Instagram
Voltar

NOTÍCAS / NOTÍCIAS / FIQUE POR DENTRO

Robert Sheidt - Classe Laser Fonte: Divulgação
  • Bruno Prada - Classe Finn Fonte: Ants Vainsalu
  • Bruno Fontes - Classe Laser Fonte: Divulgação
  • Jorge Zarif - Classe Finn Fonte: Marcio Rodrigues/MPIX
  • Fernanda Oliveira e Ana Barbachan - Classe 470 Fonte: William West/AFP
  • Martine Grael e Kahena Kunze - Classe 49erFX Fonte: Fred Hoffmann
  • Ricardo Bimba Winicki - Classe RS:X Fonte: Francisco Lino/ZDL
  • Bruna Martinelli - Classe RS:X Fonte: Divulgação

MAIS FIQUE POR DENTRO

Anterior Próxima

Semana Brasileira de Vela: fortes nomes e jovens talentos no palco dos Jogos Olímpicos do Rio-2016

18/02/2013 -

A Semana Brasileira de Vela tem início hoje (18) e vai até o dia 22 de fevereiro no Iate Clube do Rio de Janeiro, na Baía de Guanabara. A competição é válida como seletiva para a formação da equipe que representará o País em competições internacionais na temporada, além de ser o primeiro passo rumo aos Jogos Olímpicos do Rio-2016, com regatas programadas para o mesmo local. O evento terá a participação dos maiores nomes da vela nacional.

Oito vezes campeão mundial e três vezes medalhista olímpico na classe Laser, Robert Scheidt mostra otimismo na volta à categoria que o consagrou. Com bom desempenho nas competições disputadas desde o fim da parceria com Bruno Prada, o experiente velejador mostra otimismo na luta para integrar a Seleção Brasileira, mas descarta favoritismo na disputa. O velejador catarinense Bruno Fontes, quinto colocado na Copa do Mundo de Vela, estará na disputa. Com uma previsão de condição de vento médio, como é característica da Baía de Guanabara, a expectativa é de que vários atletas cheguem em condições iguais de disputa pelo título, o que torna a competição ainda mais complicada. 

Assim como o ex-companheiro, campeão do Brasileiro de Laser, disputado em janeiro, Bruno Prada tem conquistado resultados importantes em seu retorno à Classe Finn. No mesmo mês, foi o segundo colocado do nacional da categoria, atrás apenas de Jorge Zarif. E, a fim de acelerar à sua readaptação na Finn, o tricampeão mundial passou a treinar com Zarif, representante brasileiro nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. Com ótimo relacionamento com o rival, Prada exalta a evolução conquistada no período. "O bom é que temos sido um excelente parâmetro um para o outro, e a tendência é os dois evoluírem internacionalmente", afirma.

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan disputarão a 470 feminino. Campeãs da etapa da Copa do Mundo de Miami e atuais líderes do ranking da Federação Internacional de Vela (ISAF), a dupla está invicta em 2013. Venceram as três competições que disputaram: Sul-americano, Campeonato Brasileiro e a etapa da Copa do Mundo de Miami. Fernanda, 16 vezes campeã brasileira, está em sua quinta Campanha Olímpica (Sydney-2000, Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012). Nos Jogos de Pequim, ela conquistou a inédita medalha olímpica da modalidade feminina.

O veterano de quatro Olimpíadas, Ricardo Winicki, o Bimba, e a pernambucana Bruna Martinelli estarão na disputa da vaga olímpica de windsurf, categoria RS:X. Paralelamente à Semana Brasileira, será realizado o Campeonato Sul-Americano de RS:X, com a participação de atletas europeus, que vieram exclusivamente para  experimentar a raia da próxima olimpíada, já que os velejadores não sul-americanos não concorrem aos títulos do continentel. Os dois campeonatos vão até o dia 22.

As estreantes e já bem sucedidas na classe 49erFX, Martine Grael e Kahena Kunze, somam os títulos do Campeonato Norte-Americano e da segunda etapa da Copa do Mundo de Vela, a Miami OCR, o que foi suficiente para garantir a primeira colocação no ranking divulgado pela Federação Internacional de Vela (ISAF).

Em suma, a Semana Brasileira promete muito com os fortes nomes da vela e os jovens talentos que não param de surgir. Acompanhem aqui no Portal Estrela Náutica as notícias ao longo da competição.

Redação: Estrela Náutica
Fonte: Assessorias de imprensa


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.