Instagram
Voltar

NOTÍCAS / MANUAL DO NAVEGANTE / INICIANTE

Seguro náutico

06/03/2013 -

A ideia de assegurar um bem é clara: garantir o investimento realizado e estar amparado em possíveis incidentes.

Você como proprietário de uma embarcação de lazer, seja uma lancha ou veleiro de pequeno, médio ou grande porte, adquiriu seu sonho pensando em desfrutá-lo com a família e amigos, ou até mesmo participar de alguma competição. Correto? Portanto, visando o seu perfil, a contratação do seguro deve ser adequada ao uso que faz da embarcação e a expectativa de amparo em um possível momento de necessidade. O seu bem estar e de todos a bordo também faz parte dessa cobertura, afinal de contas, o lazer é o foco de tudo.

Para esclarecer melhor o assunto, o corretor Fábio Corigliano, especialista em Seguros Náuticos e titular da Blindage Seguros, responde as questões abaixo.

Quais são os tipos de seguro náutico?

Operamos apenas com seguro para embarcações de esporte e recreio, como iate, lancha, veleiro, trawler, jetboat e bote com casco rígido. Entretanto, a cobertura de seguro para jet ski está temporariamente suspensa.

Existe uma grande polêmica a respeito de seguro de jet ski. Devido ao alto índice de roubo, acidente e fraude contra seguradoras, proprietários encontram grande dificuldade para assegurá-los. Isso procede?

A aceitação para jet ski está praticamente extinta do mercado. As seguradoras estão com essa “carteira de negócios” paradas. Não posso afirmar com 100% de certeza, mas acredito que o grande problema é a fraude, sendo mais impactante do que o índice de roubo e furto. Infelizmente os bons proprietários pagam pelos maus.

Hoje, existe apenas uma seguradora que ainda aceita esse tipo de seguro, porém cobra em media 10% do valor do jet ski para garantir apenas o roubo e furto qualificado.

O que o proprietário pode esperar de um seguro náutico e qual é a sua importância?

Ao fazer o seguro da embarcação, o proprietário transfere seu risco para a seguradora mediante desembolso módico em relação ao valor do bem, e se protege contra danos que podem ser irreparáveis. O seguro é tão importante quanto aquele feito para qualquer outro patrimônio, pois tem o mesmo princípio: se proteger contra eventuais sinistros. Se comparado as outras modalidades, seguro náutico é muito barato.

Quão atrativa é essa faixa de preço para firmar a contratação?

Seguro náutico é muito barato no Brasil. De maneira geral, posso afirmar que o valor varia de 0,5% a 2,5% do valor da embarcação, dependendo da idade, tipo, local de guarda e algumas outras informações da mesma.

O cliente tendo notado os benefícios e aprovado o custo do seguro, enviamos um perito naval para vistoriar a embarcação para então darmos entrada na proposta junto à seguradora.

Como o cliente saberá qual é a cobertura mais adequada ao seu perfil?

É fundamental consultar um especialista no assunto. O seguro náutico é bem completo e, praticamente, todos os riscos e situações estão amparados pela apólice, desde que o contrato seja feito de forma correta.

Quais são os riscos e situações amparados pela apólice?

A Blindage Seguros trabalha com embarcações de esporte e lazer com até 20 anos de idade. Acima disso e para outras atividades, analisamos caso a caso. O foco das principais seguradoras são as embarcações de lazer, principalmente lanchas e veleiros. Elas são cobertas integralmente, igual a um seguro de automóvel, porém “marinizado”.

A cobertura básica compreende as seguintes situações: roubo, furto qualificado, perda total, naufrágio, queda de raio, abalroação, colisão, incêndio, danos durante a operação de colocação e retirada da água, encalhe, varação, reembolso para assistência e salvamento da embarcação, intempérie e fortuna do mar.

Entenda

- Encalhe: parada forçada de uma embarcação, conseqüente de um choque de seu casco com um banco de areia, rochedo, embarcação naufragada, ou qualquer outra espécie de obstáculo submerso, que o faça estancar;

- Abalroação: choque entre duas ou mais embarcações;

- Varação: ato de encalhar uma embarcação em praia, banco de areia, costa, etc. Pode ser involuntária ou voluntariamente como meio de prevenir ou atenuar perdas e/ou danos amparados pela apólice;

- Limite de navegação: litoral brasileiro, respeitada a autonomia da embarcação e as restrições impostas pela Capitania dos Portos;

- Intempérie: mau tempo, perturbação atmosférica, variação brusca do clima e tempestade;

- Fortuna do mar: todo e qualquer caso fortuito ou azar que possa atingir uma embarcação e/ou os bens ou mercadorias nela embarcadas, caracterizado pelos riscos do mar e não em razão do mar;

- Equipamentos: obrigatório estar a bordo todos os equipamentos exigidos pela NORMAM 3 (extintores, artefatos pirotécnicos, coletes salva-vidas, bússola, etc);

- Vistoria da embarcação: obrigatória a realização a cada dois anos.

Existem pacotes de extensão do seguro?

Sim. O proprietário pode incluir coberturas adicionais como: transporte terrestre, participação em regata, responsabilidade civil (terceiros), roubo e furto de equipamentos, ampliação de navegação para águas internacionais, remoção de destroços da embarcação e remoção de destroços da embarcação de terceiros.

Entenda

- Cobertura para transporte terrestre: cobertura opcional que deve ser solicitada a inclusão quando necessário. Garante o transporte terrestre em carretas próprias em nome do segurado devidamente licenciadas e também para o transporte realizado por terceiros desde que legalmente constituídos e especializados, contratados para essa finalidade. Fica estabelecido que em caso de sinistro, o segurado se obriga em apresentar à seguradora, cópia do contrato firmado com a empresa transportadora, quando houver, como também, de manifestos, conhecimentos e notas fiscais da carga;

- Responsabilidade Civil do proprietário da embarcação: danos materiais e pessoais a terceiros;

- Cobertura para roubo/furto (qualificado) de equipamentos fixos e não fixos: cobertura opcional que deve ser solicitada inclusão quando necessário;

- Participação em regatas a vela: deve ser solicitada inclusão quando necessário;

- Ampliação de navegação para águas internacionais: deve ser solicitada inclusão quando necessário.


Como é realizado o cálculo do valor do seguro?

Analisa-se o tipo de embarcação, idade, comprimento e valor de mercado. Reiterando, trabalhamos com embarcações de esporte e recreio, como iate, lancha, veleiro, trawler, jetboat e bote com casco rígido, com até 20 anos de idade. Acima disso e para outras atividades, analisamos caso a caso. O seguro de veleiros é mais barato que o seguro de barcos a motor. Contudo, de maneira geral, o valor varia de 0,5% a 2,5% do valor da embarcação, dependendo da idade, tipo, local de guarda e algumas outras informações da mesma. Se ainda não possui sua embarcação assegurada, nos consulte.


Fábio Corigliano

Há mais de 17 anos trabalhando com seguro náutico. Presente em todos os eventos e feiras do segmento, em busca das melhores soluções para seus clientes. Sua empresa, a Blindage Seguros, oferece produtos personalizados e serviços customizados, contratados mediante uma análise minuciosa das necessidades de cada cliente. Seu escritório reside em São Paulo e atende a todo o Brasil.

Mais informações
www.blindageseguros.com.br
11-5041-4131







Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.