Instagram
Voltar

NOTÍCAS / NOTÍCIAS / FIQUE POR DENTRO

Bochecha e Andrade na 49er Fonte: Fred Hoffmann/ZDL
  • Bochecha e Andrade Fonte: Divulgação
  • Bochecha e Andrade Fonte: Jennifer Langille

MAIS FIQUE POR DENTRO

Anterior Próxima

Troféu Princesa Sofia: dupla brasileira soberana em nível sul-americano na classe 49er compete na Espanha

22/03/2013 -

Soberano em nível sul-americano na classe 49er e com três participações olímpicas na bagagem, o velejador do clube dos Jangadeiros André “Bochecha” Fonseca viajou na última terça-feira, dia 19 de março, para a Espanha, onde disputa o 44º Troféu Princesa Sofia, em Palma de Mallorca. O atleta catarinense encontrará no Velho Continente o seu atual parceiro, o carioca Francisco Andrade.

Integrante da Equipe Brasileira de Vela, a dupla aproveita as próximas duas semanas para treinar em águas espanholas, antes do início da competição. O Troféu Princesa Sofia é uma das etapas da Copa do Mundo de Vela da Federação Internacional de Vela (Isaf, na sigla em inglês) e será realizado entre os dias 30 de março e 6 de abril. O evento reúne velejadores de 53 países, que disputarão regatas em nove classes: 470 (masculino e feminino), 49er, 49er FX, Finn, Laser Standard, Laser Radial, Nacra 17, RS:X (masculino e feminino) e 2.4 MR.

História da dupla

Nascido em Florianópolis, em 1978, André Fonseca radicou-se em Porto Alegre em 1998, para competir ao lado do gaúcho Alexandre Paradeda. O velejador passou a representar o Clube dos Jangadeiros e participou de três edições dos Jogos Olímpicos (Sidney/2000, Atenas/2004 e Pequim/2008) e de duas Regatas Volta ao Mundo.

Atualmente, Bochecha é considerado o principal nome da classe 49er no país e compete ao lado de Francisco Andrade, atleta nascido no Rio de Janeiro e que participou das duas últimas olimpíadas (Pequim/2008 e Londres/2012), representando Portugal. Formada no final de 2012, a parceria obteve excelentes resultados nos quatro campeonatos que disputou até o momento. Em dezembro, os velejadores conquistaram o Sul-Americano de 49er, em Buenos Aires, na Argentina.

Logo em seguida, em janeiro, venceram o Campeonato Norte-Americano, disputado em Miami, nos Estados Unidos. Na mesma cidade, poucos dias depois, a dupla participou da segunda etapa da Copa do Mundo de Vela, terminando na sétima colocação. A última conquista veio na Semana Brasileira de Vela, realizada em fevereiro, no Rio de Janeiro. Os velejadores do Jangadeiros mais uma vez levaram o título e garantiram a vaga na Equipe Brasileira de Vela, que tem apoio da Confederação Brasileira de Vela.

Redação: Estrela Náutica
Fonte:
Mar Aberto

 


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.