Instagram
Voltar

NOTÍCAS / NOTÍCIAS / ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lancha do empresário que faleceu no acidente Fonte: Vanessa Vantine / TV Vanguarda

MAIS NOTÍCIAS

Anterior Próxima

Acidente entre lanchas mata turista no litoral norte de SP

06/01/2014 -

Um acidente envolvendo duas lanchas na manhã da última quinta-feira (2) resultou na morte de um empresário, em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. Os demais ocupantes da embarcação, familiares do mesmo não se feriram com a batida.

Felipe Galvão Whitaker Assumpção, 58, pilotava uma das embarcações que se chocaram a cerca de dois quilômetros da praia Tabatinga –divisa com o município de Ubatuba–, segundo a Capitania dos Portos.

De acordo com delegado da Capitania dos Portos, Alexandre Motta de Souza, o piloto da outra lancha, cujo nome não foi divulgado, pode responder por homicídio culposo (sem intenção de matar), caso seja constatada nas investigações alguma responsabilidade dele no caso.

Ainda segundo ele, não havia nenhuma irregularidade envolvendo as lanchas, mas há indícios de que ambas estavam em alta velocidade no momento do acidente.

Assumpção, que pilotava a lancha Mar e Moto e estava com a família, havia saído de Ilhabela rumo à ilha do Tamanduá, na região norte de Caraguá. Durante o trajeto, ele colidiu com a embarcação chamada Black Diamond.

Segundo Alexandre Motta de Souza, a Black Diamond atingiu a lateral da Mar e Moto. Outros navegantes que estavam na região prestaram socorro aos envolvidos no acidente e tentaram conduzir Assumpção a um pronto-socorro no bairro Maranduba, em Ubatuba, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu no trajeto. Os demais tripulantes das duas lanchas não ficaram feridos.

Foi aberto inquérito para apurar as causas do acidente. "Vamos ouvir testemunhas e fazer o exame pericial nas embarcações para tentar entender o que aconteceu", afirmou o delegado.

Souza diz que as lanchas foram liberadas e seriam periciadas no local onde normalmente ficam guardadas. Como a Black Diamond ficou bastante danificada, não teve condições de seguir para Ilhabela e foi mantida junto com a Mar e Moto, em Caraguatatuba. O resultado do inquérito tem o prazo de 90 dias para ser concluído.

INSEGURANÇA NO MAR
Em pouco mais de duas semanas das operações especiais de final de ano, já foram autuadas mais de cem embarcações. A Marinha se diz preocupada com o número.

"A maioria [das notificações] se refere a falta de permissão de condutores ou de embarcações sem documentação ou condição de navegar. Isso compromete a segurança da navegação e também coloca pessoas em risco. A fiscalização vai continuar intensa para evitar isso", disse Souza.

Redação: Estrela Náutica
Fonte: Folha de São Paulo
Texto: Ricardo Hiar 


Pagamento

Pagseguro UOL

Desenvolvimento

Desenvolvido por BR Web Design

ESTRELA NÁUTICA - Todos os direitos reservados

No Estrela Náutica, você vende ou compra a sua embarcação e tem acesso a um universo de informação, com fotos e vídeos das mais belas imagens. A seção Guia de Empresas traz os nomes do mercado que fornecem serviços, acessórios e produtos. Em Notícias, você encontra tudo sobre o mercado e a indústria náutica. Já em Esportes Náuticos, aprecie as modalidades mais praticadas e seus campeonatos principais. Novidades e eventos do ramo estão em Fique por Dentro. Na seção Colunas, entrevistas com profissionais do setor e entusiastas, que expõem seus conhecimentos e compartilham dicas excelentes. E para os marinheiros, de primeira viagem ou mais experientes, vale a pena conferir o Manual do Navegante.

O portal também proporciona a experiência de conhecer locais incríveis para navegar pelo Brasil. Com apenas alguns cliques na seção Onde Navegar, você ganha mais intimidade com os melhores pontos turísticos do País e seus estabelecimentos de qualidade.