Instagram
Voltar

NOTÍCAS / MANUAL DO NAVEGANTE / INICIANTE

Kit Primeiros Socorros Fonte: Reprodução

Prevenção de acidentes durante a prática de atividades náuticas

15/11/2018 -

Todos os navegantes amadores, ao realizarem o curso de arrais amador (primeira categoria de habilitação exigida para pilotar embarcações com propulsão a motor)  aprendem a prestar os primeiros socorros em caso de acidente durante a navegação, tendo em vista que os procedimentos de primeiros socorros são considerados padrão, ou seja, os mesmos em caso de acidente em terra.

O que muitos não sabem, são formas simples de prevenção para que não ocorram. Para tanto, pontuamos os casos mais comuns e trouxemos as principais dicas para se prevenir e tornar seu passeio mais seguro e confortável.

AFOGAMENTO

Como todos sabem, é obrigatório ter coletes salva-vidas em número compatível com o de tripulantes e passageiros da embarcação, mas além de tê-los, é essencial fazer uso dos mesmos para brincar na água (mar / represa) ou quando houver riscos. Nunca saberá quando terá imprevistos, como uma câimbra – o que dificulta e por vezes chega a impossibilitar qualquer um de nadar – ou uma forte corrente te afastando da embarcação etc. É recomendável que principalmente as crianças estejam sempre usando colete salva-vidas a bordo – o que não dispensa os olhos atentos sobre elas – a fim de evitar acidentes.

INSOLAÇÃO

Sol e atividades náuticas combinam perfeitamente, porém,  alguns cuidados são indispensáveis à saúde. Realizando atividades náuticas (navegando, nadando, praticando esportes náuticos) as pessoas acabam se esquecendo dos cuidados necessários com a pele e com o organismo e além de sofrerem insolação são acometidos de desidratação, portanto, faça uso de filtro solar ao menos uma vez a cada duas horas, não fique exposto ao sol continuamente por longos períodos e beba muita água durante seu passeio. A insolação ocorre quando a temperatura do corpo humano aumenta por conta da exposição excessiva ao sol, superando a capacidade do corpo em perder calor. Os sinais são pele vermelha e quente (sem suor), pulsação acelerada, temperatura elevada, confusão mental e por vezes perda da consciência. Evite tanto desconforto, cuide-se!

MACHUCADOS / SANGRAMENTOS / FRATURAS

Dentro de uma embarcação ou até mesmo praticando outras atividades, todos estão sujeitos a “acidentes” que têm por consequência sangramentos ou fraturas. A melhor forma de evita-los é fazer tudo com extrema cautela.

No caso das embarcações, os acidentes mais comuns são escorregões – ao andar ou correr descalços sobre superfícies molhadas –, cortes em peças metálicas – como os cunhos de amarração com pontas estreitas –, luxações e fraturas graves – decorrentes do manuseio inadequado de cabos sob carga intensa – e quedas – decorrentes da aceleração, quando passageiros estão em pé e não atentos à condução da embarcação –. Vale ressaltar que a reponsabilidade pela integridade física de todos os passageiros de qualquer embarcação é do piloto / comandante. Portanto, comandantes, olhos atentos em seus passageiros e recomende sempre que permaneçam sentados durante a navegação!

Na prática de outras atividades náuticas, cuidado com o manuseio de itens cortantes ou perfurantes, como por exemplo, arpões. Pedras escorregadias são causas de muitos acidentes – quando usadas de trampolim –, quando não de fatalidades.

Para aqueles que gostam de nadar próximo a pedras para visualizar pequenos peixes etc., recomendamos que tomem muito cuidado,  pois sobre as mesmas, ficam ouriços do mar -  são venenosos e podem causar danos  à pele e inflamações aos tecidos – que soltam seus espinhos como forma de defesa sempre que pisados. É importante ressaltar que o espinho deve ser imediatamente retirado e no caso de impossibilidade de extração do mesmo, dirija-se a um pronto socorro para fazê-lo.

As recomendações dadas são suficientes para prevenir acidentes os mais básicos e corriqueiros em atividades náuticas, porém, é essencial ter a bordo um kit de primeiros socorros com itens como, rolos de ataduras, pomada ou spray antisséptico, curativos prontos de diversos tamanhos e de preferência resistentes à água, esparadrapos, gazes de algodão, analgésicos e gelo.

Aproveite o verão e todas as vantagens da estação com muita cautela e prudência.

Boa navegação!

Da Redação


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.