Instagram
Voltar

NOTÍCAS / ESPORTES NÁUTICOS

Rolex Ilhabela Sailing Week Fonte: Carlo Borlenghi/Rolex
  • Evento apresenta divisões das classes ORC e RGS Fonte: Carlo Borlenghi/Rolex
  • Regatas serão em julho Fonte: Carlo Borlenghi/Rolex

MAIS ESPORTES NÁUTICOS

Anterior Próxima

Rolex Ilhabela Sailing Week apresenta as divisões das classes ORC e RGS

25/06/2013 -

A organização da Rolex Ilhabela Sailing Week divulga os critérios para a divisão das classes ORC e RGS para a 40ª edição do maior evento de vela oceânica da América Latina. As duas categorias juntas contam com mais de 50% dos barcos inscritos para o evento, que será disputado de 6 a 13 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (YCI). O objetivo das divisões é garantir resultados justos nas regatas dos veleiros que usam o rating, ou seja, uma fórmula para calcular os vencedores das provas. As outras classes no calendário de 2013 são: C30, S40, HPE e Star.

As diferenças técnicas das embarcações das classes ORC e RGS (comprimento, linha d'água e área vélica), exigem que se estabeleça um índice para a equiparação dos tempos percorridos por veleiros distintos numa mesma distância. A Classe ORC considera o tempo em segundos que o barco deve percorrer uma milha náutica (1.852 km) para se determinar as divisões. Por exemplo, um barco da Classe ORC 500, com GPH igual ou menor a 590, significa que deve cumprir a distância de uma milha em até 590 segundos.

Na Classe RGS, a divisão procede de acordo com o comprimento da embarcação em pés (LOA) – 1 pé = 30,48 cm. A RGS A, por exemplo, reúne barcos com mais de 39 pés, ou seja, comprimento superior a 11,88 m e também é considerado o TMFAA, índice atribuído a cada veleiro de acordo com suas especificações e que será multiplicado pelo tempo total de regata em segundos para se obter o resultado. Aquele que obtiver o menor produto (tempo), ganha a prova.

Divisões da classe ORC
ORC 500 - GPH <= 590
ORC 600 - GPH >590 e GPH <= 650
ORC 650 - GPH >650 e GPH <=690 e com LOA >=29 pés (8,84 m)
ORC 700 - Todos os barcos com LOA < 29 pés (8,84 m) ou GPH>690

Divisões da classe RGS
RGS-A
- barcos com LOA >= 39 pés (11,88 m) ou TMFAA >= 0,9900
RGS-B - barcos com TMFAA >= 0,8901 e TMFAA <= 0,9899
RGS-C - barcos com TMFAA <= 0,8900
RGS-Cruiser - # LOA >= 32 pés (9,70 m) que atendam os critérios de elegibilidade

Em 2012, os vencedores da Rolex Ilhabela Sailing Week nas categorias citadas foram: Tomgape Touché (ORC Geral e 500), Zeus (ORC 600), Kiron (ORC 650), Prozak (ORC 700), Maria Preta (RGS Maxi), Troop Too (RGS A), Tangaroa (RGS B), Mandinga (RGS C), Chrispin II Kelvin Clima (RGS Cruiser A) e Hélio II- Hospital Sírio Libanês (RGS Cruiser B).

Redação Estrela Náutica
Fonte:
Assessoria de imprensa

 


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.