Instagram
Voltar

NOTÍCAS / MANUAL DO NAVEGANTE / INICIANTE

Flaps com comando manual e automático Fonte: Reprodução Estrela Náutica

Flaps

29/10/2013 -
Pensando em você, navegante, trouxemos à tona mais um assunto que é frequente quando se fala em navegação: O uso dos flaps!

Para que entenda melhor sobre este item considerado como "de conforto", elaboramos uma matéria simples e objetiva para esclarecer sua importância. 
Boa leitura!

Os flaps fazem a diferença na performance e navegação de seu barco. Eles são itens opcionais em algumas embarcações, mas por sua grande eficiência no conforto e desempenho, poderiam ser itens de série.

Os Flaps tornam seu passeio de barco mais confortável, rápido e ainda aumentam sua segurança. Ao contrário do que muitos pensam, os flaps podem ser instalados em embarcações de médio porte (de 8 a 23 metros de comprimento).

O controle dos flaps, na maioria dos casos é manual, mas pode ser instalado um sistema de nivelamento automático para fazer o controle dos flaps. Este sistema automático de nivelamento fará controle a partir do momento que você deixa o seu cais, até chegar em casa novamente, ou seja, durante toda a navegação!

Geralmente o sistema de nivelamento automático utiliza dados do motor e dados do GPS (dependendo do método de instalação) para conduzir o seu barco para o ângulo mais eficiente de navegação, ajustando os flaps, conforme necessário. Este ângulo ideal de navegação é determinado durante o processo de configuração após a instalação do sistema.

Neste sistema, o ângulo de navegação do seu barco é medido mais de 20 vezes por segundo e esses dados são usados pela central de controle do sistema automático para colocar o seu barco no ângulo mais eficiente de navegação, reduzir a quantidade de aumento da proa do seu barco durante a decolagem, reduzir o balanço devido a transferência de peso e, principalmente, manter o seu barco no melhor ângulo.

Essas ações vão resultar em um passeio suave e com o menor consumo de combustível possível.

Observação: O sistema de nivelamento automático não verifica a função de "trim" do (s) seu (s) motor (s). Portanto, lembre-se de usar o recurso de "trim" exatamente como faria no funcionamento regular do seu barco.

O sistema automático de nivelamento tem os modos de funcionamento automáticos e manuais. Embora você provavelmente irá manter o seu sistema de nivelamento em modo automático, você pode imediatamente converter para o modo manual de forma simples e prática.

Após a leitura, restou alguma dúvida? 
Caso tenha ficado, nos envie um e-mail: contato@estrelanautica.com.br

Da Redação. 


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.