Instagram
Voltar

NOTÍCAS / MANUAL DO NAVEGANTE / INICIANTE

Fonte: Reprodução

Dúvidas na hora de comprar uma embarcação

02/12/2018 -
Muitas são as dúvidas que surgem no momento de comprar uma embarcação. Entre tantos fatores a serem analisados, listamos o que realmente convém saber antes de fazer uma escolha. 

Chegada a estação mais esperada por quem gosta das atividades náuticas, chega também aquela dúvida: O verão é mesmo a melhor época para comprar uma embarcação? 

É importante analisar que as embarcações tendem a ficar mais caras, devido a alta procura que surge nessa época do ano. Por outro lado, passada a estação e a "alta temporada", passam também as férias para a maioria das pessoas, portanto, nem sempre a economia vale a pena. Cabe a cada um "colocar na balança". 

Outra dúvida muito frequente é: Comprar uma embarcação nova ou usada?

Há que se analisar alguns fatores para fazer essa escolha. As principais vantagens de comprar uma embarcação nova são, entre outras, as diversas opções de montagem, ou seja, você consegue montar uma configuração de acordo com seu gosto e necessidade, ter o conforto que a garantia de fábrica lhe proporciona e a flexibilidade no pagamento, já que os estaleiros conseguem junto às instituições financeiras, condições imbatíveis, como por exemplo, entrada de 50% e saldo em até 20x sem juros.
Por outro lado, as usadas possuem suas vantagens como a baixa desvalorização, se comparada às novas. As embarcações novas, em regra, desvalorizam até 25% nos dois primeiros anos após sua fabricação, mas após esse período o valor se estabiliza. Portanto, comprando uma embarcação usada, você certamente estará livre desse "mal". Outra vantagem é a pronta entrega, ou seja, você pode comprar e sair navegando, sem ter que esperar os 30, 60 ou até 90 dias. Quanto ao pagamento, há também a flexibilidade do financiamento a depender do ano da embarcação, porém, sobre as parcelas, acrescem os juros.

A necessidade de cada um é um fator "determinante" para responder a questão: Comprar uma cabinada ou proa aberta? 

A embarcação com proa aberta dispõe de um espaço maior para interagir com os passageiros, além, é claro, de tornar o passeio mais agradável, tendo em vista que os mesmos estarão ao ar livre. Por outro lado, algumas pessoas não gostam da configuração com proa aberta por conta da falta de banheiro e de abrigo em caso de chuva ou mau tempo. Alguns estaleiros pensaram nesse "problema" e resolveram a questão, montando uma configuração com proa aberta e banheiro. A configuração de maior sucesso no Brasil hoje por conta desse conceito é a lancha Phoenix 255 Platinum, fabricada pelo estaleiro alagoano Phoenix Boats (Conheça a embarcação:Phoenix 255 Platinum).

A embarcação cabinada, porém, é a mais desejada pela maioria das pessoas, pois ela dispõe de muito mais conforto e comodidade. A cabine em muitas embarcações não é apropriada para pernoitar, mas sim para ter alguns momentos de descanso e também servem como apoio, já que possuem os desejados vasos sanitários, quando não, os banheiros independentes com descargas automáticas, espelhos, pias e duchas íntimas. Hoje, os estaleiros apostam no conceito e estão fabricando embarcações cabinadas a partir de 20 pés. Conheça os dois tipos antes de tomar sua decisão. 

Há um grande número de fãs dos motores movidos a diesel, já os novos navegantes estão utilizando motores movidos a gasolina, mas, afinal, o que é melhor, Diesel ou Gasolina?

A escolha do motor deve estar diretamente ligada ao tamanho e ao uso da embarcação. A depender do tamanho e peso da embarcação, o investimento em um motor movido a diesel não compensa, pois é muito alto e equivale a aproximadamente três anos de consumo de um motor movido a gasolina para a mesma. Portanto, quando você opta pelo motor movido a gasolina, sai ganhando na compra, pois o investimento é consideravelmente menor. Não é por acaso que 90% das embarcações novas são montadas com motores movidos a gasolina.  
Não podemos deixar de citar que a manutenção e a autonomia dos motores a diesel são melhores, o que levam alguns navegantes a optarem sempre por eles. Mas lembre-se, que, para valer a pena, deve-se analisar muito bem o caso. 

Com certeza você achou que não iríamos abordar a questão fundamental na hora de comprar a embarcação: Comprar com broker ou diretamente?

É evidente que os brokers conhecem bem o mercado náutico e têm a condição de lhe apresentar boas opções, além de dar orientação na hora da compra. 
Se não conhece nenhum broker e prefere agir por conta na hora da compra, opte pela compra em uma revenda, pois, entre outros benefícios que terá, estará amparado pela garantia de procedência do motor que o Código de Defesa do Consumidor prevê. Outra opção que tem é frequentar os clubes e marinas, conversar bem com marinheiros, com o dono da embarcação e com donos de outras embarcações para que os mesmos possam lhe prestar informações sobre o produto.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma que não respondemos na matéria? 
Nos contate através do e-mail: contato@estrelanautica.com.br

Da Redação
 

Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.