gringo no Chile

12/06/2013 -

O mar baixou um pouco na terça-feira, mas El Gringo continuou apresentando tubos adrenalizantes nas séries de 6 pés (1,8 metro) sólidos para o Monster Energy apresenta Maui and Sons Arica Pro by Sony no Chile. Porém, só até a entrada do vento sul que sempre chega no meio do dia para acabar com a formação das ondas em Arica. Antes disso, o chileno Guillermo Satt fez as honras da casa no último confronto do dia, arrancando a primeira nota 10 no tubo mais espetacular do campeonato. Outro destaque da terça-feira foi o peruano Gabriel Villaran, que tinha feito os recordes do Desafio de Arica até ali, com a nota 9,85 e os 18,35 pontos que totalizou em sua estreia nas esquerdas poderosas de El Gringo.

"El Gringo é minha casa e estou muito feliz pelo amor e apoio das pessoas aqui", disse Guillermo Satt. "No ano passado, não fui bem no evento e agora fiz a melhor onda do dia, então isso me dá mais confiança para o restante da competição. Espero que o título deste ano fique aqui em Arica com algum chileno".

No segundo dia do Maui and Sons Arica Pro, foram realizadas mais oito baterias da segunda fase, restando quatro para fechar a lista dos 32 melhores do ASP 3-Star do Chile. A terça-feira começou com a surpreendente eliminação do argentino Santiago Muniz, que no sábado passado festejou a sua primeira vitória no Circuito Mundial da ASP na estreia do Rip Curl Pro Piedras Negras Ilo Moquegua no Peru. E foi um peruano, Martin Jeri, que venceu este primeiro confronto do dia, com o big-rider de Saquarema, Marcos Monteiro, passando em segundo lugar para a terceira rodada do campeonato.

Na disputa seguinte, os finalistas do Desafio de Arica no ano passado estrearam juntos e se classificaram. O defensor do título Anthony Walsh, da Austrália, saiu do mar em primeiro lugar e o havaiano Eala Stewart em segundo. Em uma bateria fraca de ondas, Anthony Walsh garantiu a vitória com uma nota 6,5, com os dois eliminando o brasileiro Ygor Arakaki e o norte-americano Jacob Szekely.

No terceiro confronto do dia, El Gringo bombou altas ondas e o peruano Gabriel Villaran surfou tubos incríveis, conseguindo notas 9,85 e 8,50 nas duas melhores ondas para totalizar 18,35 pontos de 20 possíveis. Na briga pela segunda vaga, o argentino Juan Arca superou o sul-africano Casey Grant e o norte-americano Patrick Swift. Na bateria seguinte, deu dobradinha brasileira de Yan Daberkow e Robson Santos sobre o chileno Cristian Merello e o argentino Marcelo Rodriguez.

"Estou feliz por estar mais uma vez aqui em Arica", falou Gabriel Villaran. "Eu tive uma boa bateria, um ótimo começo de campeonato, com um bom ritmo e isso foi importante pra mim. Espero repetir o título que conquistei aqui mesmo em El Gringo em 2009. Se não conseguir, pelo menos chegar na final já seria muito bom".

As marcas do peruano Gabriel Villaran só foram batidas no último confronto do dia pelo chileno Guillermo Satt. Para a alegria da torcida local, ele surfou o tubo mais espetacular dos dois primeiros dias do Maui and Sons Arica Pro. Foi tão profundo que os juízes não hesitaram em soltar a primeira nota 10 do campeonato e ele ainda somou um 8,75 para se tornar o recordista absoluto com o placar de 18,75 pontos. Em segundo, ficou o uruguaio Marco Giorgi, que conquistou a última classificação do dia para a terceira fase da competição.

Outros surfistas que merecem destaque pelas grandes apresentações nos tubos de 6 pés plus da terça-feira em El Gringo são o brasileiro Yan Daberkow, o argentino Agustin Bollini e o havaiano Landon McNamara. Daberkow totalizou 15,40 pontos com notas 8,00 e 7,40. Bollini surfou um tubão nota 9,0 para ganhar um confronto internacional contra um competidor da Austrália, um dos Estados Unidos e um da Alemanha. E, McNamara recebeu nota 9,35 em sua melhor onda para vencer a penúltima bateria do dia no Chile.

"Estou de volta em Arica e de novo com altas ondas aqui em El Gringo", falou Landon McNamara, uma das jovens promessas do surfe havaiano, junto com Eala Stewart. "Eu amo estas ondas aqui e espero fazer melhor do que no ano passado, quem sabe chegar à final desta vez seria excelente".

O Monster Energy apresenta Maui and Sons Arica Pro by Sony está sendo transmitido ao vivo pela internet e o link pode ser acessado clicando-se no banner do evento na capa do www.aspsouthamerica.com.

TERCEIRA FASE DO MAUI AND SONS ARICA PRO - Baterias do Round of 32 já formadas
1ª: Diego Conti (ARG), Matt Pagan (EUA), Yuri Gonçalves (BRA), Carlo Zapata (PER)
2ª: Camilo Hernandez (CHL), Yago Dora (BRA), Carlos Gonçalves (EQU), Michael February (AFR)
3ª: Martin Jeri (PER), Anthony Walsh (AUS), Juan Arca (ARG), Robson Santos (BRA)
4ª: Marcos Monteiro (BRA), Eala Stewart (HAV), Gabriel Villaran (PER), Yan Daberkow (BRA)
5ª: Agustin Bollini (ARG), Lucas Silveira (BRA), Alvaro Malpartida (PER), Marco Giorgi (URU)
6ª: James Fazio (EUA), Lucas Santamaria (ARG), Landon McNamara (HAV), Guillermo Satt (CHL)

SEGUNDA FASE - Round of 64 – 3º=33º lugar ($ 500 e 133 pts) / 4º=49º ($ 300 e 75 pts)

—————baterias que fecharam a segunda-feira
1ª: 1-Diego Conti (ARG), 2-Camilo Hernandez (CHL), 3-João Abreu (BRA), w.o-Ricardo dos Santos (BRA)
2ª: 1-Matt Pagan (EUA), 2-Yago Dora (BRA), 3-Maximiliano Cross (CHL), 4-Patrick Korny (BRA)
3ª: 1-Carlos Gonçalves (EQU), 2-Yuri Gonçalves (BRA), 3-Sidney Guimarães (BRA), 4-Tristan Aicardi (CHL)
4ª: 1-Michael February (AFR), 2-Carlo Zapata (PER), 3-Cristian Merello (CHL), 4-Matheus Faria (BRA)

—————baterias realizadas na terça-feira
5ª: 1-Martin Jeri (PER), 2-Marcos Monteiro (BRA), 3-Dunga Neto (BRA), 4-Santiago Muniz (ARG)
6ª: 1-Anthony Walsh (AUS), 2-Eala Stewart (HAV), 3-Ygor Arakaki (BRA), 4-Jacob Szekely (EUA)
7ª: 1-Gabriel Villaran (PER), 2-Juan Arca (ARG), 3-Casey Grant (AFR), 4-Patrick Swift (EUA)
8ª: 1-Yan Daberkow (BRA), 2-Robson Santos (BRA), 3-Cristian Merello (CHL), 4-Marcelo Rodriguez (ARG)
9ª: 1-Agustin Bollini (ARG), 2-James Fazio (EUA), 3-Nic Von Rupp (ALE), 4-Brent Symes (AUS)
10: 1-Lucas Silveira (BRA), 2-Lucas Santamaria (ARG), 3-Giovanni Visconti (CHL), 4-Liam McNamara (HAV)
11: 1-Landon McNamara (HAV), 2-Alvaro Malpartida (PER), 3-Ian Gouveia (BRA), 4-Rafael Tapia (CHL)
12: 1-Guillermo Satt (CHL), 2-Marco Giorgi (URU), 3-Alcides Lopes (BRA), 4-Greg Urata (EUA)

—————ficaram para abrir a quarta-feira
13: Alon Campestrini (BRA), Nicolas Vargas (CHL), Ramon Santiago (PRI), Ryan Cabezas (CHL)
14: David Van Zyl (AFR), Enrique Ariitu (TAH), Nahuel Amalfitano (ARG), Felipe Sepulveda (CHL)
15: Manuel Selman (CHL), Myles Laine-Toner (EUA), Cheyne Willis (HAV), Leonardo Acevedo (CHL)
16: Thiago Guimarães (BRA), Michael Rodrigues (BRA), Igor Moraes (BRA), Diego Medina (CHL)

Redação Estrela Náutica
Fonte:
Assessoria de imprensa


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.