Instagram
Voltar

NOTÍCAS / NOTÍCIAS / FIQUE POR DENTRO

Samuel Albrecht e Caroline Boening Fonte: Ane Meira

MAIS FIQUE POR DENTRO

Anterior Próxima

Classe Nacra 17 realiza Sul-americano e Clínica no Veleiros do Sul

31/10/2013 -

Entre os dias 07 e 10 de novembro o Veleiros do Sul sedia o Campeonato Sul-americano da classe Nacra 17, o primeiro grande evento da nova classe da vela Olímpica no Continente. As inscrições para o campeonato seguem abertas  a participação de seis tripulações brasileiras já estão previstas, além de tripulações da Argentina, Uruguai e Venezuela.

Durante o campeonato, a Confederação Brasileira de CBVela e a Associação Brasileira da Classe Nacra 17 (ABCN17) realiza a primeira clínica da classe no país entre os dias 02 e 10 de novembro. O técnico será Andrew Landenberger, velejador australiano medalhista Olímpico no Tornado e com inúmeros títulos em classes catamarã. Conforme Clinio de Freitas, presidente da ABCN17, evento será custeado pelo COB/CBVela como apoio ao desenvolvimento da classe Nacra17 no Brasil.

"Para participar o ideal é que tenha um Nacra 17 no local do evento a disposição. A clínica será nas vésperas do Campeonato Sul Americano da classe e durante o mesmo para acelerar a evolução dos velejadores da classe no Brasil", esclarece Clínio.

Nacra 17 no Brasil
Barco de alta performance, o catamarã Nacra 17 é a nova classe eleita pela Federação Internacional de Vela (ISAF) a integrar os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016. O mastro e o casco duplo são feitos em fibra de carbono permitindo a alta velocidade do barco que requer boa preparação técnica da tripulação, uma dupla mista. Assim que a ISAF inseriu o Nacra 17 no calendário Olímpico, federações de vela do mundo inteiro começaram a trabalhar pela implantação da classe. As seletivas para escolher as 20 tripulações que disputarão a Olimpíada começaram neste ano.

No Brasil, o I Campeonato Brasileiro da Classe Olímpica Nacra 17 foi realizado entre 27 e 30 de junho de 2013 na Baía de Guanabara, sediado pelo Iate Clube do Rio de Janeiro. Durante o campeonato foi criada a Associação Brasileira de Nacra 17 e escolhido o velejador Clinio de Freitas como presidente. Clínio faz dupla com Cláudia Swan, venceu o brasileiro e disputou em junho o primeiro mundial de Nacra 17 na Holanda. A primeira seletiva para a formação da equipe no Brasil será em janeiro de 2014, na raia olímpica, na Baía de Guanabara/Rio de Janeiro.

Fonte: Assessoria VDS
Texto: Ane Meira
Redação: Estrela Náutica


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.