Instagram
Voltar

NOTÍCAS / NOTÍCIAS / FIQUE POR DENTRO

Veleiro de Ernesto Breda Fonte: Aline Bassi/Balaio
  • Regata de ORC Fonte: Aline Bassi/Balaio
  • Touché em Ilhabela Fonte: Aline Bassi/Balaio
  • Tripulação Fonte: Aline Bassi/Balaio

MAIS FIQUE POR DENTRO

Anterior Próxima

Vela oceânica: Touché, de Ernesto Breda, viaja para a Europa em busca de título mundial de OCR

24/04/2013 -

O Yacht Club de Ilhabela (YCI) será representado pelo barco Touché no Campeonato Mundial de ORC, que será disputado de 20 a 29 de junho, em Ancona, na Itália. A competição reúne as principais equipes de vela oceânica do planeta, que medem forças na categoria. São esperados mais de 130 embarcações para o evento, que marcará também a última apresentação da equipe brasileira, que dominou a classe nas últimas temporadas.

Em dezembro de 2012, o veleiro se despediu das águas nacionais correndo a Copa Suzuki Jimny, tradicional evento da modalidade, quando confirmou o título da temporada. "Vamos aproveitar ao máximo essa oportunidade única. Serão 130 barcos, alguns dos melhores e mais modernos desenhos, com tripulações profissionais e treinadas. O Touché representará o nosso País e o Yacht CIub de Ilhabela (YCI)", diz Ernesto Breda, comandante da embarcação brasileira.

O Touché, um Botin & Carkeek de 46 pés, partiu no final de fevereiro para a Europa. Toda a tripulação segue em junho para a Itália, visando um período de 10 dias de treinamento antes do Mundial. A embarcação fez uma pausa na Ilha da Madeira, em Portugal, para abastecimento antes de chegar ao destino final. Outro pit stop será em Valência, na Espanha, para uma revisão completa do mastro e estaiamento na sede do fabricante King Spars.

"Teremos pouco tempo para retomar o ritmo de velejar. Nossa tripulação é especial e faz a história do Touché. Todos têm seus compromissos de trabalho e é complicado ficar mais de 30 dias de férias por ano. Estamos conscientes disso, temos os pés no chão para saber que, apesar de disputar o Campeonato Aberto junto com os profissionais, é na classificação do Mundial Amador que devemos focar", lembra Ernesto Breda.

No currículo do Touché estão os três títulos do Circuito Rio, três Campeonatos Brasileiros, três edições da Rolex Ilhabela Sailing Week, a Copa Suzuki Jimny 2012 e outras conquistas em Ilhabela, Florianópolis, Búzios e Buenos Aires/Punta del Leste.

"Desde 1971, foram 42 anos inesquecíveis, sempre neste marzão danado. Estou mais feliz pela minha tripulação, que é tão unida, dedicada, competente e merecia esta oportunidade de velejar um Mundial. Vamos lá focados, cada um antecipando mentalmente suas manobras, procurando errar o menos possível, pois só assim saberemos que o resultado será o melhor que poderíamos fazer", finaliza Ernesto Breda. 

Mais informações
www.yci.com.br


Redação: Estrela Náutica
Fonte:
Flávio Perez/ZDL de Comunicação


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.