Instagram
Voltar

NOTÍCAS / NOTÍCIAS / FIQUE POR DENTRO

Campeonato Sul-Americano de Optimist Fonte: Sílvio Ávila-VDS

MAIS FIQUE POR DENTRO

Anterior Próxima

Campeonato Sul-Americano de Optimist: futuro da vela sul-americana se reúne em Porto Alegre

21/03/2013 -

Porto Alegre receberá o Campeonato Sul-Americano de Optimist entre os dias 21 e 31 de março. Na raia do Cristal, no Guaíba, e com realização do clube Veleiros do Sul em conjunto com a Associação Internacional da Classe Optimist (IODA), a competição contará com cerca de 140 participantes de 14 países: Argentina, Antilhas Holandesas, Bermudas, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Estados Unidos, Ilhas Virgens Americanas, Honduras, México, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

A classe Optimist
Criada na década de 1960, a Optimist é uma das classes mais populares da vela por ser o ponto de partida, onde as crianças aprendem a velejar e competir no barco pequeno de proa plana, formato que retém a velocidade e dá segurança. 

Integram à classe, jovens velejadores com idades entre 10 e 15 anos que passaram por seletivas em seus países para poderem disputar o sul-americano. Em janeiro, foi disputado o Campeonato Brasileiro da classe, no Yacht Club Santo Amaro, na Represa do Guarapiranga, em São Paulo.

O comodoro Cícero Hartmann comenta sobre o desafio de sediar uma competição de porte continental: “Um campeonato de Optimist desta magnitude exige muita organização e planejamento. Acompanhamos o trabalho e o esforço de nossa equipe esportiva e administrativa desde outubro de 2012. Sem dúvida o Veleiros do Sul está apto para realizar esse evento. O legado dessa competição será o despertar das crianças para o esporte da vela. Vale à pena conferir a coragem dos pequenos velejadores e torcer pelos nossos "grandes" representantes da Flotilha Minuano, qualificada como a melhor do Brasil em 2013”, orgulha-se.

O campeonato
A disputa terá dois módulos, individual e por equipes:

Individual — Optimist Individual South American Championship (ISAM)
Cada país pode inscrever 15 velejadores (com exceção do país sede, o Brasil, que tem direito a 30 velejadores). Serão disputadas 12 regatas e o resultado de uma delas será o descarte. Como a posição conquistada corresponde a pontuação na regata, quem pontuar menos obtém a melhor classificação (ex: quem chega em primeiro lugar, ganha um ponto, em segundo dois pontos e assim por diante). As disputas ocorrem nos três primeiros e nos dois últimos dias de competição.

Equipes — Optimist Team Racing South American Championship (TRSAM)
Cada equipe composta de no máximo quatro velejadores e um reserva compete no formato de eliminatória dupla. Serão 16 equipes no máximo, disputando umas contra as outras.

Optimist Nations Cup
Disputa paralela por equipes onde competem velejadores de países de fora da América do Sul. As regatas ocorrem paralelamente às regatas do sul-americano em raias separadas.

Campeonato Sul-Americano de Optimist - Programação
20 de março  Chegada das delegações e medição
21 de março  Inscrições e medição
22 de março  Inscrições e medição 
Reunião com os team leaders
17h - Cerimônia de Abertura 
23 de março Inscrições e medição 
Regata de abertura
24 de março Regatas (Individual)
25 de março Regatas (Individual)
26 de março Regatas (Individual)
27 de março Regatas (Equipes e Nations Cup)
28 de março Folga
29 de março Regatas (Individual)
30 de março Regatas (Individual) 
20h - Cerimônia de encerramento
31 de março Encerramento

Redação: Estrela Náutica
Fonte:
Veleiros do Sul


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.