Instagram
Voltar

NOTÍCAS / MANUAL DO NAVEGANTE / INICIANTE

Bomba de porão

01/12/2018 -
Podemos considerar que a bomba de porão é um dos equipamentos mais importantes de qualquer tipo de embarcação. Quando se fala em bomba de porão, associa-se sua necessidade à possibilidade de um naufrágio ou algo do tipo. No entanto, sua função não se resume a somente isso. Seu uso é aplicado também devido às diversas causas de acúmulo de água no casco, como: pequenos vazamentos em radiadores ou mangueiras de refrigeração, água da chuva, bomba d´água danifica, mangueiras hidráulicas de torneiras e chuveiros, juntas de acoplamento do motor, pequenos furos feitos no casco e no espelho de popa para a instalação de equipamentos, entre outros.

Seu local de instalação dá muito o que falar, quando na verdade é algo simples. Basicamente, a instalação deve ser feita nos pontos onde a água tende a se acumular. Mas levando em conta o tipo de casco, instala-se na popa em lanchas ou à meia-nau em caso de veleiros. Verifique sempre se há o surgimento de outros pontos de acúmulo de água no porão. Caso haja, instale o equipamento nestes locais também.

A recomendação de todos os profissionais em instalação de bombas de porão é que seja colocada em um local de fácil acesso, para inspecioná-la sempre que possível. E não para por aí. Mesmo levando em conta a potência da bomba e esta sendo potente, profissionais recomendam que se tenha uma sobressalente. O conselho é baseado no fato da bomba de porão ficar em constante contato com a água, o que ocasiona seu deterioramento ao longo do tempo, agravando ainda mais em meio à água salgada. Portanto, fique sempre atento a manutenção de suas bombas.

Ao instalar a bomba, procure sempre um profissional qualificado. Este deve atentar-se ao diâmetro adequado da mangueira, evitando que ela seja longa e cheia de curvas, ou seja, deve otimizar a instalação a fim de facilitar a vazão da água. A parte elétrica deve ser ligada diretamente na bateria e com um porta fusível para evitar curto-circuito. Indo mais além, pode-se instalar o sistema automático, o qual funcionará sem a necessidade de acionamento do botão da bomba.

Mantenha o porão sempre limpo. Evite a obstrução da grelha de sucção da bomba. Inspecione suas bombas de porão sempre. Navegue com segurança!

Fernando Oliveira para Estrela Náutica

Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.