Instagram
Voltar

NOTÍCAS / NOTÍCIAS / ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Abordagem à Motonautica - Represa de Guarapiranga Fonte: Estrela Náutica

MAIS NOTÍCIAS

Anterior Próxima

Operação Verão da Marinha resultou no aumento de 94 por cento no índice de apreensão de embarcações em 2013

23/12/2013 -
Iniciativa da Marinha do Brasil, a operação Verão 2012/2013 representou aumento de 94% no número de embarcações apreendidas em todo o país. Foram 1.518 contra 782 da ação do ano passado (2011/2012). Além disso, houve acréscimo, também, de 52% no índice de fiscalização: 85.137 abordagens este ano e 55.992 na anterior.

Esses são os principais resultados da operação realizada anualmente pela Força Naval, sempre no período de dezembro a março. Este ano, a ação terminou no último dia 17. Do total de embarcações abordadas, 10.338 apresentaram irregularidades, fato que culminou na notificação dos condutores. Ainda na “Verão” deste ano, 6.437 autos de infração foram aplicados e 222 inquéritos administrativos abertos.

A iniciativa visa intensificar ações preventivas de orientação e fiscalização do tráfego aquaviário em áreas de maior concentração de embarcações no país. O objetivo principal é minimizar a ocorrência de acidentes náuticos e infrações à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (Lesta).

As atividades de inspeção e fiscalização consistem na checagem da habilitação dos condutores, da documentação das embarcações e do material de “salvatagem”, como coletes e boias. É verificado, ainda, se o veículo está trafegando com lotação prevista e se tem equipamentos de segurança: extintores de incêndio e luzes de navegação. Nessas ações, são empregados navios e avisos-patrulha, lanchas, flexboats e motos aquáticas da Marinha.

Enquanto a iniciativa está em curso, as 63 capitanias dos portos, delegacias e agências, em todo o Brasil promovem campanhas de conscientização e ministram palestras em colônias de pescadores, entidades náuticas e marinas, para criar maior comprometimento dos condutores com a segurança da navegação e a prevenção da poluição no meio ambiente marinho.

De acordo com a Força Naval, “ao aliar medidas educativas e de orientação com ações de presença, a Operação Verão proporciona que as normas voltadas à segurança da navegação (...) sejam facilmente compreendidas e assimiladas”.

Redação: Estrela Náutica
Fonte: Ministério da Defesa

Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.